Como registrar suas obras e proteger seu talento de forma fácil e online?

Cristina Ravela
0

O registro de obras têm se tornado mais acessível e menos burocrático, então todo mundo pode proteger seu talento contra plágio, veja como!

Proteja sua obra com o registro de direitos autorais

Em janeiro, Débora Costa (Excelsior e Falso Amor) ganhou a mídia ao abrir um processo contra a Globo por plágio em Um Lugar ao Sol.

O post repercutiu e gerou preocupação entre autores quanto as suas obras sem registro de direitos autorais.

Afinal, muita gente não faz ideia de como registrar suas obras online é super fácil e não se trata mais de um serviço burocrático e demorado, como acontecia na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

E, se tinha uma coisa chata para quem registrasse via Correios era a necessidade de imprimir aquelas 300 folhas, rubricar uma por uma, envelopar e torcer para não sofrer extravio.

Por isso, alternativas surgiram para driblar essa burocracia, sem deixar de lado a segurança do registro de direitos autorais. Com o tempo, finalmente, até a BN percebeu que não faria sentido continuar gastando papel, quando tudo pode ser resolvido de maneira digital.

Então, se você também se preocupa em proteger seu talento, confira as opções de sites para registrar suas obras!

Você viu?

Um guia prático sobre a psicologia das cores (e quais emissoras virtuais têm apostado nesse recurso)

Onde registrar suas obras online?

Em minhas pesquisas, encontrei algumas opções de sites para registrar as obras, mas selecionei apenas três mais populares do mercado.

Seguem as opções!

Biblioteca Nacional (online)

Quem já teve que registrar uma obra na Biblioteca Nacional deve se lembrar de como o processo era burocrático, né? Você tinha que imprimir as folhas, rubricar e enviar pelos Correios.

Registrar os direitos autorais na BN ficou mais fácil.

 
Ficava mais chato ainda quando você lembrava de acrescentar uma informação, mas a obra, após 2/3 meses, finalmente tinha sido registrada.

Isso quando você não sofria de ansiedade e jurava que a obra seria extraviada.

Ainda bem que esse processo ficou mais fácil e sustentável quando o Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se tornou 100% digital.

Agora você só precisa ter um cadastro único no site gov.br e ter acesso ao registro da obra. 

OBS.: na minha vez, a solicitação não foi possível, mas continua tentando aí ou parte para a próxima.

  • Preço: a consultar.

CBL - Câmera Brasileira do Livro

A Câmera Brasileira do Livro (CBL) é uma entidade que surgiu nos anos 40 com a missão de representar o mercado do livro no Brasil.

Faça o favor de ampliar e tomar um susto, bebê.

Hoje, com mais de 400 associados e representação junto ao Governo Federal, a CBL se apresenta como uma alternativa para registrar suas obras.

O registro de direitos autorais é feito em blockchain, uma tecnologia que funciona como um livro de registro público onde facilmente qualquer pessoa pode verificar a autenticidade dos dados.

Então, após registrar suas obras, a CBL envia por e-mail seu certificado e um código hash, que nada mais é que um identificador de registro blockchain.

Além disso, o registro ISBN (International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro, em português) passou a ser de responsabilidade da CBL (antes era da Biblioteca Nacional).

Essa é uma forma fácil e barata de registrar suas criações e tendo o respaldo de uma das instituições mais importantes do Brasil.

  • Preço: R$ 69,90 por registro.

Avctoris

Desde 2014, a startup Avctoris (lê-se Auktóris) atua no segmento de registro de direitos autorais e confere a prova de anterioridade válida para mais de 180 países.

Como é totalmente auditável e baseado em tratados internacionais e tecnologias reconhecidas pela justiça brasileira e do exterior, o registro de obras no Avctoris se mostra super confiável.


Isso também significa que você não precisa contatar a justiça para ter acesso ao original nem será necessário a perícia para validar o conteúdo.

Ó, arrepiei


Além disso, você recebe o certificado do registro via e-mail Rpost, o mesmo sistema de segurança cibernética utilizado pelas grandes entidades do Brasil e do mundo. Isso garante 0 risco de extravio ou qualquer tipo de interceptação durante o envio.

Eu e mais alguns autores do Mundo Virtual já temos obras registradas pelo Avctoris e o serviço é bem econômico.

  • Preço: R$ 24,97 por registro.

Como funciona o registro de direitos autorais pela internet?


Você deve estar olhando para aquela sua webnovela de 500 páginas e pensando como enviar tudo isso para os principais sites de registros de obras online.

Será que eles vão barrar?

Vão dizer que você está loucah, querida?

Ou, talvez...


Na verdade, até onde li, não há limites de envio, mesmo porque você envia tudo em PDF. Só é preciso ler atentamente as regras e prestar atenção no formulário de inscrição.

No mais, após o pagamento é só esperar uns minutinhos (pelo menos no Avctoris é assim) e receber um e-mail com o QR code do registro. 

Se preferir, você pode baixar os arquivos da certificação para ficarem bem guardadinhos e, principalmente, fazer o mesmo com o arquivo original.

ATENÇÃO: os sites não fazem upload do arquivo. Eles apenas "leem" e codificam o material, enviando um PDF com o hashcode único para a sua obra registrada. Para saber mais, dê uma olhada aqui.

Eu preciso mesmo registrar minhas obras?

Não, você não precisa registrar suas obras, e não tem Chuck Norris, John Wick, Rambo, e o diabo a quatro que vai te obrigar a pagar por um registro.


No entanto, uma certificação com respaldo internacional dá muito mais credibilidade e segurança jurídica à obra em caso de plágio, já que fica mais fácil provar. Um pouco mais fácil, né?

Fora que é chique dizer que a sua obra está registrada, fica uma coisa bonita, charmosa, uma obra bem registrada, amigos. 

Por isso, não deixe de registrar suas obras, aproveite que agora é tudo online, fácil e rápido!

Se achou este artigo útil, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e no Whatsapp.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !