Confira o que de BOM aconteceu:
1. Troféu Imprensa Blog da Zih premiou pelo 2º ano consecutivo as melhores obras de 2013, incluindo Passos da Paixão, Raíza, Benjamin Luanson, Infamous e Terra do Sol.
2. Eduardo Amaral fez a fênix e ressurgiu das cinzas com o programa "Divando com o Edu", na TV Virtual. O divo entrevistava as celebridades do mundo virtual sempre em tom de humor e
3. O que dizer das estreias do ano? Resurrection, American Killer, Tech, Em Nome do Filho, O Subúrbio, Terra da Garoa, Realeza Juvenil, Friendzone, a volta de Agents: Revenge, e a nova temporada de Foley Boys. Talvez tenha mais, mas essas tiveram seus destaques merecidos.
a. Resurrection estava em produção eterna desde 2011. Já tinha gente desistindo da série, atores procurando emprego, e produtores preferindo fazer filme de terror trash. Só que Israel Lima, enfim, tirou do papel a série que conquistou a melhor audiência em estreia na WebTV (segundo dados de pesquisa envolvendo séries no canal nos últimos dois anos).
b. O baphônico JP Tusset tentou apostar numa divulgação arriscada, amigos. American Killer foi arremessada na cara dos queridos leitores em um box contendo 5 episódios e a trilha sonora. A trama é inspirada em Halloween e é um spinOff da série The Circus, do mesmo autor.
c. Tech é a trama do futuro e vinda de Portugal. A WebTV inovou e trouxe o português Dom Costa para a emissora, dividindo espaço com a veterana Raíza. Pegando carona na mid season de sucesso, Benjamin Luanson, a série Tech pretende trazer 5 episódios na 1ª temporada.
d. Admito que fiz cara feia quanto a estreia de Realeza Juvenil, de Emerson Faria Martins. Mas a série que estreou na saudosa TvVirtual estava no caminho certo para o sucesso. Humilde, sem alardear ibope ou contratar fãs, Realeza Juvenil se tornou a primeira série teen brasileira e de sucesso do mundo virtual.
e. Por incrível que pareça, um obra da TVN se mostrou diferente. Em Nome do Filho não é O Subúrbio ou Terra da Garoa, mas tem gingado pra ficar entre as duas. Essas, por sinal, são de dois grandes autores da teledramaturgia virtual, basicamente monstros, portanto, cuidado .
f. Walter Hugo já passou por maus bocados numa época sombria, quando comandava o Eclipsitas, eclipsistas, ou calopsitas, não lembro . Um tempo distante, numa terra mais distante ainda. Mas ele deu a volta por cima e sacudiu a poeira, ou vice versa, ao escrever o literário Reaper e o roteiro Friendzone.
g. E quando ninguém mais está esperando, eis que ressurge Revenge. Não, não é Revenge de Emily Thorne, mas de Sonia Cury. Agents: Revenge mudou de nome por força de contrato, e mostrou sua força num roteiro permeado de diálogos fortes e sem mesmice. É um retorno triunfante, amigos.
h. A nova temporada de Foley Boys chegou de mansinho, como o seu autor Eduardo Avellar gosta de fazer (tudo na MOITA ). Sem perder o estilo, a série ainda detém traços de humor, descontração e um drama peculiar.
4. O Reality Show The Writer, da TV Virtual, visava encontrar o melhor escritor do ano. Cheio de desafios, autores tentando o suborno, outros se matando para entregar no prazo, o reality mostrou o empenho de João Carvalho Neto, mas premiou Isa Nota. Os dois mereceram chegar à final, né?
5. Gustavo Negreiros surpreendeu toda a nata da high society virtual ao lançar a Comic-Con, um evento que trouxe novidades, além de entrevistas. Apesar dos erros, de perguntas cortadas, página colorida e tudo ocorrendo no blog da série Psicose - um verdadeiro e-commerce - o evento foi bacana, boas perguntas, espaço para todos os convidados divulgarem seus trabalhos.
6. Nasceu esse ano a produtora Moonlight Pictures, dirigida por Douglas Souza (Benjamin Luanson) ao lado de Clayton Correia (The Last Of Us) e Cristina Ravela (Raíza). A intenção é essa mesma que você pensou: Cuidar da produção exaustiva de obras virtuais, como sua arte visual. Para fazer parte, é preciso ser avaliado. Pensou que fosse fácil, é, malandro?
7. O Troféu Crítica Virtual Literário, da TV Virtual, premiou obras literárias como Reaper, Testemunha de um Crime, Perfume, dentre outras. Foi uma belíssima organização comandada por Félix.
8. A WebTV, que não satisfeita em trazer um estrangeiro para o rol de funcionários da emissora, também trouxe uma entrevista exclusiva com Henrique Zambelli, adaptador de textos das novelas do SBT, roteirista, radialista, diretor, ator...E o que mais vier. Depois dessa, aguardo a visita do Sílvio Santos.
9. Raíza findou, gente! Ai que alegria imensa . Depois de começar a engatinhar em 2013, ganhou um andador, muletas e, enfim, se recuperou dos atrasos finalizando a 3ª temporada no último dia 21. JP Tusset fez a seguinte declaração sobre o final: "Michael Mayers da nova geração". Os fortes entenderão...
10. Troféu Forninho de Ouro, cujo evento para a entrega dos prêmios será no dia 31, em grande estilo. O troféu - ao contrário do TIBDZ - promete premiar os piores do ano, em uma cerimônia descontraída pra todo mundo se sentir em casa. Foi idealizado por Emerson Faria (Realeza Juvenil), com colaboração ativa do Mr. Coringa (o novo colunista mais vilanesco do mundo virtual), eu, Rodrigo Ferreira e do saudoso Félix.
Aquele momento em que era melhor ter se escondido.
Confira o que de PIOR aconteceu:
1. Diego Alves lançou a polêmica Globo de Ouro que colocou Raíza para concorrer lado a lado com Psicose. A polêmica começou quando todo mundo percebeu que todo mundo podia votar diversas vezes, o que ocasionou em mais de 500 votos inacreditáveis! Você conhece 500 pessoas que curtem obras virtuais? Nem se juntasse a família de cada autor...
2. Gustavo Negreiros e JP Tusset protagonizaram um barraco que rendeu mais comentários do que sua obra. Tudo começou com a divulgação de American Killer que trazia a atriz Sarah Michele Gellar na capa (tal qual uma promo feita por Gustavo). O autor de Psicose tratou de fazer uma promo acusando JP de plágio, e isso revoltou algumas pessoas. (in)Felizmente, a discussão acalorada
não terminou na delegacia.
3. Instintos Ferozes, Me...I am...Dudu Jean, Shades of Heaven, The Hamptons, The Selection, O Combate, Sensações, Psicose 3D...Ufa! Nem 10 Ave-Marias seria mais cansativo.
a. Tudo bem que Instintos Ferozes trouxe uma proposta de ação muito boa e que o autor tem gingado, BUT...O enredo não me convenceu.
b. No caso de Dudu Jean, a proposta de mostrar a vida difícil do astro da TV Virtual morando numa mansão e tendo um salário de dar inveja a qualquer global, era bacana, se não fosse o péssimo enredo, o pouco uso de personagens considerados os principais, além do Eduardo Amaral, e um final nada atraente.
c. Psicose 3D anunciou tanto a premiére da 2ª temporada que até eu fiquei curiosa. Mas para a minha decepção, o 2x01 só foi um pouco melhor do que o piloto. O tal 3D não teve nada de excepcional e o autor ainda foi espalhar que a última crítica feita por mim foi positiva...
.
d. Sobre a novela ou série Sensações, de Everton Brito, apenas digo que não sei como fui parar alí.
4. O sumiço de Félix que levou junto a ótima TV Virtual. Ninguém sabe o que aconteceu. Ele não deixou bilhete, sms, discurso nas redes sociais, NADA! Os funcionários da emissora simplesmente deram com a cara na porta. Que descaso hen. Será que ele não aguentou o peso do sucesso e se jogou do morro?
5. Eduardo Amaral e Gustavo Negreiros também deram uma sumida. Eduardo se despediu do mundo virtual alegando que "O mundo virtual já está batido. É tanta intriga, tanta gente querendo se dar melhor do que os outros". E ainda revelou que Luíz Gustavo e Márcio Gabriel estavam por trás de sua criação. Já Gustavo teve lá seus problemas no halloween, e depois disso, sua imagem anda
descansando.
6. O blog de Rodrigo Ferreira que é um colírio (vencido) pros olhos. Acho que isso me desmotivou mais a acompanhar suas séries do que propriamente as séries. O autor precisaria com máxima urgência de uma assessoria, um web designer talvez. Mas acho que bastaria trocar os óculos...
7. Os Cd's de Dudu Jean vendeu menos do que sorvete no inverno ficando atrás apenas do ARTPOP de Lady Gaga. Com poucas tracks que valiam a pena, como O Brasil Me Ama feat. Susana Vieira e Flop Taylor feat Paola Bracho, o restante ficou a desejar, a maioria de cunho
Assista ao Flop Taylor:
8. O Emmy Awards promovido pela emissora N de Novelas, foi outra difícil de engolir. A falta de organização e de boa seleção não deixam dúvidas de que é melhor esquecer que aconteceu.
E aí? Concorda em partes ou em sua totalidade?
A última edição de 2014 fica por aqui. Desejo a todos os amigos e inimigos um próspero Ano Novo, muito sucesso, vida longa, barracos, aquele auê. São os votos de toda a equipe do Blog da Zih.