A psicologia das cores nas emissoras virtuais: guia prático para escolher as cores para o seu site

Cristina Ravela
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A psicologia das cores é o estudo que revela como o nosso cérebro entende as cores em diferentes segmentos, seja na arquitetura, publicidade, e também nas emissoras virtuais.

A psicologia das cores nas emissoras virtuais
As cores influenciam nossas escolhas.

Você sabia que a cor laranja deste blog faz referência ao humor e a energia dos posts? 

Talvez você não tenha percebido, mas as cores de um site mudam a nossa percepção visual e podem provocar diferentes sensações. No caso deste blog, provoca desde alegria até raiva em quem não está preparado para o show business.


E não importa se é um site de vendas ou de emissora virtual, o que importa é que as cores têm o poder de estimular ou dificultar uma atitude do leitor.

Hoje, portanto, vou falar da psicologia das cores, um estudo que revela como o nosso cérebro entende as cores em diferentes segmentos, como na arquitetura, design, publicidade, etc.

Porém, o foco aqui são as emissoras virtuais, como a Widcyber, WebTV, Webtvplay, OnTV, e por aí vai. Você vai conferir exemplos e ferramentas para dar início aos seus projetos ou até reformular o site.

Bora lá!

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo que ajuda a analisar os efeitos das cores sobre o comportamento humano, isto é, o tipo de emoção que gera nas pessoas.

Essa é a razão para a maioria dos sites sobre saúde optarem pelas cores em tons de azul, ou sites de cosméticos femininos adotarem o rosa. Nem sempre é a cor preferida dos administradores, mas sim, estratégia de marketing.

Por que aplicar a psicologia das cores no marketing das emissoras virtuais?

A psicologia das cores não é útil apenas para atrair potenciais clientes para o seu negócio, mas também, bastante promissor para atrair leitores para a sua emissora virtual.

Ah, mas eu entro no site para ler as obras, nem reparo nas cores.

Na verdade, o nosso cérebro repara, analisa e traduz direto para o nosso comportamento. Podemos, então, repudiar ou se sentir confortável durante a navegação.

Esse repúdio, no entanto, não tem nada a ver com o gosto pessoal (nem sempre), mas sim, com a forma como absorvemos tais cores em relação ao produto/serviço anunciado.

Por exemplo, um pacote de biscoito vermelho evidencia um sabor mais quente, enquanto o pacote verde remete a um produto light. Sabendo que a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto, de acordo com Neil Patel do Quick Prout, fica claro que apostar nas cores certas atrai o público certo.

Afinal, se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor – Neil Patel em seu artigo sobre a psicologia das cores.

Outro exemplo do uso da psicologia das cores é nos logos de séries e novelas virtuais. A logo da webnovela Excelsior traduz uma história de poder e luxo; a logo vermelha de Rest Home (incluindo o formato da fonte) nos mostra uma história de terror com sangue; enquanto a logo branca de The Doll on the House pode remeter ao sobrenatural.  

Contudo, ao aplicar a psicologia das cores no marketing das emissoras virtuais é preciso levar em conta a proposta do site, não somente o gosto pessoal. 

A seguir, vamos descobrir o significado das cores e alguns exemplos.

As cores e seus principais significados

Antes de tudo, quero mostrar o gráfico do site Mercadizar para você entender como é possível relacionar a cor ao projeto:

SIgnificado das cores


Esses logotipos deram certo porque seus profissionais se atentaram à psicologia das cores e escolheram provocar os sentimentos ideais em seu público-alvo. 

Vamos conferir agora o significado dessas cores e seus exemplos tanto de empresas famosas quanto das emissoras virtuais.

Significado da cor preta 

  • Positivo: poder, elegância, mistério, curiosidade, credibilidade, atemporalidade;
  • Negativo: medo, luto, tristeza, anonimato.

A cor preta, assim como o branco, é neutra e facilmente usada para se destacar no meio de outras cores. É comumente usada para representar força, neutralidade e poder, por isso é a cor da Puma e da Nike, e bastante elegante e estilosa, como a Motorola e a Pandora.


Significado da cor branca

  • Positivo: pureza, paz, juventude, casamento, limpeza, clínico, proteção, clareza, nobreza, transparência;
  • Negativo: monótono.

Neutra, a cor branca também se adapta a qualquer outra cor (desde que não seja ela mesma) e é perfeito para chamar a atenção, seja para logos ou para o design do site, utilizada como cor de fundo da página.

Como exemplos que remetem à juventude, temos a Converse, nobreza na logo da Sony e proteção na marca Adidas.


Significado da cor prata/cinza

  • Positivo: riqueza, elegância, diferente, glamouroso, fascinante, suave, macio, tecnológico, responsável, profissional.
  • Negativo: passado, tristeza.

A cor prata ou cinza têm o sentido de reforçar a elegância e mostrar que o produto remete à riqueza ou a algo tecnológico. Podemos perceber isso na logo da Hyundai e da Apple.


Significado da cor vermelha

  • Positivo: paixão, desejo, excitação, força, poder, calor, amor, dinamismo;
  • Negativo: fúria, perigo, sangue, guerra.

Uma das cores mais comuns para demonstrar paixão, fome ou urgência, a cor vermelha é muito comum em campanhas do varejo e pode estar associada às outras cores para um significado amplo. 

Por exemplo, McDonald's é vermelho e amarelo (fome, atenção), mas também temos a Coca-Cola (estimulante), RedBull (energizante) e Netflix (premium).


Significado da cor rosa

  • Positivo: amor, feminilidade, romantismo, charme, inocência, diversão, inovação;
  • Negativo: infantilidade (ruim se o site não for voltado para crianças), cansativo (pink).

A cor rosa é bastante associada ao universo feminino, tanto é que as lojas destinadas a esse público adotam o rosa para comercializar roupas e cosméticos.

É importante também pensar em seus diferentes tons, já que o rosa claro com branco remete à infância, enquanto o rosa mais escuro desperta a atenção do público pelo seu tom moderno (usado com preto indica produtos nobres para mulheres).

Nessa lista, temos a marca Barbie, Victoria Secret e Época Cosméticos.


Significado da cor amarelo

  • Positivo: alegria, otimismo, imaginação, esperança, atenção;
  • Negativo: traição, inveja, melancolia, perigo, covardia.

O amarelo é estimulante, tanto de apetite quanto de imaginação. Quando usado com vermelho chama a atenção para a urgência em comer (McDonald's, por exemplo), mas quando usado com preto serve de alerta (comum em banners no marketing digital). Outros exemplos é a Ferrari e a Shell.



Significado da cor laranja

  • Positivo: humor, entusiasmo, expansão, jovialidade, criatividade;
  • Negativo: excesso, extravagância.

O laranja é uma cor receptiva, alegre, sendo muito associada à empresas com espírito jovem, como a Nickelodeon, Fanta e Fox. Associado ao azul dá uma ideia de sociabilidade; se for com preto, podemos esperar um humor mais inteligente, sarcástico; e com branco, criatividade e solidez (como é o caso da plataforma Blogger).



Significado da cor verde

  • Positivo: cura, natureza, meio ambiente, calma, dinheiro, vigor, renovação, coerência;
  • Negativo: ciúme, inveja, imaturidade, destruição, estranho.

O verde é bastante associado ao meio ambiente, por isso as empresas e produtos voltados à sustentabilidade usam a cor verde para atrair seu público-alvo.

Além disso, verde também é a cor referente à higiene, equilíbrio e crescimento. Podemos ver essa cor na logo do Spotify (dinâmica), Animal Planet (natureza), Monster (energia) e em produções de ficção científica, como a série Alien.


Significado da cor azul

  • Positivo: tranquilidade, calma, estabilidade, segurança, confiança, verdade, tecnologia;
  • Negativo: depressão, frieza.

A cor azul é a favorita entre homens (57%) e mulheres (35%), segundo uma pesquisa sobre psicologia das cores. E é muito fácil entender o motivo: o azul traz calma, confiança e sucesso. 

Eu amo azul, minha mãe até dizia que eu precisava diversificar as cores das minhas roupas, porque tudo era azul ou preto. Agora também uso bordô e verde.


Os tons mais claros podem transmitir criatividade, enquanto o tom mais escuro é perfeito para o meio corporativo. Podemos ver a cor azul na marca HP, Dell, Facebook, Twitter e Vimeo.


Significado da cor roxa/violeta/púrpura

  • Positivo: modernidade, erotismo, nobreza, mistério, sabedoria, espiritualidade;
  • Negativo: arrogância, crueldade.

Na psicologia das cores, a cor roxa representa nobreza e modernidade, mas também estimula a imaginação e a criatividade. Tudo vai depender do conjunto de cores associados ao roxo.

Em SPAs e clínicas de estética, por exemplo, o roxo traz a sensação de bem-estar e cuidados meramente estéticos. 

Alguns exemplos de logotipos roxos: Yahoo!, Taco Bell e Twitch.


Significado da cor marrom

  • Positivo: terra, casa, conforto, estabilidade, resistência;
  • Negativo: é a cor menos favorita entre homens, segundo estudo.

A cor marrom remete à terra, plantio, produtos orgânicos e rústicos. Não é à toa que essa cor está presente em produtos alimentícios, como café e chocolate. Tem como exemplos de logos a marca Hershey's e M&M.

Veja que apesar de ser a menos favorita, essa cor é bastante atrativa para o segmento de cafés e chocolates, sendo mais difícil seu uso em qualquer outro segmento.

Paleta de cores: combine cores complementares!

Cores complementares são aquelas que – adivinha – se complementam, exatamente! Elas são opostas no disco cromático e, assim como a versão monocromática (vários tons da mesma cor), não têm erro.

No entanto, se o seu segundo nome é ousadia e alegria, então pode muito bem partir para outras variações, como as cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, tríade, semi complementares, tetraédricas, em quadrado. Veja no gráfico abaixo:

Disco cromático da paleta de cores

As emissoras virtuais apostam na psicologia das cores?

Agora chegou o momento que você tanto esperava: as emissoras do mundo virtual, como a Webtv, Widcyber e Ranable Webs podem evocar emoções diferentes, a partir de suas cores.

Naveguei por alguns sites e trago minhas considerações sobre as cores de cada emissora, confira:

Widcyber

A emissora de Well Vianna mudou de cara e agora o site é roxo, amarelo e azul – uma tríade, senhoras e senhores!. A cor roxa e azul são as preferidas do administrador, que também pensou no significado das cores para que tudo ficasse em plena harmonia. Com essas cores, a Widcyber informa que é moderna, criativa e segura.


Webtvplay

A plataforma de streaming da Webtv apostou nas mesmas cores da Netflix – no work, no pain. Observe que aqui estou falando de design de site, e não apenas de logotipos. A paixão pela escrita e a sensação de premium são traduzidas nos tons vermelhos e pretos da página.



WebTV

A emissora mais antiga do MV traz uma mistura de azul, roxo e amarelo no logo (uma tríade), mas o site tem mais preto, laranja e roxo, além de um colorido harmonioso. 

A WebTV também se renovou com o tempo, trazendo antologias e podcasts, atendendo a públicos diversos, com uma comunicação única e objetiva. Não é à toa que mais de 100 autores já passaram pelo canal.

OnTV

A emissora é multicolorida, usando todas as cores da roda cromática até quebrar o disco na cara dos leitores. É muito rosa, roxo, laranja, amarelo, variações de todas elas, incluindo pink. Colorido assim é bom no sorvete, cheio de confetes, e mesmo assim, tem que saber dosar para não poluir o visual.




Rajax

A Rajax apostou nos tons em degradê da cor azul e conseguiu transmitir tranquilidade e confiança aos seus webleitores. Muito embora não esteja mais na ativa – por enquanto –, o site soube usar a cor favorita de muita gente a seu favor.


Ranable Webs

Azul + amarelo + vermelho, essas são as cores primárias da roda cromática e que são usadas pela Ranable Webs, a emissora onde é exibido o programa Diego & Você. Apesar do conjunto certeiro, a disposição das cores não ficou agradável, é como se faltasse alguma coisa. 


Estúdio Webs

Com uma logo vermelha, a Estúdio Webs apostou em um site minimalista com preto e branco, mas personalizou todas as páginas de obras do site. Aqui, o colorido de algumas páginas ficou em harmonia com todo o site. Assim, a página principal ficou parecendo uma recepção de visitas, preparando todos para as surpresas (positivas) em cada página. 


Existe a cor certa para o meu site/blog?

Depois de conferir o significado das cores e seus exemplos fica claro qual a importância de saber harmonizar as cores para o seu negócio, certo?

Tudo vai depender do seu público-alvo e a mensagem que você quer transmitir, porque não existe uma cor certa para o seu blog/site

Isto é, você não precisa colocar a cor vermelha para links, se a paleta de cores da página for roxo e amarelo. A Widcyber, por exemplo, usa botões azuis para o seu CTA (Click To Action). 

Sobre o multicolorido citado no tópico anterior, se bem dosado, ficaria perfeito em lojas de doces ou produtos infantis.

Já os vários tons de azul emanam confiança e credibilidade, enquanto o azul + amarelo transmite segurança e otimismo, ideal para empresas que entregam serviços de qualidade para clientes exercerem sua criatividade, como é o caso do SuperDominios, um site para contratar domínios e hospedagens a preços populares. 

Ferramentas de paleta de cores

Você acha extremamente difícil escolher as cores, mesmo com o gráfico do disco cromático? Ok, eu também sofro para distribuir as cores, mas existem ferramentas para te ajudar a definir a paleta ideal para o seu negócio. Confira abaixo!

  • Adobe Color – Você precisa de uma paleta de cores tríade, mas quer testar os tons monocromáticos? Não precisa dizer mais nada, apenas aproveite o site do Adobe Color. Além das variações do disco cromático, você pode extrair as cores de uma imagem para usar como paleta de cores.
  • ColorZilla – Trata-se de um plugin do Chrome e Firefox para capturar cores diretamente do seu navegador sem precisar tirar print.
  • Canva – Além de ser um editor de imagens online, o Canva também tem um blog com informações preciosas, como por exemplo, 50 paletas de cores para se inspirar. Diferente dos outros dois mencionados, a ideia aqui é interessante porque mostra as cores distribuídas em cada página e o código de cada uma delas.

Considerações finais

A psicologia das cores está presente em nossas vidas desde sempre, seja nas embalagens de doces, nas roupas, em promocionais de filmes ou nas emissoras virtuais.

O importante é testar cada conjunto de cores, ver qual funciona melhor e entender as reações que provocam nas pessoas. Você pode fazer isso usando formulários de pesquisa e verificando as opiniões semelhantes. 

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