Review de Berço de Lobos | Dá até vergonha!

Batman
0
Estava eu cá, a brincar com os meus botões, quando recebi nova ordem da chefia. Review de “O Berço de Lobos”, recém-estreada na WebTV e assinada por Weslley Vitoritti e Ramon Fernandes (que recebeu a melhor nota de uma review já feita por mim – o remake de Dancin Days). Enfim, povo, vamos à review.


Tudo o que você precisa saber para o primeiro capítulo da novela é: João Luiz (Tony Ramos) é um banqueiro. Vive em conflito com sua família e planeja uma aposentadoria – lê-se “sair ganhando”. Na estreia, João Luiz está todo contente, com a amante, num motel, mas nem imagina que a central de seu banco está sendo roubada em plena Avenida Paulista. Sua filha, Paula (Isabelle Drummond), resolve, então, entrar na propriedade da família pra negociar com os bandidos, visto o sumiço de João Luiz. Daí, queridos, o capítulo desenrola...

Não tenho tanta coisa pra falar de “O Berço de Lobos”. O capítulo é fluente. Não sei qual dos dois autores segue essa linha de escrever as descrições e a caracterização de forma ágil e sinônima... Vou explicar: existe uma grande diferença quando se fala: “Fulano pulou a cerca e invadiu a casa, com a arma em mãos. CLOSE nos olhos de Fulano, apreensivo” e quando se fala: “E Fulano pulou a cerca, engatilhou a arma e olhou os arredores da casa, apreensivo”. Percebeu a diferença? Um é pausado e chato, o outro flui. “O Berço de Lobos” segue os rumos do segundo. Confira um trecho:

“MOVIMENTAÇÃO JÁ CONHECIDA. AGITAÇÃO. IMPRENSA REGISTRA. CORTA PARA A CHEGADA DE UM CARRO ALI PERTO. IMPRENSA VAI TODA PRA CIMA. POLÍCIA JÁ SE ARMA PARA FAZER O CERCO. SEGURANÇA DO LOCAL TAMBÉM PRA CIMA, CERCANDO O CARRO E IMPEDINDO QUE CURIOSOS E A IMPRENSA SE APROXIMEM. DO INTERIOR DO VEÍCULO SAI JOÃO LUIZ. CHUVA DE FLASHES EM CIMA. BURBURINHO E AGITAÇÃO. O EMPRESÁRIO DE ÓCULOS ESCUROS É ESCOLTADO PELA SEGURANÇA E PELA POLÍCIA MILITAR.”

Eu amo isso! Leitura rápida, fluente. É um dos maiores pontos positivos do roteiro que, aliás, não possui erros. É muito bom, é muito claro e muito óbvio, além de não exagerar na técnica e nem apresentar falta dela. À medida certa!

Quanto os famosos errinhos de português, só vi um: “Entrando na agência, há essa hora.”, sem contar a vírgula ali, que é um erro constante, presente em todo o texto. Vírgulas às vezes em excesso e, às vezes, faltando. Ah, claro – se você ler e vier questionar – existem um plural faltando e uma letra que foi comida, ambos durante o texto, mas é bobagem.

Fora isso, amei tudo! Não tenho o que falar, gente. Perfeita. Melhor novela virtual que já li até agora. Supera Dancin Days e outras que já revisei aqui e curti. “Berço de Lobos” não se curte; ama-se, porque a história pede a decisão do leitor. Ou você gosta da agilidade toda e daquele texto em maiúscula (em estilo Manoel Carlos), ou você dispensa. Mas se você dispensa, também dispensa a versão mais calma e menos grandiosa e armada do primeiro capítulo de “A Regra do Jogo” – que coincidem com o roubo a um banco. A agilidade é a mesma; o clímax também, as tramas igualam-se por instante. O furacão virtual e o furação global. Porque não há diferenças quando se fala em imaginação, meu povo!

Em última análise, gostaria de comentar a opção da emissora WebTV de apresentar os personagens de suas produções aos poucos, forçando o autor a substituir o nome do dito cujo por um “Homem 1”; “Moça 2”; “Rapaz 10”. Pelo amor de Deus, isso é bem chato. Eu preferia ler um texto que me dissesse quem é o “Homem 1” e se ele é apenas um figurante ou se faz parte do elenco, de uma vez. Fica aquela história de: “você, leitor, só vai saber quem é essa pessoa quando alguém chamar pelo nome dela”. É um dos poucos, mas chatos, pontos negativos da emissora.

Enfim, fico por aqui. Eu vou continuar acompanhando e você, se não quiser, não precisa... João Luiz Maciel não precisa de ninguém. Não, mesmo! E quanto à nota, dou surpreendentes 9,8 – lembrem-se das vírgulas, na próxima, e gabaritem, meninos!

Ah, já me esquecia! O título do post! 
Dá até vergonha... de não ver "Berço de Lobos" na TV!

Por hora é isso. 
Até mais ver.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !