15 personagens principais LGBTQ que fazem a diferença no mundo virtual

Cristina Ravela
0
De vilão a mocinho, o mundo virtual também tem representatividade da comunidade LGBTQ+.

Parada Gay em São Paulo, 2019
Parada Gay em São Paulo, 2019. Foto: Nacho Doce/Reuters.


Sexta, dia 28 de junho, comemorou-se o dia do orgulho LGBTQ+, e durante o mês algumas emissoras fizeram suas singelas homenagens.

Para quem não sabe ainda, o Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado graças a revolta de Stonewall, ocorrida no dia 28 de junho de 1969, em Nova York. Naquele dia que entraria para a história, um grupo de gays se reuniu para enfrentar a constante violência policial dirigida a eles.

De lá para cá, algumas coisas mudaram, mas a homofobia, infelizmente, ainda tem destaque em nosso país. Não são raros casos de violência física e moral contra os homossexuais e as constantes frases típicas de preconceituosos, como "tem muito hétero morrendo também", "mimimi", "no meu tempo não tinha tanto 'viado'", "nada contra, mas",  "e a perseguição aos héteros?", etc.

Homenagem da Megapro ao Dia Internacional do Orgulho Gay
Homenagem do Megapro ao Dia do Orgulho Gay.

Homenagem da WebTV no Dia do Orgulho Gay
Homenagem da WebTV ao Dia do Orgulho Gay.


E em homenagem àqueles que lutam diariamente pelo direito de ir e vir, para amar e demonstrar em público, e ter o mesmo respeito dado aos héteros, trouxe os 15 protagonistas e /ou vilões LGBTQ+ que marcaram presença nas tramas do mundo virtual.

Se eu esqueci de alguém, não foi por querer, tenha certeza de que não foi fácil fazer essa lista, então...bora?

A história do Dia Internacional do Orgulho Gay

Antes de descobrir os 15 personagens principais LGBTQ+ selecionados pelo Blog da Zih, vamos descobrir um pouquinho sobre como tudo começou lá em Nova York da década de 60?

Stonewall Inn era um bar muito conhecido por ser frequentado pela ala mais marginalizada da comunidade e, por causa disso, havia frequentes batidas policiais. O grupo sofria com ações cruéis devido a uma legislação anti-LGBT, que perdurou até aquela década nos Estados Unidos.

Só que na noite do dia 28 de junho de 1969, o grupo resistiu e lutou contra a opressão durante vários dias. A luta marcou uma nova era na vida da comunidade LGBTQ+: 1 ano depois foi realizada a primeira Parada Gay.

Agora que você conhece um pouco da história do Dia Internacional do Orgulho Gay, vamos conhecer os 15 personagens protagonistas ou vilões do mundo virtual.

15 personagens principais LGBTQ+ que são destaques

Não coloquei em ordem alfabética nem de importância; é aleatório mesmo. São aqueles protagonistas ou vilões que tiveram destaque, tanto porque tudo girava em torno de sua homossexualidade ou porque fugiam dos estereótipos ou porque não se destacaram por serem necessariamente do grupo LGBTQ+. Confira!

1. Kadu (Eu, Kadu)

Thimothé na série Eu, Kadu
Thimothé Chamalet. Foto: Evan Agostini/Invision/AP.

Estranho seria se eu não iniciasse esta lista sem o Kaduzinho Loki forever da série de Francisco Siqueira. O sucesso LGBTQ+ de 2018 trouxe a vida turbulenta de Kadu (Thimothée Chamalet) em torno de sua sexualidade e a descoberta do amor pelo seu melhor amigo. Fez estrondoso sucesso na CyberTV e no Wattpad.

2. Lucca (O Diário de Lucca)

Lucca é o protagonista da série de João Paulo Ritter. Como todo garoto na adolescência, Lucca também vive seus conflitos. Apaixonado por Arthur, com quem saiu do armário, Lucca acaba por se envolver com Dário, o universitário apaixonado por dança.

3. Vinnie e Lila (Anti-Herói)

Igor Rickli e Ildi Silva
Igor Rickli e Ildi Silva.

Diferente das anteriores, a série Anti-Herói não discute sobre homofobia nem gira em torno da homossexualidade dos personagens. No entanto, dá o destaque para o vilão bissexual Vinnie Ludwig (Igor Rickli), apaixonado pelo protagonista Nilo (Aaron Ashmore), e Lila (Ildi Silva), uma das protagonistas que revelou ter sido amante de Amora (Larissa Bracher), a chefe de redação do jornal sensacionalista Novo Dia.

4. Fábia (Garotas do Rio)

Maria Eduarda de Carvalho em Garotas do Rio
Maria Eduarda de Carvalho. Foto: MdeMulher.

Outra personagem LGBTQ+ de destaque - e uma das protagonistas - foi a Fábia (Maria Eduarda de Carvalho), da minissérie Garotas do Rio, de Wesley Alcântara. Jornalista da imprensa marrom, a garota teve sérios problemas com Antonia (Simone Spoladore), outra "garota do Rio", que era uma atriz muito da arrogante e sempre rechaçada pelo jornal onde Fábia trabalhava. Ela morava com a sua companheira e enfrentava um relacionamento tóxico com a própria mãe.

5. Joey (Em Segredo)

Nicholas Hoult foi Joey na série Em Segredo
Nicholas Hoult.

Como fazer esta lista dos 15 personagens principais LGBT sem citar o maior sucesso da década passada sobre o tema? A série Em Segredo destacou-se pela história de Joey (Nicholas Hoult), um garoto que se descobria gay, mas que preferia ficar no armário e namorar uma garota para disfarçar. No entanto, foi flagrado com Ian (Jamie Johnston) pela namorada Claire (Emma Roberts). Eita!

6. Caio e Grego (Estações da Vida)

João vithor oliveira e Filipe Bragança em Estações da Vida
João Víthor Oliveira e Filipe Bragança.

Na trama teen de Gabo Olsen, Caio finge namoro com Paulinha (Letícia Navas) porque o pai jamais aceitaria sua orientação sexual. No meio desse namoro de mentirinha, Caio (João Víthor Oliveira) e Grego (Filipe Bragança) se aproximam e têm o primeiro beijo do casal em um acampamento.

7. Lucas (A Difícil Arte de ser Lucas)

Mais um personagem emblemático na carreira de Francisco Siqueira. Lucas é um jovem de 17 anos, trocado pelo namorado por outro homem (a desculpa do ex para se separar era que tinha se descoberto hétero), tendo que sair da cidade, enfrentando a separação dos pais e tal...até conhecer Thiago e ter esperança novamente.

8. Ado (As Mulheres da Minha Vida)

George Sauma é Ado
George Sauma.

O vilão atrapalhado da minissérie de Everton Brito merece destaque aqui. Apaixonado, louco, ensandecido por Otávio (Wagner Santisteban - o mulherengo e casado com três, eu disse TRÊS mulheres), Ado (George Sauma) fez de tudo para abocanhar (não é modo de dizer) a paixão de sua vida. Foi leve e divertido ver um homem sendo disputado por outro cara, enquanto TRÊS mulheres disputavam um só homem.

9. Nanda e Paula (Escolhas da Vida)

Rafaela Mandelli e Andreia Horta em Escolhas da Vida
Rafaela Mandelli e Andréia Horta.

Édy Dutra é conhecido por abordar temas do cotidiano em suas novelas da WebTV, e a comunidade LGBT sempre tem um lugar em suas tramas. Em Escolhas da Vida, foi a vez das protagonistas Nanda (Rafaela Mandelli) e Paula (Andréia Horta) darem voz ao movimento gay. Ambas se apaixonaram e enfrentaram as amarras da sociedade.

10. Gilberto e Muriel (Inimigo Íntimo)

Fernando Pavão e Miguel Roncato em Inimigo Íntimo
Fernando Pavão e Miguel Roncato.

A webnovela de maior repercussão da falecida UP não deixaria de integrar a lista de protagonistas e vilões LGBTQ+ de grandes destaques. Inimigo Íntimo (atualmente reprisada pelo Megapro) tinha 2 personagens gays que marcaram a trama: Gilberto (Fernando Pavão), o vilãozão que era amante do próprio genro, Victor (Cauã Reymond), e Muriel (Miguel Roncato), a louca que fez coisas terríveis, mas era considerada a maior sensação da novela.

11. Josh, Ryan e Austin (New Stages)

Graham Philips - Sterling Knight - Jean-Luc - New Stages
Graham Philips, Sterligng Knight e Jean-Luc Bilodeau.


A série teen de André Esteves é outra história envolvendo personagens LGBTQ+ e que mostra a passagem da adolescência para a vida adulta. Josh (Graham Philips) namora Chelsea (Victoria Justice), uma garota que vive provocando as crises de relacionamento. Josh descobre ser gay após a chegada de Ryan (Sterling Knight), seu novo vizinho, mas termina a 1ª temporada enrolado em um triângulo amoroso com Austin (Jean-Luc Bilodeau).

12. Noah e Taylor (Together)

Sean Faris e Sebastian Stan em Together
Sean Faris e Sebastian Stan.

Do mesmo criador da premiada série New Stages, TOGETHER acompanha o casal de namorados NOAH (Sean Faris) e TYLER (Sebastian Stan), que estão prestes a dar um novo passo em seu relacionamento: morar juntos. Entretanto, a felicidade deles é interrompida pela notícia de que Tyler tem prazo determinado de vida.

13. Laerte e Vicente (Vidas Idênticas)

Marco Pigossi e Fábio Scalon em Vidas Idênticas
Marco Pigossi e Fábio Scalon.

Vidas Idênticas é uma série antológica de Everton Brandão (já teve Vidas Expostas e Vidas Feridas) exibida pelo Megapro. A trama gira em torno dos gêmeos Leandro e Laerte (Marco Pigossi). Laerte mantinha um caso com Vicente (Fabio Scalon), mas acabou assassinado.

14. Matthew (Alto Agito)

Fábio Scalon em Alto Agito
Olha ele de novo aí.

Outro personagem de Everton Brito que entra para a lista de protagonistas ou vilões LGBTQ+ é o Matthew (Fábio Scalon). Ele começou como vilão, se apaixonou pelo protagonista Lucas, casaram-se e foram viver juntos e shallow now com a graça de Cher.

15. Leonardo e Rodrigo (Caminho Único)

Rodolfo Valente e Nicolas Prattes
Rodolfo Valente e Nicolas Prattes.

A terceira temporada de Caminho Único trouxe a história de Leonardo (Rodolfo Valente) e Rodrigo (Nicolas Prattes) e a troca de papeis na hora do sexo. Não era o plot principal, uma vez que a novela exibida pela OnTV fala da vida adolescente, da passagem pelo colégio e conflitos amorosos e sociais, mas foi um plot que deu o que falar entre os fãs. Dizem que chocou São Paulo.

Esses foram os 15 protagonistas ou vilões LGBTQ+ que mais se destacaram/ se destacam no mundo virtual. Sei que devo ter esquecido de alguém, portanto, comente aí os personagens mais marcantes de sua preferência.

Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Escrito por Cristina Ravela. Colaboração de Gabo Olsen.

Conteúdo selecionado pela editora educativa Twinkl para indicação na campanha sobre o Dia do Orgulho LGBT.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !