Entenda o edital que vai selecionar escritores para a primeira antologia da WebTV

Cristina Ravela
0
São disponibilizadas 10 vagas para contistas que amam o gênero policial.

Se você curte Ágatha Christie, Arthur Conan Doyle, Rubem Fonseca, P.D. James, Edgar Allan Poe e por aí vai, pode se interessar pela primeira antologia da WebTV.

Banner da primeira antologia da WebTV.


"Contos Contemporâneos da Violência Urbana" é o nome da antologia policial, já divulgada pelo Jornal Online da WebTV, como forma de celebrar os 10 anos deste blog e os 15 anos da emissora. É possível incluir os subgêneros drama, suspense, hot e ação.

O edital abrange algumas regras específicas para que você possa participar. Por isso, hoje você entenderá o edital de lançamento da antologia da WebTV para não ficar de fora.

Vamos lá, povaréu!

O que preciso saber sobre a primeira antologia da WebTV?

Primeiro que é um marco na história da WebTV trazer uma antologia literária. Nunca antes na história desse MV, a emissora tinha embarcado nesse carrossel onde o mundo faz de conta a terra é quase um céu.



Pois bem, o edital saiu recentemente contando com regras típicas e mais abrangentes como em um concurso. Assim como nas antologias da Séries de Web, Web Mundi e, na atual CyberTV, a WebTV aceitou a proposta de trazer "Contos Contemporâneos da Violência Urbana" para ser sua primeira série antológica.

No entanto, é natural que alguém questione sobre alguns parágrafos do edital. Segue abaixo as principais dúvidas:

1. Os analistas participam, mas tem privilégios?

Como muitos de vocês sabem, em um concurso, geralmente, os organizadores, analistas e seus parentes não participam. Porém, isso não foi problema na antologia Zero-Hora, não será problema na WebTV.

Ainda assim, para evitar problemas e discursos de que a organização não está sendo imparcial, os analistas participam sim, mas caso o conto avaliado por eles sejam semelhantes, parecidos às suas próprias obras, os analistas devem reescrever seus contos em prol do trabalho alheio. Ou seja, eles não têm privilégios.

2. O que acontece com o conto não classificado?

Não entra na antologia, ué.



Então, dependendo da extensão dos problemas encontrados no conto literário, a equipe entrará em contato com o autor para que algumas mudanças sejam feitas. É preciso, porém, que o conto tenha uma revisão básica feita pelo próprio autor, porque muitos erros de gramática, conto fora das regras e apologia ao crime desobriga a banca julgadora de promover um help.

3. Como saber em qual subgênero se encaixa o meu conto?

São 4 subgêneros para a antologia policial, e como tem pessoas, que assim como eu, já se perderam ao tentar definir a própria obra, aqui vai a definição resumida de cada um:

  • DRAMA - Tem relações com os conflitos internos de cada personagem, sempre com um tom trágico mais acentuado. Um drama policial focaria nesses conflitos do protagonista, sendo ele o criminoso ou não.
  • AÇÃO - Aborda o constante embate entre mocinhos e vilões na base da força física, com altas disputas de corrida ou troca de tiros. Imagine aqueles filmes com carros voando da janela de um prédio altíssimo e derrapando lindamente na estrada, sem feridos. Ação tem dessas coisas.
  • HOT ou erótico - Tem secsu no meio.


Diferente do pornô, o erótico precisa ser constituído por uma história e não apenas por sexo. Um crime passional, envolvendo relações íntimas, ou o detetive investigando uma tragédia num bordel podem ser exemplos de um hot policial. Mas lembre-se! É hot! Portanto, as cenas de secsu precisam ser mais predominantes, aliados ao gênero principal.
  • SUSPENSE - Basicamente, toda trama policial implica em suspense. Uma investigação sempre leva o personagem às margens da incerteza e tensão na busca pelo assassino. Suspense, portanto, é a aliança entre a ansiedade e a incerteza diante dos fatos.

Se o seu conto prevalece um desses ou até dois subgêneros, então tá ótimo.

4. Posso fazer minha própria arte para o meu conto?

Não só pode, como deve. Cada autor vai receber um banner para ilustrar a capa do Facebook e Instagram, além de uma promocional para divulgar em grupos ou na própria timeline.

O autor também pode fazer divulgações extras, produzir as próprias imagens e até vídeos teasers, se quiser. Isso é a critério de cada participante. Lembrando que os contos NÃO PODEM CONTER nenhum tipo de imagem no corpo do texto. Imagens enviadas em anexo precisam ser para divulgação externa, e não servir de ambientação do conto.

5. Posso ambientar minha história em qualquer lugar e época?

Em qualquer lugar do Brasil, sim. A antologia prioriza contos nacionais, abordados em nosso país, cujos personagens são bem brasileiros. Além disso, só serão aceitos contos que sejam ambientados numa cidade. Então esqueça aquele assassinato em áreas rurais, faroeste, navios ou aviões, hen.

Poxa, cortou meu barato...

Já a época retratada é a atual, tanto que o nome da antologia é "Contos Contemporâneos da Violência Urbana".

6. O que abrange a violência urbana?

Apesar de parecer óbvio, pode ser que alguém tenha dúvidas sobre o que de fato abordar nessa antologia. Violência urbana é todo crime que ocorre na cidade, como assalto, homicídio, tráfico, violência doméstica, etc. Portanto, trata-se de violência que vai contra a vida alheia e a ordem pública em cidades.

7. Quem faz parte da banca julgadora?

Cristina Ravela (eu mesma) e L.F. D'Oliveira (The Devil's Band). Quem quiser se juntar a nós, é só entrar em contato.

Essas informações sobre "Contos Contemporâneos da Violência Urbana", a primeira antologia da WebTV foram úteis para você? Caso tenha mais alguma dúvida, pode entrar em contato aqui mesmo, deixando seu comentário, ou na página e grupo do Blog da Zih.

Em breve teremos mais um post sobre o assunto: regras para um conto policial.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !