Primeiras Impressões | Beleza ou obra Fatal?

Cristina Ravela
2
A primeira coisa que você precisa saber é que eu não tenho nenhum problema pessoal com a emissora Webs BTV - que divulga as obras vítimas das últimas reviews aqui.


Beleza Fatal é uma websérie de Filipe Salvador e conta a história de Kamila, a vilã terrível, mas linda de rosto e como a beleza pode desgraçar vidas - a minha, por exemplo.
Misturando roteiro com literatura (na verdade, perdoem-me os escritores, mas Beleza Fatal segue o rumo de Império Decadente, sem o menor constrangimento), iniciando como capítulo, mas o link diz que é episódio, com muitas falhas em gramática, técnicas de roteiro e dramatização, a série só traz uma coisa boa para esse mundo: Sua vontade de escrever. Gosto disso. É melhor estar em casa, escrevendo (ainda que futuros flops) do que na rua, se dorgando, né não?
O problema é quando você está em casa se dorgando...



Bem, segue o trecho que quase me fez cortar os pulsos com a minha gillete de barbear (não tenho barba, calma).

"Kamila segue continua seu caminho até a trajetória até a pastelaria, até que ela percebe que seu celular esta tocando mas resolve não atender, mas o telefone toca por mais algumas vezes deixando ela irritada, ela então pega o celular e assusta ao vêr que é Lidia vizinha de seus avós e mãe de Bruno."




Esse povo não revisa não?

Para o autor e demais autores do gênero entender como escolher o formato faz toda a diferença, segue a primeira cena de como poderia ser em roteiro:

"FADE IN
Cena 01- Casa de Kamila- Quarto- Int. / Noite

Kamila (jovem, morena, 17 anos, magra) se arruma em frente ao espelho.  
INSERT - Penteadeira 
Kamila apanha o pente ao lado de uma TESOURA. 
VOLTA À CENA 
Kamila penteia os cabelos.
O quarto pequeno, decorado com papéis de parede azuis já desbotados; Móveis velhos, cama de solteiro e mesinha de cabeceira caindo aos pedaços. 
A porta é aberta, Marieta e José ADENTRAM.

MARIETA: Kamila, você tem algum dinheiro para poder ajudar nos remédios do seu avô?

JOSÉ: Eu preciso de remédio e não é de hoje, garota.

KAMILA: Não venham me atormentar com esse assunto agora, estou pronta para sair, e outra, a merreca da aposentadoria de vocês não esta dando pra nada ultimamente. 
Marieta esboça raiva. 
MARIETA: Desgraçada! Tenha mais respeito conosco, se não fosse a gente você estaria naquele fim de mundo com sua mãe.

Kamila acerta um TAPA em Marieta, fazendo com que a avó bata a cabeça no guarda roupa. Marieta, no chão, inconsciente.

JOSÉ: Olha o que você fez, sua ordinária, saia dessa casa agora mesmo, sua infeliz!

José tenta alcançar um vidro de perfume para acertá-la, mas Kamila pega a TESOURA à tempo e ENFIA nas costas do avô. O avô geme de dor e CAI sobre a esposa.

Kamila- Tudo podia ser diferente velhos nojentos, mas eu já estava cheia de vontade de ver vocês desse jeito, agora sofram nesses últimos minutos de vida. 
A tela se fecha na expressão séria de Kamila".

Foi o que deu para fazer, me julgue. Obviamente que faltou mais veracidade, porque os avós morrerem assim, já de cara, por um acesso de raiva da garota...Nem sei.

Agora, vejamos como seria em formato literário, de fato:

"Enquanto penteava os cabelos, Kamila, uma jovem garota de 17 anos, tão bela e tão altiva, se admirava em frente ao espelho. Era uma dessas garotas que acreditava na beleza para conquistar o mundo. Seus avós, Marieta e José contavam com ela para emprestar dinheiro a fim de comprar remédios. A aposentadoria mal dava para eles, e mesmo assim, ajudavam a neta no que podiam.

- Não venham me atormentar com esse assunto agora, - dizia Kamila, sem paciência -  estou pronta para sair, e outra, a merreca da aposentadoria de vocês não esta dando pra nada ultimamente.

- Desgraçada! - esbravejou, Marieta, quase cuspindo - Tenha mais respeito conosco, se não fosse a gente você estaria naquele fim de mundo com sua mãe.

Kamila lhe deu uma tapa tão forte que Marieta bateu a cabeça no guarda-roupa e caiu dura no piso. Era esse tipo de tratamento que ela ofertava a quem sempre lhe havia estendido a mão."


Preciso continuar? Não, não preciso. Faz tempo que não escrevo literário, então lidem com esse trecho, porque é o que temos por agora. Acredito que a ânsia de pôr a coisa pra fora, digo, publicar um texto seja tão grande que a pessoa não revisa, não sei. Estude, pesquise, revise, e você vai ver como tudo será diferente. Não basta você criar um tema, é preciso desenvolvê-lo, acreditar nele para que todos possam acreditar também.

Para quem quiser acompanhar, AQUI.

Abçs!


Postar um comentário

2Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !