A falta de criatividade e as obras à deriva

0
Feliz final de semana para vocês! Para quem achava que o Blog da Zih tinha cessado as suas polêmicas, certamente essa postagem irá criar uma nova, e o tema de hoje é: Existe realmente alguma coisa original ultimamente?


Lhes responderei diretamente: Sim. O problema que tem se tornado cada vez mais comum no Mundo Virtual é a falta da criatividade. Poucas webs têm tido um conteúdo inteiramente original, e algumas delas que eu posso citar são Raíza, The Witcher e Realeza Juvenil, mas é claro, temos também aquelas que copiam produções americanas e não conseguem disfarçar tão bem.

Para que o post não fique como indireta, estou me referindo à Psicose e The Circus (escolhi esta última por ser mais famosa). Todos estão cansados de saber que a obra de Gustavo Negreiros tem bastante referências e cenas familiares à Pretty Little Liars e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, isso até mesmo o próprio autor comenta, porém, o que todos deixam de comentar é o quanto as obras do JP Tusset também têm bastante conteúdo similar a outras produções.


Claro, virou até moda falar mal do Gustavo (algo que eu discordo, pois todos nós melhoramos com o tempo) apenas por ele "não escrever tão bem assim", mas isso significa que quando o autor escreve bem, todos nós devemos abaixar a cabeça e aceitar de boa a dose gigante de arrogância, sem contar o plágio em divulgações e conteúdo? Não estaria na hora de nos impormos e mostrar que não é bem assim? Duvido que hajam muitos que concordem com minhas opiniões, porém, alguém tem que iniciar isso e como ninguém mais se mostrou apto, decidi fazer por mim mesmo - arriscando minha reputação no Mundo Virtual -, por mais que isso me custe muito.

Selecionei três obras do JP Tusset para serem colocadas em pauta aqui: American Killer, The Circus e a mais recente, Fetiche (com previsão de estreia para Setembro). Vamos começar pelo início e citar The Circus, não é mesmo?

The Circus, basicamente, pode ser resumida à um grupo de pessoas que são caçadas por um palhaço assassino. A maioria de vocês pode ficar com uma inquietação na mente por pensar já ter visto disso em algum lugar, e de fato já vimos, pois palhaços assassinos são clichês mundiais (saudades palhaços assassinos do espaço sideral), mas a pergunta é: Onde está o plágio? Não vou negar que é muito comum que todos nós entremos no google para procurar imagens para nossas webs, e isso deixa de ser tolerável quando a maioria das imagens usadas para divulgar são vindas de uma novela específica: Vidas em Jogo. Tudo à respeito de The Circus lembra de Vidas em Jogo (embora o vice-versa não seja possível) e isso chega a um nível irritante. Indo para American Killer, acredito que o que mais tenha recorrido no mundo virtual é a semelhança da série para com a primeira temporada de American Horror Story e a gigante cópia de Halloween. Isso até recorreu um barraco anteriormente divulgado aqui, e vocês podem conferir ele completo clicando no link: Agora chora (8)... 

Se o link acima não for suficiente para mostrar tamanha arrogância e grosseria que o autor representa ao mundo virtual, este link do Misturama pode deixar vocês um pouco mais à parte da personalidade que ele tem (que, vocês verão, não condiz com quem ele é realmente): Abre o olho! O que acontece é que, JP por falta de criatividade ou simplesmente por querer aparecer, utiliza de todos os meios possíveis para copiar obras americanas e utilizou as mesmas imagens (e frases de efeito) que as que Psicose tinha usado, e por mais que essa não seja a obra mais perfeita do mundo virtual, a atitude é algo no mínimo, a se sentir vergonha.

Dei essa volta inteira e criei o post mais longo do Blog da Zih com que função? Liberar a pergunta: Diante de tudo o que conhecemos, seria Fetiche uma nova série, repleta de reviravoltas e com pingos de autenticidade ou seria apenas uma cópia de Bates Motel? Estou apostando as minhas fichas mais na segunda parte, afinal de contas, já no poster da série ficou evidente a frase de efeito roubada. Confiram nos links abaixo:

Perceberam a frase de efeito igual? (Vagas em Setembro / Check-in 18/03/13)
Há outro pôster de Bates Motel com o nome "Há Vagas", confira Aqui:

A postagem em si pode ser mais resumidamente explicada como um conselho de nós, autores, abrirmos os olhos e não fazer o que vem sendo feito ultimamente. Ao invés de copiar na cara dura e fingir ser alguém que não é, porque não tentar apostar na originalidade e ser gentil com todos, que dá bem mais lucro e não cria inimizades? Recolhi depoimentos de Emerson Martins, Douglas Souza e Cristina Ravela (nossa querida Zih) sobre o JP, e todos eles afirmaram que por mais que ele seja casca grossa por fora, por dentro ele é um amor de pessoa:






Para encerrar a matéria de vez, fica a dica para autores novos e veteranos: Sejam originais e sejam vocês mesmos, beijo, fui! 

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !