Rápidas & Rasteiras: Megapro chega ao fim, DNA retorna, e Melqui Rodrigues massacra seus fãs; entenda

Cristina Ravela
0
Rápidas e Rasteiras


Após uma dolorosa fase de luto e um ano de tripla jornada, eis que estou aqui, aos poucos, para lembrar que este blog existe e resiste ao tempo.

O ano está apenas começando e algumas movimentações já fazem barulho no MV. Você sabia que o Megapro acabou, mas que a equipe decidiu sair pela porta dos fundos?

E o DNA que decidiu renascer e mostrou a mesma humildade de quando começou?

Pois bem, no rápidas e rasteiras de hoje vamos dar um giro rápido pelo MV, mas já sabe, se esqueci de alguém, segue o jogo.

Bora!

MEGAPRO NÃO SEGURA O ROJÃO, ACABA E DEIXA AUTORES SEM CARTA DE REFERÊNCIA

O povo já estava sendo avisado em doses homeopáticas sobre o possível fim do Megapro. Os comentários eram sempre em tom de humor, o que fez algumas poucas pessoas especularem se era verdade ou não.

Isso porque há alguns anos, cerca de 2017/18, alguém espalhava nos bastidores que a emissora de Lucas Luciano ia acabar e que era para os autores procurarem outra casa. Boatos, né? Por que inventar algo e correr o risco de ver os autores em outra emissora?

Fora isso, recentemente, em janeiro, a página do Megapro no Facebook postou isso aqui:


Mas deve ter sido euforia, já que isso ocorreu logo depois do retorno deste blog e a chance da emissora de ser mencionada aqui deixou a equipe animada. Entendo. Achei bonito que esperaram eu retornar para oficializar o suposto fim. Só não inventem de fazer um comeback, pois esse é um marketing já batido.

A verdade é que quando você acessa a página do Megapro aparece a singela mensagem "Obrigado por tudo". Basicamente, saiu pela porta dos fundos, à francesa, sem chance de chororô.


E, pelo visto, os autores saíram sem carta de referência, porque não foi nem a primeira vez que alguém insiste em dizer que eles (João Carvalho, Everton Brandão, Weslley Vitoritti e Vítor Abou) estão na pista.

OBS.: Failon Teixeira, que também fazia parte da equipe do Megapro e lançou as obras Ilha de Mistérios e Sempre Glamourosa, não precisou de carta de referência, já que é figurinha carimbada no MV e ajuda tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Com isso, já está na equipe do DNA Web Studio como diretor de produções. Arrasou!

Ah, para não haver deturpações por falta de interpretação de texto (acontece muito ultimamente), não há problema em distribuir currículos e todos eles escrevem muito bem. A oficina de roteiro da emissora certamente vai deixar saudades.

DNA RETORNA, ASSUSTA COM LOGOTIPO E ABRE VOTAÇÃO

A emissora DNA (Dramaturgia Novos Autores) está de volta! O administrador Miguel Rodrigues me mandou a novidade em primeira mão e depois postou no grupo da emissora.

De acordo com Rodrigues, duas reprises marcam o retorno do DNA (que agora passa a se chamar DNA Web Studio), onde foi a casa de Débora Costa (lançou por lá a novela Falso Amor).

O retorno oficial está marcado para o dia 20 de março com duas reprises de 2019: Rio Tropical, de Vítor Alves (na faixa das 21h) e De Volta para Casa, de Eric Carvalho (às 22h). 

As reprises vão servir de aquecimento, segundo o administrador da emissora, para as produções inéditas. Inclusive, ele deixou em aberto o convite para que novos e antigos autores inscrevam suas obras.

O DNA foi lançado em janeiro de 2015 e, até 2019 já tinha lançado diversas produções, como Love in Rock e a antologia Dezembro Brilha

Nessa época, a emissora contou com a ajuda de Henzo Viturino (Amores Imperfeitos) para o lançamento de um site e da premiação DNA Awards (Troféu DNA). Foi uma época bem inovadora para o grupo, mas, que infelizmente, não vingou. Quem sabe agora?

Voltando ao relançamento, Miguel Rodrigues contou com um novo logotipo que me deixou perplexa, veja:

Isso parece uma piranha de cabelo ou um galho
cheio de espinhos.

O fundo azul e a logo branca ficaram excelentes, mas o problema é no símbolo do dna. Achei agressivo, parece que a emissora quer transmitir perigo aos autores, competitividade entre eles e briga para ver quem é o melhor. Ou seja, bem diferente da proposta de Miguel Rodrigues sobre reunir pessoas com o mesmo objetivo: criar histórias e explorar a imaginação.

O bom é que a equipe já estava em vias de mudar o logotipo, então o DNA abriu votação e quem ganhou conseguiu traduzir a nova fase do DNA: renovação e confiança.

Nova logo do DNA Web Studio

Para quem gosta do tema e acredita que cores e formatos mudam a nossa percepção, lembre-se que os logotipos das principais emissoras do país têm uma coisa em comum: são circulares. Isso porque o círculo representa união e tem muito a ver com uma empresa de entretenimento. 

E veja que o DNA traz esse formato na própria fonte. Tudo bem que eu deixaria o fundo mais azul como no primeiro e a fonte branca mais branca, mas o importante é que transmite simpatia e amizade.

Detalhe é que as emissoras de TV competem entre si, mas elas têm que transmitir a mensagem para seus parceiros e telespectadores, e não para a concorrência. #ficaadica

ONTV RETORNA REPAGINADA, MAS QUASE NINGUÉM PERCEBE    

Outra emissora que voltou à ativa foi a ONTV, o site que veste rosa independente de ser quarta-feira ou não.

Criada por Jaime Lucas Mattos, a ONTV passou por uma reformulação há alguns anos e o cargo de presidente foi para as mãos de João Paulo Ritter (Caminho Único). No entanto, em pouco tempo, o site foi abraçado pela Megapro em uma parceria que não durou muito tempo, já que o Megapro saiu do ar.

O novo site da ONTVPLAY traz as obras que o povo já conhece e são figurinhas icônicas da emissora, como Segunda Família, Anjo Noturno, Caminho Único e Surpresas do Destino, por exemplo.

Porém, a novidade não causou frisson. Aqui vemos um problema oposto ao primeiro logotipo do DNA para o seu relançamento: tão apagado que transmite a ideia de que "aqui você vai passar despercebido".

Os humores de Narcisa


A combinação rosa + roxo + lilás + azul + laranja + amarelo criou uma poluição visual. Seria interessante estudar uma paleta de cores, mesmo mantendo o rosa ou o roxo, mas buscando harmonizar o site todo.


Também senti falta dos nomes de quem administra o site, no guia "Quem somos nós" e atualização de links (o MegaOD não abre).

Também destaco a necessidade de usar o perfil da emissora nas redes sociais apenas para fins profissionais, isto é, sobre a emissora e suas obras. Não é legal usar o perfil do site para participar de tretas ou inventar histórias, como essa aqui:

Amei o "senhorita Zih", já adotei.

No mais, que venham mais emissoras e novas histórias! 

THE DOLL ON THE HOUSE CHEGA AO FIM E MOSTRA O OUTRO LADO DE MELQUI RODRIGUES        

A minissérie The Doll On The House chegou ao fim. Depois de uma divulgação babadeira, altos custos, pôsteres divinos e muitos choques de realidade, a história de Melqui Rodrigues abocanhou a audiência lado a lado com a novela Corrompidos, de Guilhardo Almeida e A Farsa, de Rubén R. Gomes.

Imagem de The Doll on the House na Widcyber

Não bastasse o merchan todo, a atenção dos fãs e não fãs se virou para o desabafo inédito na webdramaturgia brasileira. Acompanhe o trecho:

"Acho que aqui eu trouxe uma versão do Melqui que eu me recusei mostrar durante tantos anos, e agora é até difícil acreditar que enfim essa versão veio à tona"

Para quem não acompanhou a minissérie, deixo aqui um PEQUENO SPOILER...


...calma, é só um pequenino spoiler sobre o final da história e a dedicatória: The Doll On The House fala sobre vencer os fantasmas para viver um amor puro, sem prisões. 

Desde o início, inclusive, foi mencionado que a história seria um romance gótico mais para o lado do terror psicológico e sobrenatural do que para o terrorzão de Rest Home. Inclusive, expliquei neste post aqui.

Confesso que senti, de longe, uma vibe A Casa Monstro, aquela coisa de se desapegar do passado, perdoar e seguir em frente. O que posso dizer é que a tal boneca, na verdade, é uma pessoa que está presa em uma grande ilusão. E vai bem além daquele bonecão dos teasers, viu?


Não vou explicar, só apenas dizer que o Melqui Rodrigues dedicou a trama ao seu "anjo de bosque", mas se você quiser saber mais detalhes sobre quem é, leia aqui.

No geral, foi um duro golpe descobrir que Melqui Rodrigues, esse autor que entregou Vale Dicere, A Fazenda e Rest Home, tem esse lado romântico. Uma versão surpreendente, amores.

É isso, não tenho nada mais a acrescentar. Gostou deste rápidas e rasteiras de hoje? Escolha uma das opções abaixo, por favor:

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !