Com o sucesso da minissérie As Mulheres da Minha Vida, exibida no primeiro semestre deste ano, na WebTV era de se esperar que o retorno de Everton Brito às novelas fosse glorioso. No entanto, o que era pra ser divino acabou ficando apenas pro personagem Cecílio o papel de ser anjo salvador.
Na história de Dom de Amar, Marina é uma jovem apaixonada por Leandro, que larga a noiva no altar para se encontrar com a amada grávida. Porém, ele é vítima da cilada de Demétrio, jovem que se faz de amigo, mas tá doidinho para ficar com Marina.
No meio disso, tem Cecílio, um anjo encarregado de cuidar de Marina até o seu parto, pois o filho dela será alguém muito importante para a nação (herói ou ditador, não sabemos). O problema é que ele se apaixona por ela e impede que a garota morra durante o parto.
Sem mais lero lero, confira a review de Dom de Amar!
Pontos positivos
Para não fazer textão como na review anterior, serei breve, prometo.O primeiro capítulo foi bom, tanto na estrutura usada como no roteiro geral. As obras do Brito são cativantes e memoráveis, tanto pela história quanto pelo autor conseguir imprimir sua simpatia na trama.
A novela começa com o anjo Cecílio caindo do céu e lutando para que forças estranhas não o levassem dali. Tivemos as juras de amor entre Marina e Leandro; a conversa suspeita entre Demétrio e a noiva de Leandro; o casamento não ocorrido; a morte de Leandro; e o enterro movimentado com o pai do defunto sem a menor sensibilidade para com a dor de Marina.
Em seis capítulos vimos Cecílio chegar a casa de Marina, romance no ar, dois acidentes de carro, uma morte e pai desnaturado dando remédios pro filho ficar doidão.
Sim, Michael, é muita coisa terrorífica pra uma trama angelical. |
Entretanto, somente o primeiro capítulo parece ter sido escrito com mais atenção. Pouquíssimos erros, como na frase "janela à dentro" (não há crase) puderam ser notados, além do vocativo ter sido respeitado.
Pontos negativos
Os capítulos seguintes, infelizmente, não conservaram o mesmo cuidado no roteiro anterior. Várias vezes algumas palavras foram comidas, outras tiveram problema de pontuação, fora o roteiro em si, mesclando com o literário e sem respeitar a ordem fílmica.Tragam os prints, comandante Hamilton, nós queremos imagens!
Como você pode perceber, Demétrio é um vilão meio atrapalhado. Prefere usar uma furadeira para desparafusar a roda do carro de Leandro em vez de cortar os freios. Estranho que ninguém ouviu o barulhão na garagem. Seria uma furadeira silenciosa da Mercado Livre?
Lembra quando falei da ordem fílmica? O que vem primeiro numa cena visualizada na TV enquanto Sarita e Marina saem do ônibus? Sarita desperta, depois Marina desmaia, mas é amparada pela amiga.
No print destacado, houve um embaralho de cenas que, mesmo entendendo a situação, poluiu o trecho. Sugiro o seguinte: "Então descobre Sarita, que desperta a tempo de amparar Marina em um súbito desmaio". Observe que é a mesma cena, porém mais enxuta e clara.
O trecho "as presas" sem crase. Foi um dos erros encontrados em Dom de Amar, além de supressão de sílabas, como "assusta" no lugar de "assustada", encontrada em um dos 6 capítulos lidos.
Everton Brito tem o dom de cativar, mas precisa ter mais atenção para não cometer erros bobos. Uma boa revisão ajudaria.
No mais, Dom de Amar tem um "Q" de espiritualismo ao abordar as consequências de mudar o destino de alguém. Na novela, Marina deveria morrer no parto, mas é salva pelo anjo Cecílio. Por conta disso, Marina muda sua personalidade, torna-se cruel e vingativa, mudando completamente o rumo da história.
Se você curtiu a review da webnovela Dom de Amar, não deixe de comentar aqui ou nas redes sociais.