Entrevista | Eduardo Avellar

Cristina Ravela
0
Boa noite!
Hoje é dia de entrevista, bebê...

Eduardo Avellar é o nosso autor convidado, um cara simples, "na dele" como ele costuma se definir. Rápido e rasteiro, se lançou com uma ideia que acreditava ser oportuna: Uma série ao estilo Gilmore Girls, mas de calças. Escreveu, lançou e não decepcionou. Foley Boys é a versão masculina de GG, cheia de humor, clichês, mas...Muito humor. Mal tinha terminado a temporada e já faturou um prêmio pela BVSA. Impressionou o público, cativou inocentes - como eu, que nunca gostei de GG - e mostrou que pode ter vindo pra ficar.


Nome: Eduardo Avellar

Idade: 24

Níver: 02 de Outubro

Cidade onde se esconde: Rio de Janeiro, RJ

Sua maior inspiração: Minha mãe.

Ator: Ben Affleck

Atriz: Megan Fox

Música:  "If I Had a Gun" do Noel Gallagher

Um drama: Não tenho um preferido.
Oh, man, eu me referia a um drama na sua vida...

Uma frase: "Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você."

Um livro: Quando o passado não passa (Zíbia Gasparetto)



BDZ: Como você chegou a esse mundo de séries virtuais? Através da sua casa, da casa do vizinho ou da lan-house?

EA: Bom, uma vez eu estava na internet de bobeira, até que eu achei um link que deu pra um roteiro de novelas. Como eu sempre tive algumas estórias formuladas em mente, eu comecei a ler e a me interessar pelo assunto... Até que uma hora eu achei o roteiro de uma série chamada "The Collapse". Eu comecei a ler e achei fantástico. A partir daí percebi que era o que tinha mais a ver com o que estava procurando, e acabei achando a comunidade de séries virtuais.


BDZ: Todo mundo sabe que Foley Boys é uma versão Gilmore girls de calças. Mas pra quem nunca assistiu a série podemos dizer que Foley Boys foi apenas a versão masculina, prevalecendo os diálogos parecidos, clichês  e otras cositas más, ou você considera isso um absurdo, pois apenas serviu de inspiração?

EA: Acredito que tem de tudo um pouco! Gilmore Girls me serviu de inspiração, e Foley boys surgiu deste pensamento: "Já mostraram na TV uma estória sobre mãe e filha, por que não mostrar uma sobre pai e filho?" Então eu juntei com algumas ideias e comecei a escrever. Assumo que escrevi cenas semelhantes à série original, tanto que se vê no episódio piloto. Mas não encaro como cópia, e sim como uma homenagem, uma forma com a qual os fãs da série original, podem matar a saudade e, ao mesmo tempo, começar a gostar dos personagens principais.


BDZ: Uma série com a mesma sinopse da original, mesma estrutura, pra você, há alguma explicação que...Como podemos dizer? Que explique isso ou..Não há explicação?

EA: Acredito que há autores com estórias boas e às vezes até originais em mente, mas com dificuldade de passar para o papel. Então, o autor se prende a uma série que marca bastante uma fase da sua vida, e isso acaba influenciando-o de algum modo. E o difícil disso tudo é fazer com que sua série tenha identidade própria, mesmo havendo semelhanças e associações.

BDZ: Alguma série servir de base é...Como dizer? A base de tudo, né?

EA: Sim, servir de base tanto pra estória, quanto para o formato do roteiro, pois ajuda bastante a criar um ambiente. Mas não necessariamente o autor precisa se prender a uma série, pois todos podem criar algo original.


BDZ: Você acredita que, por muitos considerarem Foley Boys uma versão de GG pode ter gerado uma não aceitação por parte dos que não eram fãs das meninas Gilmore?

EA: Pode ser que sim. Justamente por ambas as séries terem a mesma premissa. E aí, quem não se interessou pela primeira, pode pensar que também não vá se interessar pela segunda.


BDZ: O que torna mais difícil em sua vida na hora de escrever? A criatividade que se esvai, os diálogos que, por vezes, parecem não convencer, a procura dramática por um ator com as características ideais ou você ir dormir na hora em que se tem uma ideia brilhante de um diálogo causador e você não tem nenhum lugar pra escrever?

EA: Pra mim é quando a criatividade se esvai, porque mesmo tendo as ideias anotadas em algum lugar, tem horas que fico olhando o nada por alguns minutos e me pego com a mente em branco... Não sei explicar, mas acho que é quando a inspiração acaba e você precisa dar aquela respirada...

BDZ: O que podemos esperar da 2ª temporada? Brick surtando na rádio? Um Liam mais irresponsável? Leo tomando jeito? Graysson perdendo seu viagra semanal? Revele só pra mim.

EA: Bom... O que posso adiantar é que haverá uma pequena aproximação entre Grayson e Leo. Digamos que a quantidade de discussões irá diminuir. (risos)
Já Leo e Liam permanecerão os mesmos...

BDZ: Nenhuma bomba? Nenhum grande segredo revelado? Nenhum grande vilão?

EA: Bom, como as pessoas que acompanham a série sabem, Grayson não sabe que Kelly ajudou Leo na criação de Liam. E nesta temporada, numa visita a Tudor, ele vai acabar descobrindo. Mas não encaro isso como bomba, já que não gosto de criar muita expectativa diante dos fatos, pois gera-se uma pressão muito grande em torno disso. E pode ser que acabe deixando a desejar...


BDZ: Após o fim da 1ª temporada bate aquela sensação de dever cumprido. Alguma nova série à vista, ou pretende se concentrar na nova temporada de FB?

EA:  Na verdade eu pretendo me atualizar com as séries que me comprometi a ler, começar a pensar na 2ª temporada e seguir com a vida conforme for possível... E espero conseguir administrar bem meu tempo! (risos)

BDZ: Foley Boys levou o prêmio de melhor ator para Aiden Turner (Leo) na BVSA 2011. Considerando o fato de que é a primeira vez que você participa de uma premiação, ter recebido o primeiro troféu da sua vida virtual, faz com que você tenha mais responsabilidade sobre seu trabalho, sente-se pressionado ou é apenas um termômetro do que você fez até agora?

EA: Bom... Eu penso que a premiação só faz com que você seja reconhecido por algo. Isso com certeza também faz com que a responsabilidade aumente um pouco, mas sem se sentir pressionado, afinal, não pretendo concorrer por pressão e sim por ter o prazer em escrever. E desde já agradeço as indicações e os votos que recebi. Eu não, o Aiden Turner, que fez um excelente trabalho. Estou muito feliz pelo primeiro troféu e isso é algo que a gente nunca esquece. Obrigado!

BDZ: Séries de TV que assiste ou já assistiu:

EA: Vou citar 3: Prison Break, The Vampire Diaries e The Walking Dead

BDZ: Séries de TV que pretende assistir antes de morrer (Amém)

EA: Vou citar 3: One Tree Hill, White Collar e Game of Thrones

BDZ: Séries virtuais que leu e/ou ainda lê:

EA: Li a 1ª temporada completa de uma chamada "Raíza" #PuxandoSaco e ainda leio Bingley's, na medida do meu possível.

E aí? Deu pra matar a curiosidade sobre o mais novo autor que conseguiu finalizar uma temporada em meio ao caos?
Obrigada, Eduardo Avellar, pela entrevista concedida com exclusividade.

Apareça sempre, e você sabe, desapareça pelos fundos...Evita paparazzis...Às vezes...


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !