Espectro da Estrutura - Identificando os elementos estruturais de uma narrativa

0

 Uma breve análise sobre os elementos da estrutura narrativa


Lembro-me de quando comecei a escrever um roteiro e tinha aquela chama de criar as cenas, os diálogos e eventos da trama. Mas, em pouco tempo tudo aquilo arrefecia. Nada na estória fazia sentido e eu nem sabia mais o porquê de ter começado aquilo.

Foi lendo o livro do Robert McKee que minha mente foi iluminada e tudo aquilo que eu via e lia nos livros de ficção fizeram sentido.

O post de hoje não é nenhuma análise sobre alguma web da vida, mas sobre alguns elementos da estrutura de uma estória. Especificamente iremos falar um pouco sobre EVENTOS, VALORES, CENAS, CONFLITOS E BEATS.

O que é uma estrutura narrativa?



Mckee define estrutura como sendo “uma seleção de eventos da estória da vida dos personagens, composta em uma sequência estratégica para estimular emoções específicas, e para expressar um ponto de vista específico”.

O que o escritor procura na verdade são eventos. Um evento é causado por pessoas, portanto delineando personagens.

O evento tem que estar de acordo com a proposta do escritor. Qual a emoção que ele quer evocar? O lugar onde ocorre a cena? Quais os conflitos que irão ocorrer?

O que é um evento?



“Um evento da estória cria uma mudança na situação de vida de um personagem que é expressa e experimentada em termos de VALOR”.

Um evento quer dizer mudança. É uma mudança de cidade como acontece no filme Divertidamente. É a perda da família como acontece no início de Procurando Nemo. Os eventos devem causar mudanças significativas, e para que isso aconteça eles devem transformar VALORES.

O que é um valor?



“Valores da estória são as qualidades universais da experiência humana que podem mudar do positivo para o negativo, ou do negativo para o positivo, a cada momento”.

Os valores são infinitos: vida x morte, alegria x tristeza, riqueza x pobreza, autoconhecimento x inconsciência, abundância x escassez.

Mas, os valores não podem mudar do nada, ao acaso. Eles devem ser transformados através de um CONFLITO.



“Um evento da estória cria mudanças significativas na situação de vida do personagem, que é expressa e experimentada em termos de valor e alcançada através do conflito”.

Os conflitos podem ser internos, pessoais e extra pessoais. As melhores cenas são as que incluem essas três esferas de conflito. Os conflitos internos são aqueles valores e crenças contraditórios dentro do personagem. Já os pessoais são aqueles entre os atores da estória. E os extra pessoais são contra forças externas, que podem ser o ambiente, a natureza, entre outros.

O que é uma cena?



“É uma ação com o conflito em tempo mais ou menos  contínuo, que transforma a condição de vida de um personagem em pelo menos um valor, com grau de significância perceptível. O ideal é que toda cena seja um EVENTO DA ESTÓRIA”.

Uma cena deve começar com um valor e terminar com outro valor. Um personagem deve sofrer, ainda que pequena, uma transformação. Se o personagem termina a cena da mesma forma que começou, a cena é desnecessária e expositiva.

Dentro da cena as pequenas mudanças são chamadas de BEATS.

O que é um beat?



“É uma mudança de comportamento que ocorre por ação e reação. Beat a Beat, esse comportamento em transformação molda o ponto de virada da cena”.

O beat é o menor elemento da estrutura de uma cena. É quando um personagem A fala e o outro responde gritando, e em resposta, o personagem A perde a paciência e tasca um tapa naquele outro.

Esses são alguns elementos da estrutura narrativa. Se você ficou interessado é só procurar o livro - Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro do Robert Mckee.

Por hoje é só.

Até à próxima. 


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !