Primeiras Impressões | Do Fim ao Começo

Cristina Ravela
0
Muito boa noite, gente amada!
O que temos hoje na sexta-feita Santa? Review, é claro!


Recentemente, recebi um convite para ler a novela Do Fim ao Começo, de Thiago Gabriel. A primeira impressão, de cara, foi de que "terei um AVC visual, ainda que num grau médio em relação às páginas de Rodrigo Ferreira", porque o texto está sem formatação, sem parágrafos, e isso é como mostrar um currículo confuso.

Mas como sou boa moça, copiei e colei no word, usando formatação. Será que a novela se salvou depois disso?



NÃO! Você não pode me fazer perder tempo copiando, colando e formatando pra eu ter uma melhor visão do texto. Ninguém faria isso. Teu ex-futuro chefe não vai refazer teu currículo pra ter uma visão melhor da coisa. Eu fiz. Sim, eu fiz porque demorei a entrar no site, porque se eu tivesse visto antes...


Bem, farei como o Coringa: Irei por partes. Se bem que essa frase combina mais com outro personagem, tipo o Freddy...


PONTOS NEGATIVOS

1. Os erros da função dramática estavam bem visíveis, com diálogos e situações que nos davam a certeza de encenação.

VIRGÍNIA- Esse envelope era o que faltava para acabar de vez com aquela empresa erguida à base de mortes, onde não importa passar por cima de ninguém, onde impera o egoísmo e a cobiça. Mas, que as fraudes serão descobertas, todos serão desmascarados, e principalmente o homem que de sangue me faz filha, Giácomo Anthony.

Depois dessa apresentação mexicana da personagem, me deparo com uma discussão phyna, mas tão phyna que dispensou rúbricas.

LÍVIA- Giácomo Anthony, quem diria que você chegaria aos sessenta anos, vivo.

Você só entende a ironia a partir dos diálogos seguintes, visto que ela podia ser uma irmã ressaltando, talvez, alguma grande enfermidade dele, ou que um médico o desacreditou há alguns anos, por isso o comentário. Rubricar não ofende, só é preciso saber a hora de usar.

HEITOR- Isso é mentira Virgínia, diz que é mentira, por favor. Eu não posso acreditar nisso, não, não posso!

Heitor descobrindo que Virgínia é fã de Lady Killer . Brincadeira, people, Heitor descobre que ela foi abusada pelo pai durante anos, por isso ela quer destrui-lo. Mas parecia tão encenação...Eu cortava fácil metade desse diálogo.

Aí, o poderoso chefão Giácomo acaba de desligar o telefone, após descobrir que o serviço de tentar encaçapar a filha no buraco do inferno deu certo. Chega seu outro filho, Hugo, querendo entender a estranheza da irmã Júlia. Assim, do nada.


Cena chata e repetitiva:
"HEITOR- Tá doendo muito, muito mesmo. (GRITA) Ah, que dor!"


2. Erros de ortografia em quase todo o texto.

"Os segui", "Só vou vesti uma roupa, tudo bem?", "E quem vai me impedi?" dentre tantas outras.

"Como posso suporta-la é filha da minha pior inimiga."  X  "Como posso suportá-la? É filha da minha pior inimiga."

"Você tem tantos inimigos que está vivo nesse momento para você, deve ser como receber um Oscar para um ator. (P) Eu confesso que te ver vivo é um prazer, mas te ver morto seria como ter um orgasmo, longo." - Vírgula no lugar errado.


"Anda garoto abaixa as calças."  X  "Anda, garoto! Abaixa as calças!"

"Eu saiu daqui sim" - AH, NÃO! DESISTO!



3. Situações estranhas como essa:
"Um copo de milk-shake, com canudinho sendo sugado por lábios femininos"


4. Tinha música que começava, mas não era destacado seu fim, seu fade, sua fusão, alguma coisa.


PONTOS POSITIVOS:

1. O autor se esforçou para escrever um roteiro sem resquícios literários.

2. O enredo mostrando um pai tentando matar a filha, a filha querendo desmascará-lo, a mãe impedida de vê-la, irmã desejando o irmão, cunhados se pegando...Daria um sucesso.


Mas enredo bom não salva um roteiro ruim, ainda mais com tantos erros de ortografia e de roteiro também. Você assistiria a uma série na TV só pelo enredo? E se for mau dirigida?

Então mando essa pra geral: A mim, não interessa uma história original, fantástica se não for bem escrita. Se alguém acha a história mais importante, fique com a sinopse da obra ou prefácio do livro. Alí tem quase tudo sobre a trama, já que convencer o leitor com uma boa escrita não seria a preocupação.

Quem quiser ler, clique AQUI

Espero melhoras, Thiago!
Amo muito todos vocês!

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !