Siga o Roteiro | Temporalidade e Localização

Cristina Ravela
0
Vamos começar um tópico novo?
Ai gente, adoooooooooooro shopping! #SóQueNão
O tópico Siga o Roteiro é sobre algumas dicas básicas de roteiro (de televisão, tá? Roteiro de viagem é o que eu vou fazer pra você que não prestar atenção...) pra você transformar o seu roteiro em algo assim...Como dizer? Roteirizado?

Vamos juntos?

"CENA 1 CASA Nº 171 - SALA [INT. / MANHÃ]
Omarildo anda de um lado e de outro, traga um cigarro vagabundo, sem paciência. De nervoso, joga o cigarro no chão e vai até o quarto. Chegando lá, Omarildo quebra tudo, joga um porta-retrato no chão e samba em cima."



Oi? Que o Omarildo sofra uma cirrose e curte um samba, não necessariamente nessa ordem, ok, cada um gasta o seu tempo como pode. Mas ele estar na sala da sua humilde residência e passar para o quarto sem que isso seja realçado no roteiro, isso é terrível.


Alguns sites são bem mais exigentes e pedem que cada mudança de ambiente seja numerado como uma cena diferente. Mas quando um personagem sai de cena para entrar em outro lugar em seguida, saiba que existe uma solução prática para o seu problema.

"CENA 1 CASA Nº 171 - SALA [INT. / MANHÃ]
Omarildo anda de um lado e de outro, traga um cigarro vagabundo, sem paciência. De nervoso, joga o cigarro no chão e vai até o
QUARTO

E furioso, quebra tudo, joga um porta-retrato no chão e samba em cima."


A palavra QUARTO em um novo parágrafo e em letras maiúsculas para demarcar a transição de um personagem de um lugar para o outro, quando a câmera o acompanha.

É diferente de um corte de cena que, mesmo sendo para um cômodo da mesma casa, é importante ressaltar a temporalidade e localização.

"CENA 1 CASA Nº 171 - SALA [INT. / MANHÃ]
Omarildo anda de um lado e de outro, traga um cigarro vagabundo, sem paciência. De nervoso, joga o cigarro no chão. Brunaldo se incomoda.
BRUNALDO: Não pense em fazer nenhuma bobagem, Omarildo.
OMARILDO: Já pensei.
E Omarildo sai de cena.
Brunaldo, apreensivo.
CORTA PARA
CENA 2 CASA Nº 171 - QUARTO [INT. / MANHÃ]
A porta é aberta, Omarildo entra subindo pelas tamancas e encara Maria.
MARIA (mascando chiclete): Isso é jeito de entrar, seu estúpido?"


Observe que o telespectador não vê o personagem seguir na direção do quarto, porque houve um corte de cena. E num corte de cena ninguém sabe pra onde o personagem foi (ele pode ter ido para aquele lugar obscuro, né) , a menos que você deixe claro sua localização no roteiro. Esse negócio de escrever "Omarildo sai de cena e vai pro quarto" é uma bela roteiratura, hen.

Então vamos entender de uma vez por todas:

Temporalidade: É o "quando" da cena: Manhã, tarde, noite, como também, se preferir, dia ou noite.
Localização: O local onde o personagem está, se em casa, escritório, escola, motel ou mosteiro, bem como algum cômodo específico. O uso de int. e ext. (Interior ou Exterior) são importantes também, afinal, dizer "Omarildo acorda e sai para o quintal" é assim...Triste.

O roteiro de exemplo foi criado no improviso. Os personagens citados são meramente ilustrativos.

Curtiu nosso novo tópico?
Não curtiu? Que pena, vamos aguardar o próximo então...

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !