Apesar das notícias, tem algumas exclusividades sobre o caso. Continue por aqui.
Um Lugar ao Sol vai parar na justiça por causa de Falso Amor
A notícia de que a Globo e a autora Lícia Manzo estão sendo processadas pela Débora Costa saiu na coluna de Fábia Oliveira, do Em Off.
Ao contrário de alguns comentários, a webautora não esperou 1 ano para acionar a justiça, tampouco o fez sem orientação de um advogado e perito em direitos autorais nem entrou em contato com a imprensa para ficar em evidência. Também não é verdade que ela foi bater na porta dos estúdios aos berros – please, não é assim que se faz, meninas.
Segundo informações, Débora Costa solicitou à justiça, mediante orientação do seu advogado, um pedido de reconhecimento de direitos autorais sobre a história de Um Lugar ao Sol, incluindo indenização milionária por danos morais, materiais e lucros cessantes – referente aos valores daquilo que deixou de ganhar.
Para quem ainda não sabe, Falso Amor foi escrita em 2016, exibida na comunidade DNA, do Facebook, posteriormente, publicada na Widcyber, e finalmente, na Webtvplay. Segundo a autora, Falso Amor foi registrada em 2020.
Mas, e aí, Um Lugar ao Sol é plágio de Falso Amor?
A história central de ambos folhetins contam com irmãos gêmeos, que por acaso do destino, têm suas vidas trocadas e um passa a ser rico e outro pobre.
Mas é claro que isso não seria suficiente para alguém entrar na justiça, certo?
Débora Costa alegou na petição que a novela das 21h, escrita por Lícia Manzo, tem parte da história, personagens e elementos do enredo bastante próximos de sua webnovela.
Para ajudar você a entender algumas das semelhanças que constam na petição (please, não fui autorizada a falar sobre TODAS, até porque não me deixaram saber 😭), veja aí a listinha que preparei:
- Personalidades dos gêmeos – Além de gêmeos e de terem sido separados quando pequenos, Renato (Cauã Reymond) tinha um perfil bastante próximo ao de Henrique (Falso Amor), sem contar a relação complicada com a mãe, interpretada por Ana Beatriz Nogueira, em Um Lugar ao Sol;
- Tatuagem – Renato ostentava uma águia tatuada nas costas, enquanto Henrique tinha uma fênix no mesmo lugar;
- Romance – A filha de Rebeca estava de rolo com o marido da amiga da mãe, em Um Lugar ao Sol. Até aí tudo bem. Só que em Falso Amor, a Ágata se envolveu com Régis, marido da tia dela;
- Paleta de cores – A webautora também alega que a paleta de cores usada nos banners de Um Lugar ao Sol é a mesma de Falso Amor.
É claro que um ou outro elemento não configura plágio, senão Mar do Sertão seria alvo por conta de Flor do Caribe ou um ou dois elementos de Irmãos Coragem, né?
Por isso que a webautora esperou a novela da Globo acabar, para reunir TODAS as semelhanças com a sua novela Falso Amor. Se é ou não é plágio, só a justiça poderá dizer.
Exclusivo: autora foi alertada sobre as semelhanças de Um Lugar ao Sol com Falso Amor
Débora Costa, que é fã assumida da novela A Próxima Vítima, pretendia assistir a novela das 21h e achou curioso o teaser lembrar de sua webnovela. Foi então que sua colaboradora, Tainá Andaluz, chamou a atenção dela ao conferir os teasers do folhetim de Lícia Manzo.
Não satisfeita, ela resolveu procurar outra pessoa para ter uma nova opinião. Eis que ela procura Cristina Ravela (eu aqui, tá?) para saber se eu havia assistido aos comerciais.
Eu não teria falado nada, porque não queria criar expectativas, já que pelo teaser não era possível ter certeza, mas é fato que assim que bati o olho lembrei de Falso Amor. Porém, cabe aos advogados e ao juiz decidirem, pelos elementos mostrados nos autos se, de fato, houve plágio.
Haters defendem Globo e atacam Débora Costa
Junto a comentários de quem não entende nada de processos jurídicos, havia colegas escritores atacando a webautora. Xingamentos, palavras de ódio e tentativas de manipulação pública para forçar as pessoas a acreditarem que uma pessoa que luta por aquilo que acredita, na verdade,
quer biscoito.
Como amo prints e essas pessoas estavam ciente disso quando comentaram em uma rede pública, aqui vão alguns comentários de "amigos" escritores:
Everton Brandão surpreende 0 pessoas com seus ataques de ódio, sempre confundindo seus surtos com opinião. Caso você não consiga abrir a imagem, transcrevo aqui uma parte: "[...] cabeça doente e egocêntrica [...] a queridinha mexeu com as pessoas erradas e ainda movida por um ego extremamente inflado de que ela é realmente tudo isso" [...].
Veja bem o seguinte:
- Opinião negativa: "acho difícil ganhar da Globo / não considero plágio, dei uma lida aqui e não achei igual";
- Opinião positiva: "Torço para que dê certo / nossa, vou registrar minha obra/ isso pode ser verdade";
- Opinião do Brandão: "Grrrr coitada!, Cabeça doente!, Grrr, Acha que vai conseguir alguma coisa, Hahsahshjasjash, te odeio!"
Se tivesse um serviço não estava passando vergonha e descobriria razões reais para se enfurecer.
João Carvalho é estudante de Direito e já teve uma emissora virtual no passado. Quem não está por dentro da história, vai jurar que é verdade. Uma pena. Poderia ter aproveitado a oportunidade para divulgar seus trabalhos, mas o incômodo falou mais alto e ele esqueceu dele mesmo.
Webautora também recebeu apoio
Foram poucas as pessoas que atacaram a webautora para sair em defesa da Globo. Ainda bem, ficaram minúsculos diante daqueles que entenderam as regras do grupo Blog da Zih, no qual eu vigio e, se necessário, puno quem atacar, humilhar, ofender, xingar qualquer membro dali.
Agora veja esse comentário em um dos sites que noticiou o processo movido contra a Globo por conta de Um Lugar ao Sol:
Houve quem debatesse o assunto no Whatsapp também, e outros que compartilharam, como o Luís Gustavo (Testemunha de um Crime), a notícia do processo contra a Globo. Além disso, foi realizada uma live no perfil de
Ricardo Jim (cover de Jim Carrey, conhecido como Jim Carrey brasileiro) com Débora Costa para discutir sobre o assunto.
Para finalizar, o trecho contido no site Em Off, diz que o juízo entendeu pela inexistência de elementos que indicassem que os argumentos apresentados pela autora estariam corretos e ajustados. Sendo assim, “Débora não fez jus a qualquer tutela provisória que lhe garantisse impedir a a reprodução da novela antes do efetivo julgamento do caso”.
Nesse sentido, provas e a contratação de outros peritos serão necessários para resolver a questão: Um Lugar ao Sol é ou não é plágio de Falso Amor?