Retrô 2018 | Este ano o Brasil deu ou não deu certo?

Cristina Ravela
0
Longe de ser uma premiação, o BDZ traz uma listinha sobre quem deu certo e quem fez a linha "o Brasil que eu não quero" no Retrô 2018.



Eita que 2018 foi tão tenso perto de sua despedida, tão politicamente raivoso, que ninguém lembra da Copa, né mesmo? Quanto mais no que prometeu na virada. Porém, como tudo na vida depende de uma boa pesquisa e aquela apurada esperta, eis que chegou o Retrô 2018.

Para me ajudar, resolvi fazer duas enquetes no grupo Blog da Zih: programas e dramaturgias marcantes. Não se trata de premiação, apesar d'eu ter usado o termo "melhores", mas é uma forma de saber quem mais chamou atenção positivamente, cumpriu com um dos objetivos que é se fazer presente.

Pega seu café e mostra seu dedo mindinho ao segurar a xícara, porque você é elegante e hoje é dia de politicagem - pelo menos nos memes.



Saiba agora quem DEU CERTO e quem faz parte da ala "o Brasil que eu não quero" no Retrô 2018. Ah, vão dizer que é fake news, coisa de esquerdista, paraquedista, fisioculturista, mas não é, garanto. Tem opinião minha também, então segura a raiva se você for do contra, tá?

Usado

Retrô 2018 - Quem DEU CERTO?

Nesta ala, lindamente, encontram-se aqueles que, por um MV melhor escreveram suas novelas e séries, dirigiram e/ou apresentaram excelentes programas e marcaram presença com aparições memoráveis.

Programas / Jornalismo


  • Para começar, seleciono os 5 programas mais marcantes de 2018, segundo a votação do povo:

  1. Revista Atenta (Megapro)
  2. Misturama (WebTV)
  3. Hello! (Megapro)
  4. Cyber Show (Cyber TV)
  5. Papo com o Autor (WebTV)


  • 5 programas mais marcantes de 2018, segundo o BDZ:

  1. Avant Premiere (WebTV)
  2. Astrolozilda (WebMundi)
  3. Cyber Backstage (Cyber TV)
  4. Boletim Virtual (WebTV)
  5. Papo com o Autor (WebTV)
  6. Hello (MegaPro) * Extra, porque sempre cabe mais um.

Dramaturgia


  • 10 obras mais marcantes de 2018, segundo o público:

Como assim 10, minha fia?? Então, era para ser 5, mas o número de webnovelas e webséries foi tão grande, que selecionar apenas 5 seria sacanagem com a libriana aqui. Então, pensei: tem que mudar isso aí, talkey?

Ops! Parece que o outro faltou ao Retrô...



  • Eis as 10 obras que chamaram atenção do povo este ano:

1. Antes que o Dia Amanheça - de João Carvalho
2. Dias Melhores - de Vítor Abou
3. Juízo Final - de Weslley Vitoritti
4. Anti-Herói - de Cristina Ravela
5. Gato Preto - de Cristina Ravela
6. Perfil Fake - de Rynaldo Nascimento
7. Eu, Kadu - de Francisco Siqueira
8. Incognoscível - de Hugo Martins
9. Insensatez - de Débora Costa
10. Caminho Único - de João Paulo Ritter


  • 10 obras que chamaram atenção este ano, segundo o BDZ:

1. Eu, Kadu - de Francisco Siqueira
2. Dark Hills - de Eduardo Moretti
3. Gato Preto - de Cristina Ravela*
4. Talismã - de Édy Dutra
5. Insensatez - de Débora Costa
6. Caminho Único - de João Paulo Ritter
7. O Leão - de Marcelo Delpkin
8. Perfil Fake - de Rynaldo Nascimento
9. Incognoscível - de Hugo Martins
10. Vale Dicere - de Melqui Rodrigues

* Eu não ia nem citar minhas obras, bem como não citei Anti-Herói, ainda que tenha permanecido nos holofotes graças aos fãs (beijo, Kax Silva!). Porém, Gato Preto marcou tanto que até o Aguinaldo Silva se inspirou fortemente no banner da minissérie para O Sétimo Guardião, né? Eu tava com ódio, mas ao ver o andamento da novela, supero e saio sambando.

Vão dizer que sou petista...



  • 3 coisas diferentes que eu vi e gostei:

1. Infinity Awards (OnTV)
2. Série antológica Meia-Noite (CyberTV)
3. Web Mundi GO!

A OnTV trouxe sua primeira premiação e foi um sucesso, apesar de não ter avaliado as produções inscritas antes de jogar na roda...

Era pra ser outro meme político, but...


Uma obra especial que ganhou fama dentro e fora do Brasil é a série antológica Meia-Noite. À época da enquete ela não havia estreado, mas deixo aqui meu voto nela. A série de terror foi uma das mais esperadas deste segundo semestre e não poderia ficar de fora dessa lista, né?

A Web Mundi inovou e garantiu um lugar neste espaço. É a WebMundi GO!, uma plataforma com exibição de obras da casa e outras de fora, com belas promocionais, sinopses atraentes e um diferencial: você pode ouvir as tramas. Deu até vontade de enviar uma obra pra eles, sabe?



Retrô 2018 -  "O Brasil que eu não quero"

Diferente da anterior, a lista "O Brasil que eu não quero" traz apenas programas que, por algum motivo, deviam ter sido repensados antes da exibição. Programas são mais fáceis, pois acompanhei todos até o final, ou boa parte, pelo menos.

Descubra quais são esses programas, que mesmo com boa intenção, chamou mais atenção pela negatividade:

Programa do Zoh

Precisa falar? O post lançado em janeiro diz por si só.

"Taí ó"

Revista Atenta

Algumas colunas abordaram TEMAS FORTES e NOVELAS MEXICANAS, todos elas com um viés crítico e questionável.

Comparação de novelas mexicanas a miojo, como se fosse algo ruim (lembrando que essa coluna saiu no momento em que se discutia temas sociais nas obras); e debate sobre incluir TEMAS SOCIAIS nas webproduções, de forma massiva, se levarmos em conta o forte MERCHAN que a emissora fez de suas novelas. Nada contra, mas a maneira como foi feita foi chata pra carai.

Dormiram

Raça

O Reality Show Raça tinha o propósito - válido, deixa eu destacar - de revelar um novo talento do MV. Lamentavelmente, Gabriel Fonseca saiu do jogo, justo o que se saiu melhor em todas as provas. Ele não foi o primeiro a abandonar o barco, e cada um com suas alegações.

O grande problema é a intenção de fazer algo muito similar aos realities shows da TV, incluindo polêmicas, sem o menor filtro. Não vou defender o concorrente Failon Teixeira, bastante rechaçado no programa, porém, o tratamento dispensado a ele foi humilhante.

Parece cena montada, né, gente?


Cena montada ou não, a direção deveria ter tido maior cuidado, pois um novato, ao se deparar com o Raça, vai achar que o MV é isso: um show dos horrores para você conseguir ser notado por sua obra. O raça queria descobrir um novo talento na escrita ou um sobrevivente?

Algumas críticas soaram estranhas, como essa aqui:

Clique para ampliar


Outras foram mais centradas, mesmo chamando os trabalhos de decepcionantes - e alguns eram de fato.



Bem, o Retrô2018 tá chegando ao fim. Esses três últimos programas da Megapro formam "o Brasil que eu não quero", entretanto, a Revista Atenta ainda tem seus méritos e ainda pode ser salva.

Em 2019, o BDZ completará 10 anos infernizando sua trajetória no MV cheia de calos que você tenta esconder com óleo paixão, tá? Só lembrando mesmo...

Curtiu esse Retrô 2018 no ritmo frenético da política brasileira? Comente, curta, compartilha, faça o diabo a quatro, viu?
Agora vou indo, e não me faça perguntas difíceis, pois to tentada a fazer voto de silêncio...


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !