Há seis anos as séries virtuais chegaram ao Orkut. Em 2007 foi criada a comunidade Séries Virtuais trazendo o gênero a rede social mais popular do Brasil, difundindo o mundo virtual.
Durante dois anos a comunidade trouxe uma série de novidades do mundo virtual onde a criatividade e o modo de ver série se tornava cada vez mais sério e real possível.
O que para alguns não passava de hobbies divertidos para passar o tempo, para outros se tornava algo a ser levado a sério e foram criadas várias regras a fim de tornar o gênero uma forma de arte onde através do talento poderia se chegar a uma obra.
A comunidade cresceu e se tornou popular em dois anos, mas em 2009 após uma série de discussões e discordância na relação moderadores-membros ou autores-criticos provocou a divisão da comunidade em duas. Sendo assim alguns (muitos) membros da Séries Virtuais saíram e formaram outra comunidade.
A ßETA - Séries Virtuais é inaugurada em 2009, por membros da própria SV em cima de outra (misteriosa) comunidade dando origem a outra popular comunidade de séries virtuais.
A SV se manteve firme, enquanto a ßETA iniciava um novo canal de divulgação. Porém em um ano a ßETA se tornou maior, com uma grande quantidade de membros que crescia cada vez mais, enquanto a SV já não produzia como antes. Houve momentos que os membros da SV diziam que a ßETA somente prezava a quantidade e não a qualidade como eles. E sendo verdade ou não a ßETA se tornou a comunidade mais popular do gênero com maior numero de membros.
Muitos dos autores e artistas do mundo virtual de hoje que deram inicio à suas obras vieram da ßETA. A comunidade que hoje conta com 1.553 membros já foi a mais popular e movimentada comunidade do gênero e conta com um imenso acervo de séries virtuais, onde algumas ainda permanecem em exibição.
Até o ano de 2011 a comunidade se permaneceu ativa, enquanto a SV já havia caído no esquecimento, porém a ßETA foi perdendo um pouco de sua popularidade. Pudemos ver o ultimo BSVA que foi realizado em janeiro de 2012.
No início de 2012 o Facebook se tornou a maior rede social no Brasil, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011 e com isso não teve mais jeito, o movimento começou a ser nele e, por mais que alguns (poucos) membros tentassem manter a comunidade em movimento, já não era mais possível ver novos autores chegando, leitores comentando e novidades chegando com a mesma intensidade de antes.
De qualquer forma em 2012 pudemos ver series novatas surgirem e conquistar alguns fãs, onde conseguiram se destacar como foi o caso de New Stages de André Esteves, The Circus de João Pedro Tusset, além de Revenge e The Daily Life. Porém ainda que se tentasse manter a comunidade em atividade, foi em 2012 com a emocionante (não chorei) despedida de Maurício Cândido, moderador e um dos fundadores da comunidade, do mundo virtual que consiguimos perceber que o vazio cresceu cada vez mais por lá. Parece que ele saiu e levou tudo com ele.
O ano terminou e outro começou. Agora em 2013 venho visitando a comunidade constantemente e percebi que, apesar de que alguns membros (gatos pingados) ainda publicam lá, a comunidade não está mais como foi um dia. Há somente um grande vazio por lá, definitivamente esquecida.
E pode até parecer irônico como a ßETA em pouco mais de um ano se tornou como a SV, totalmente esquecida. O que nos faz lembrar a citação por parte dos administradores da SV de que a ßETA prezava a quantidade e não a qualidade, onde os membros decidiram abandonar a comunidade, mas não pelo motivo de brigas e sim pela saída de Maurício Cândido e pela grande explosão do Facebook se tornando a rede social agora maior do Brasil.
Fico triste pela atual situação da ßETA - Séries Virtuais, pois conheci este mundo fantástico das séries virtuais através dela e também foi lá que conheci pessoas fantásticas e fiz grandes amizades. Dificilmente acredito que a ßETA volte a ser como foi um dia, mesmo que por motivos de brigas tenha se transformado na maior comunidade do gênero, até mesmo porque o Orkut não voltará a ser como antes.
Mas tudo que começa um dia acaba e não nos resta mais nada a não ser nos adequar ao facebook e outros meios de divulgação. Só não acho que o mundo virtual seja o mesmo como era na época do auge do Orkut, e que a relação leitor-autor seja tão próxima como era lá. Mas enfim, as amizades ficam e o mundo segue.
Vamos em frente!