Para quem curte comédia trash com algumas doses de terror e bizarrice, vai gostar da nova estreia da Megapro, Maniac. O título que me lembra a música "She's A Maniac", de Michael Sembello, e que foi inspirada no filme Maniac, de 1980, é de JP Tusset, o mesmo da sangrenta Urban Legend, da extinta UP.
"Ativista. Consciente. Presa ao ritmo. Let's Go in Formation!" - Curti muito essa frase em uma das promos de Maniac, verdade. |
No último dia 30, uma coletiva de imprensa em 3 partes seguidas de lives nos grupos (primeira vez que vejo algo do tipo na emissora, coisa de autor exclusivo, não?) marcou a estreia da trama.
Maniac traz de volta o pesadelo chamado Jack, O Estripador, lendário e icônico personagem dos filmes de terror. Na trama, duas youtubers, caçadoras de lendas urbanas, abrem a suposta tumba onde estaria enterrado a lenda por mais de dois séculos. A partir daí, a Universidade Windsor, em Londres, passa a ser vítima do maníaco, mesmo estando aos cuidados da mão de ferro da reitora Siobhan Mayfair-Richards (Viola Davis).
A sinopse me lembrou muito a serie Scream Queens, incluindo o nome da irmandade "Kappa Kappa Tau", que virou "Kappa Nau Tau", em Maniac, além do fato da Universidade Windsor possuir um mascote. Talvez por isso, eu enxergue a Bonnie como se ela fosse a Emma Roberts.
"É uma série girl power", define o autor de Maniac
Durante a coletiva de imprensa, JP Tusset respondeu as mais variadas perguntas de 5 membros do canal, reunidos em uma sala que mais parecia aquelas salas de interrogação policial. Uma das questões abordadas tem relação com o protagonismo da série:"Acho que a grande protagonista em Maniac é a figura da mulher. 90% das personagens são mulheres fortes, distintas e corajosas. É uma série girl power. E aí já entra o deboche sútil pros filmes de terror, onde as jovens indefesas sempre morrem brutalmente. Em Maniac será diferente. Quem tem que ter medo é o assassino!", comentou o autor.
A proposta de levantar a bandeira para as mulheres é muito boa, principalmente porque muitos filmes do gênero abordam a mulher como frágil e burra. Entretanto, ele disse isso depois de deixar o alerta: "Adianto que Maniac não é para se levar a sério".
O autor chegou a afirmar que não tem interesse em passar nenhuma mensagem com a série, apenas garantir risadas, segundo o próprio autor durante a coletiva, mas ao abordar a figura feminina e sua força, contrariando o que muitos filmes de terror mostram, o autor quer passar uma mensagem sim. Uma excelente mensagem. Pena que não podemos levá-la a sério...
De American Pie a Spice Girls - inúmeras referências
JP Tusset disse que Maniac tem bastante referências na cultura pop, desde filmes de terror famosíssimos, como A Hora do Espanto, Todo Mundo em Pânico e American Pie, até clipes das Spice Girls e memes da internet. Também falou de séries dos mais variados gêneros, e acredito que uma delas seja Scream Queens.Maniac é um série da Megapro e será exibida quinzenalmente. Se você curte uma comédia/terror sarcástica, nonsense e assustadora, vai curtir a trama. Aproveite e deixe seu comentário aqui ou no grupo do Facebook!