Web Novela tem ótimo enredo, mas mal aproveitado

Cristina Ravela
0
Não sou fã de novelas e séries escritas da forma como você vê em emissoras citadas no post anterior, mas fiquei curiosa ao conhecer uma história que trata de espiritismo.


Espírito Vingativo, de Thales Dias, tem nome de filme de terror, mas faz o gênero das novelas das seis da globo. Apesar de não ser roteiro nem aqui nem na China, e nem no raio que nos parta, o enredo literário poderia ter sido muito melhor aproveitado se fosse bem escrito. Digo isso, porque em dado momento, o autor beira entre o roteiro  -quando escreve verbos no presente - e o romance espírita, sem contar o texto extremamente curto, onde tudo começa numa discussão na cena 1 e termina com um tiro na mesma cena.

No final de alguns capítulos tem a definição de algumas palavras extraídas de livros espíritas, como Umbral (o local para onde os espíritos com vibrações negativas vão, após a morte do seu corpo,) e EQM (Experiência de Quase Morte), onde o espírito tem a chance de estar do outro lado para refletir sobre a sua vida, lembrar do que fez ou deixou de fazer o que estava programado em sua caminhada terrena.

Infelizmente, enredo, estudo sobre o tema, não suavizam a forma escrita e, nem mesmo Michael Jackson com sua ótima Smooth Criminal salva o dia. Aliás, não consegui imaginar essa música dentro dessa cena:

Jurandir está a caminho da casa de sua ex-mulher. Estava tomado pela sede de vingança. Ao chegar em casa e não encontrar Estela, ele começa a quebrar tudo. Dentro do seu quarto, Yasmin escutava a voz de seu pai. Apavorada, ela pulou a janela e conseguiu fugir. Foi atrás de seu namorado.


Nem mesmo a tentativa do autor de mostrar todo o seu molejo com nomes técnicos como 'Metilenodioximetanfetamina' (depois de umas 5 tentativas consegui ler direto sem travar) quando ele poderia ter reduzido para Metanfetamina, ou ido direto ao ponto com 'Ecstasy'.

Curto histórias espíritas bem fundamentadas, mas é preciso decidir entre um formato e outro, saber envolver o leitor, aproveitar o máximo do que aprendeu para compor o texto e passar isso adiante de forma convincente.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !