Primeiras Impressões | Spinoff de Caminho Único é melhor que X-23

Cristina Ravela
0
Broto, Roberto Carlos, ditadura militar...Trama de João Paulo Ritter promete ser boa?

O episódio piloto de Caminho Único Gerações: Anos de Rebeldia não estreou, mas recebi em minha humilde redação para avaliar a trama que se passa durante a década de 60.

Tu vai cantar muito isso aê, bicho


A primeira temporada pretende abordar a ditadura militar, a luta dos jovens contra a opressão e, no meio disso, a trama de Rita Feltrin (Giovana Rispoli) que, na série original, é ninguém menos que a diretora da Escola Comunitária Caminho Único, interpretada por Marieta Severo (sem a tesoura. Entendedores entenderão).

Deslize lindamente para baixo e confira o que achei do piloto de Caminho Único Gerações.

As 5 vezes em que o spinoff de Caminho Único pecou


Narrativa desnecessária

A trama já começou com um problema já detectado em X-23 (série de super-heróis do mesmo autor), se bem me lembro: a narrativa explicativa (acho que criei agora, não sei, falta pesquisar), que é quando o autor tentar explicar uma cena que poderia, facilmente, ser mostrada. Vejamos um belo exemplo:

"RITA e JOAQUIM estão sentados a um dos bancos do pátio, tem poucos alunos ali e os dois estão afastados. Estão conversando sobre os cartazes contra o governo militar que estão sendo distribuídos, misteriosamente, pelo colégio.
JOAQUIM
[Sussurra para RITA]
— Onde você os colocou dessa vez?

A cena a seguir já indica que Rita estava colando os cartazes nos fundos da escola, logo, a cena que grifei é desnecessária. Entretanto, há uma cena narrada que foi bem colocada e não configura uma narrativa explicativa:

"[...]As três estão rindo, contando alguma fofoca da instituição."
Observe que não sabemos do que se trata a "fofoca", logo, é perfeitamente permitida em um roteiro.


Sublinhados, eu vou te usar!

Não use, se puder. Tivemos, na cena 4, a famosa série de planos (uma sucessão de acontecimentos curtos em vários cenários ou dentro do mesmo ambiente, muito comum em séries), nada de espantoso, se não fosse o abominável uso do sublinhado (em excesso). Veja:

01: RITA [Giovanna Rispoli. 17 anos, cabelo negro e pele branca] está parada em frente ao balcão enquanto o garçom faz seu pedido, uma taça de vaca-preta [Uma bebida feita com sorvete de baunilha e Coca-Cola].


Isso ocorreu até o número 3. Trata-se da famosa poluição visual. Evite.


O uso repetitivo do verbo estar

"Está observando", "está penteando", "está entrando"...Nada contra ao verbo Estar, eu até uso, mas ele torna-se um vício de linguagem quando há repetição. Como melhorar nesse aspecto? Vejamos:

Está observando > observa
Está entrando > entra
Está penteando > penteia

É claro que há situações em que o verbo e o gerúndio precisam dar o ar da graça, como no trecho "Úrsula está sentada no sofá" ou mesmo o "está observando", mas quando puder, substitua de vez quando. Vai estar mais fluído.



Falta de atenção aí, broto!

"sem expressão uma reação" > em expressar

"pia de levar roupa" > lavar

"você também pedir pra sair" > você também VAI pedir

Além desses pequenos, mas notáveis problemas, algumas vírgulas resolveram fugir da ditadura militar, mas nada que pudesse comprometer o andamento da trama.


E a tal da dramaticidade?

Lembra que esse foi um dos pontos falhos em X-23? Pois então, em Caminho Único Gerações: Anos de Rebeldia, o piloto mostrava a opressão vivida pelos jovens que, mesmo com o medo estampado na cara das pessoas, desafiavam os militares, colando cartazes no colégio. Até aí tudo bem.

O problema é que eu esperava uma ação dos militares: jovens sendo levados e torturados, cartazes sendo retirados das paredes, balburdia nas ruas – tudo isso em preto e branco para, em seguida, revelar o cenário de tensão no Colégio Coração da Santa Maria. Não vi nada disso, apenas comentários a respeito. Mais que dramaticidade, faltou profundidade ao piloto.

A temporada abordará muito isso, suponho, mas o piloto é a porta de entrada de toda trama, precisa convencer do drama apresentado, mostrar o cenário em que vamos adentrar. Eu entendo bem como escrever piloto é sempre mais difícil, porque, muitas vezes, se você não convence de primeira, dificilmente o leitor retorna para tentar se convencer na segunda.


Pontos positivos de Anos de Rebeldia

Em boa parte tive a impressão que a maior preocupação do autor era o de ser fiel à época, no quesito musical e no linguajar. Não pesquisei muito a respeito, mas não vi furos de roteiro nessa área (quem viveu a década de 60, por gentileza, verifique).



Apesar de sentir falta da opressão propriamente dita, ou seja, os militares tocando o terror nas ruas de São Paulo, é perceptível a tensão em que a juventude vive, principalmente a Rita, a jovem destemida que cola os cartazes no colégio na luta por justiça (seu irmão foi levado pelos militares).

Não encontrei tantos problemas como ocorreu em X-23. A revisão foi melhorada, menção a Roberto Carlos (não se esqueça de mencionar a Jovem Guarda, auge da década), gírias (morou, broto), preconceito contra o gênero rock, sensação leve de estar naquela época.

Caminho Único Gerações: Anos de Rebeldia é simpática, leve, mas sem deixar de abordar os temas sociais. Portanto, são 3 pontos positivos:
  • Boa revisão
  • Sem furos de roteiro notáveis
  • Fluidez de texto razoável

Quer uma dica, João Paulo Ritter? Não se estenda muito, como nesta cena:

"Mostra os corredores do colégio cristão, estamos vendo alguns cartazes espalhados. Estes cartazes apresentam mensagens contra o governo militar."

Em vez disso, opte por:

"Mostra os corredores do colégio cristão. Cartazes com mensagens contra o governo militar espalhados em vários pontos".
Se puder mostrar as mensagens, fica ótimo também, mas essa é a minha opinião, e não significa que seja o mais correto.

Caminho Único Gerações promete ser boa sim, principalmente se o autor cuidar dos pontos negativos mencionados neste post. Curtiu essas Primeiras Impressões? Então não deixe de comentar aqui ou no Facebook!


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !