Primeiras Impressões | Bola de Cristal

Cristina Ravela
0
Pensei que fosse roteiro, mas me enganei.

Boa noite, queridos do nosso Brasil!
Há algumas semanas, fui convidada a conhecer a webnovela Bola de Cristal, de Tiago Kleine de Oliveira, com direção de Nando Braga e exibida pela ADNTV. Com a graça de mim mesma ou por puro mérito do canal, a sinopse estava lá para ninguém se perder.


Bruna e Betina são irmãs, e sempre foram melhores amigas. Muito supersticiosas, acreditam em tudo o que for ligado ao mundo oculto, passam a vida devorando as páginas das revistas de horóscopos. Bem sucedidas no trabalho, mas azaradas no amor, as duas acabam indo em uma cartomante, que promete com alguns rituais trazer o amor da vida de ambas em alguns dias. 
As duas conhecem Leandro e Eduardo, por quem logo se apaixonam. Apressadas voltam a procurar a feiticeira que arruma um feitiço para que elas fisguem os corações dos seus amados. Porém nada é tão fácil e em meio a uma confusão os feitiços se trocam fazendo com que Leandro ao invés de se apaixonar por Bruna se apaixone por Betina e Edu acaba sendo fisgado por Bruna ao invés de Betina. 
Para desfazer o feitiço elas terão que ter um filho com seus respectivos namorados e em seguida uma noite de amor, com o par que elas pretendem ficar.
Ciúmes, confusões e muito romance é o que se espera dessa história.


A sinopse estava boa até o parágrafo 2...Quer dizer que para desfazer o feitiço elas terão que criar vínculo com quem elas nem gostam para depois traí-los? Verdades secretas sejam ditas...


De cara, uma mistura de roteiro (pelos nomes antes dos diálogos) e literatura, mas por incrível que pareça, nada que pudesse estragar com tudo, mas é um detalhe que merece atenção. Porém, encontrei um deslize já na primeira cena: Bruna reclama do fedor no apê e não sabe do que se trata (podia ser a crise entrando pelo ralo), para logo em seguida, justificar para a fumante Lívia que o fedor era culpa da macumba feita pela amiga Betina e que envolvia pombos e suas merdas. Erro de continuidade é até aceitável quando há um espaço de 10 cenas ou alguns capítulos, mas numa única cena?

"BRUNA – E você Lívia, me conta o que rolou de confusão lá com teu boy. Saísse no sábado a noite e voltasse ontem altas horas, achei que tinha dado tudo certo."



Pode dar repeat? Porque a falta de pontuação e os verbos conjugados deram um nó na minha cabeça, sério.

"LÍVIA – O encontro foi marcado as sete da noite, e era pra mim esperar ele naquele ponto de ônibus aqui perto do prédio. Não costumo dizer onde moro nos primeiros encontros, pra evitar contato."

O capítulo todo se resumiu entre as três protagonistas, os pombos, o cara que na verdade era policial e a atendente do mercadinho com cara de bunda com cãimbra. Era para ser algo em torno de Família Virtual (sitcom exibido pela WebTV, em 2008)? Com humor e sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento e estrutura? Ok, a história diverte, mas achei mais erros do que graça.


Resumindo em pontos negativos e positivos, temos:

PONTOS NEGATIVOS:

1. Você precisa se decidir: Ou escreve roteiro, ou literatura, porque, embora não tenha sido o pior momento do capítulo, ainda assim, cada um conserva suas particularidades.

2. Erros de português constantes; Uma falta de crase alí, um erro na regência verbal lá, pronome pessoal no lugar errado...Juntando tudo a trama fica cansativa de ler.

3. Uma cena inteira de diálogos longos sem, ao menos, intercalar com uns flashbacks.

4. NENHUMA descrição dos personagens, apenas uma coisa alí, outra alí, que destacava o estilo das protagonistas. Nada que seja relevante para os próximos capítulos, já que Bruna não pretende aparecer sempre de pijama e cabelos "juba de leão".


PONTOS POSITIVOS:

1. É uma trama divertida - embora não tenha me feito rir - mas diverte por ser descontraída e leve.

2. Feito para a família tradicional; Inclui feitiço e traição. A Globo ia curtir.



Conclusão: Eu não pretendo acompanhar, mas para quem curte o gênero e não se importa com os pontos negativos dá para se arriscar.

Abraço, amigos!


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !