A trama alcançou um grande ibope, foi alvo de bons comentários no Brasil todo, dizem, inclusive, que o Manuel Carlos pensa numa parceria com o autor - Mais uma Helena vindo por aí? - e toda a equipe feliz da vida por conta de um "faz-me rir" no fim do mês. Mas será que foram só Marcas da Vida ou a trama deixou outras marcas que o público não percebeu?
Confira a sinopse:
O que somos, se define por tudo o que passamos e pelo que fazemos com isso. Mas e quando tudo o que fazemos ainda não é capaz de ocultar as marcas que o tempo não pode apagar?
O tempo transformou a personalidade de Martha (Carolina Kasting) em uma mulher forte, intempestiva e ao mesmo tempo frágil, levando todos que estão ao seu redor a situações tão traumáticas quanto as suas.
Implacável com seus rivais, irá até o fim para ocultar as marcas de seu passado.
O mundo dá voltas, que farão as pessoas encararem as cicatrizes que surgirem e as que o tempo não foi capaz de apagar.
O enredo, a la Manuel Carlos mesmo, é excelente, para quem curte histórias sobre relacionamentos, vidas, sentimentos, fortes dramas e, enfim, eu não curto muito, sério. Mas como eu disse, é um enredo excelente para quem curte e deu pra perceber que o autor tem firmeza no que escreve, passando credibilidade.
Entretanto, a protagonista Martha (Carolina Kasting) deixou a desejar no quesito "forte". Seria forte pra bater? Sim, porque o capítulo já começava com ela seguindo o marido de carro. Depois, bem enlouquecida (esqueça o termo light "intempestiva"), ela invade um restaurante chique (sabe daqueles típicos do Leblon do Maneco? Pois bem) e arma um escândalo ao ver seu marido limpando a boquinha da outra (lê-se "a mulher que quer fazer um business completo com o cara"). Martha bate, espanca, leva na cara, puxa, repuxa, ou seja, barraco das nove. Até que ela descobre o king kong que pagou; A tal mulher queria comprar uns imóveis da corretora do maridão Gildo (Mateus Solano)! Aquele papo de business completo não era trocadilho, ok?
Acabou que Martha levou cantada da mulher e um convite para um Mariage a trois.
Martha perdeu o controle, o rebolado, e talvez uns brincos de diamante, porque né? Não era esse tipo de força que eu esperava dela, sério. De cara, me soou uma perua louca.
PONTOS NEGATIVOS:
1. Erros contínuos de pontuação.
"Melina - Vou por ai Guilherme."
"Gildo – Sinta-se a vontade para procurar imóveis em outras corretoras e imobiliárias[...]"
Encontrei situações como essa, que pediam vírgula ou crase, várias vezes.
"[...]mas te digo duas coisas: primeiro:"
Ou quando não exigiam dois pontos DUAS vezes na mesma frase. Nesse caso, deixe o sinal de dois pontos na primeira frase; No segundo, use apenas vírgula.
2. Problemas de roteiro.
a. "CENA 5. RESTAURANTE. ESTACIONAMENTO. INT. CARRO. NOITE
ÂNGULO ABERTO. O carro prata entra no estacionamento de um restaurante e estaciona."
Se o cabeçalho já diz que é um estacionamento, pra quê ratificar?
b. "Gildo – Fique tranquila. Eu limpo pra você.
CORTA PARA:
CENA 7. RESTAURANTE. RECEPÇÃO. INT. NOITE
Uma lágrima escorre dos olhos de Martha, ela apenas observa. P.V de Martha em PLANO DETALHE Gildo toca no canto do lábio da tal mulher. Martha
se descontrola e parte intempestiva na direção dos dois.
CENA 8. RESTAURANTE. ÁREA DAS MESAS. INT. NOITE
A imagem FOCA em Gildo e Cíntia."
Para evitar o uso excessivo de cabeçalhos, opte por marcar a nova cena com um parágrafo. Exemplo:
"Gildo – Fique tranquila. Eu limpo pra você.
NA RECEPÇÃO, Martha deixa uma lágrima escorrer [...].
VOLTA EM
Gildo e Cíntia, distraídos. Até que..."
Mesma coisa:
" CENA 13. EDIFÍCIO PLAZA. APARTAMENTO 301. QUARTO DE MARTHA E GILDO. INT. MANHÃ
Martha acorda e vai direito para o banheiro, sorrateiramente.
CENA 14. EDIFÍCIO PLAZA. APARTAMENTO 301. QUARTO DE MARTHA E GILDO/BANHEIRO. INT. MANHÃ"
c. "[...] ele consegue se desvencilhar e separar as duas após levar alguns vários arranhões e tabefes delas."
NUNCA reduza uma cena que supostamente aconteceu, mas ninguém viu. Esse "após" é tão frustrante quanto escrever "transam loucamente". Prefira descrever a cena dos tabefes para dar maior veracidade a seu roteiro.
d. "[...]Nesse instante Tereza chega à porta de seu quarto e ao abri-la de vez já que ela estava entreaberta"
Não explique o que pode ser descrito de outra forma.
"[...]Nesse instante Tereza chega à porta de seu quarto, entreaberta, e ao abri-la de vez [...]"
Mais do mesmo:
"Tereza nesse instante acorda ofegante, suada sobre a cama. Ela se senta e se estica para o lado da cabeceira e serve para si um copo água que estava sobre o criado-mudo em uma jarra, ela se reconforta em sua cama novamente e volta a fechar os olhos."
"Gildo adentra no quarto assustando Martha que estava distraída."
e. Detalhes demais enfraquecem a ação.
"Cega de ódio Tereza esbofeteia Carlos que vira seu rosto com o impacto da mão dela sobre sua face."
f. Não se descreve sentimentos num roteiro.
"[...] ambos começam a rolar sobre a cama onde o desejo e amor de ambos incendeia os dois."
g. Não é preciso abrir novo cabeçalho para passagens de tempo.
" CENA 15. PASSAGEM DE TEMPO. EXT. DIA AVANÇA/TARDEh. O que uma conjunção coordenativa alternativa fazia aqui?
Imagens dos centros culturais e monumentais se revezam formando um belo degustar visual."
"Guilherme - Ou seu idiota quase você me atropela. Tá cego é?"
i. E essa redundância?
"Um homem maduro de 52 anos".É como dizer "Um rapaz jovem de 20 anos".
j. Cenas curtas apenas para encher o capítulo, como ocorrido na cena 17, numa conversa entre Gildo e Paulo. Só houve essa cena com o tal de Paulo e só sabemos que ele gosta de curtir a solteirice.
PONTOS POSITIVOS:
1. As relações e seus conflitos foram bem abordados, aliás, o capítulo inteiro mostrava, não só a conturbada relação entre Martha e Gildo, mas entre eles e seus filhos; A filha Melina e o traficante Martelinho, Machadinha, Chavinha de fenda, enxadinha, enfim, acho que qualquer ferramenta está valendo; O filho Guilherme e o bullying sofrido na escola por Rick. A amiga de Martha, Tereza e a traição do marido.
2. O autor frisou que a novela não teria uma vilã (ão) e sim, que as atitudes dos personagens poderiam ser vilanescas ou boas, dependendo da situação. Afinal, não existe ninguém tão ruim que nunca tenha feito algo bom, nem ninguém tão bom que nunca tenha sequer pensado numa maldade.
3. Tirando as falhas de roteiro e a obsessão do autor em abolir a vírgula, o autor conduziu bem o enredo e há muitos trechos do roteiro que foram bem escritos, incluindo a descrição dos personagens e cenários.
E sim, foram muito mais do que Marcas da Vida. A WebTV tem evoluído muito no quesito webnovela, já que houve um tempo em que a maioria seguia um padrão mexicano, e agora os autores estão apostando em tramas brasileiras. Não lembro se isso acontece desde a webnovela de Diogo de Castro "Laços de Amizade" ou a entrada de Rynaldo Nascimento ao canal.
Nada contra às mexicanas, mas eu tinha a leve impressão de que só havia a Fran Vicentini de autora de webnovelas alí. Ela deve ter no acervo umas 500 obras, assim, por alto.
A review é NEGATIVA em relação ao roteiro e POSITIVA em relação ao enredo. Espero melhoras para que a novela tenha harmonia nos dois quesitos.