Cancelamento de obras | Cancelar é coisa séria!

0
Tenho pra mim que o cancelamento é como uma praga que vai dizimando um autor, seu público e a emissora. Cancelar é coisa séria.



Quem nunca passou pela fase ruim de desistir de algo. De ter que parar com um projeto, cancelar uma história e interromper um sonho. É ruim, mas essas coisas acontecem.

A pergunta que devemos fazer é "Por que desistimos de algo no meio do caminho?' "Por que cancelamos nossos projetos?". Pra buscar ainda mais interação com você, querido leitor, eu darei aqui algumas opiniões sobre o porquê de desistirmos, mas, quero que você contribua com a sua sugestão dizendo o que fazer para evitar o temido cancelamento. Vamo lá?!

Preparo

Pra quem já cozinhou alguma vez na vida, experimenta pôr o feijão no fogo sem antes ter: 

  • Limpado o feijão
  • Cortado as verduras
  • Separados os temperos
  • Entre outras coisas
Sem falar da burocracia em mexer com panela de pressão - pelo menos eu sofri a primeira vez. O que quero dizer com isso é que muitas vezes falta o mínimo de preparo pra começar a cozinhar - ou escrever.


Não quero com isso, dizer que todo mundo que escreve tem que ter todas as ferramentas disponíveis. Existem escritores que têm uma ideia inicial e pelo prazer da escrita vão desenvolvendo e desenvolvendo de forma orgânica e fluida.

Mas, a grande maioria quando faz isso - e eu sou um exemplo vivo - é de que "Se eu tivesse planejado melhor, minha história não teria tanto imprevistos, ou buracos", é a simples sensação de que o mínimo de planejamento iria me ajudar à beça.

É por isso que existem mapas, bussolas, agendas, despertadores e gente crítica. Eles servem para nos auxiliar no preparo, na organização. 

Pra começar a escrever esse pseudo artigo, eu pensei com antecedência no tema, nos tópicos, nos subtópicos e no conteúdo em si. Eu poderia ter feito isso sem nenhum planejamento, mas provavelmente a mensagem não surtiria nenhum efeito e a linha de raciocínio estaria prejudicada - Se já não estiver.

Pra terminar a falar sobre preparo, o mínimo de planejamento nos possibilita menos estresse e a possibilidade de sempre evoluir, já que os erros do passado servem como trampolim para ultrapassar os obstáculos futuros. Sem falar que projetos mais elaborados, a longo prazo e mais densos, requerem um mínimo de organização. Sem isso, você corre o risco de se perder no caminho ou CANCELAR. Triste.

Pra quê tudo isso?


Nós não sabemos o que queremos, e isso é fato. Sem saber aonde queremos chegar, não chegaremos a lugar nenhum. Profundo, não?

A questão é: "O que você quer falar? Qual sua mensagem?". Sem ter uma opinião, seja certa ou seja errada, você não tem voz. Coisa ruim é não ter um posicionamento. E isso se reflete no que você escreve.

Personagem em cima do muro, é coisa chata - a não ser que isso tenha um propósito. Mas, queremos saber o que o cara acha daquilo. Queremos saber o que o autor acha daquilo.

Você é contra ou a favor do aborto? Você é esquerda ou direita? Esses questionamentos servem para posicionar sua história e seus personagens. 

E pra enriquecer ainda mais esse tópico, o que os melhores artistas fazem é suscitar a reflexão. É quando um personagem é contra e o outro a favor. Quando cada um expressa seu ponto de vista de forma honesta e fundamentada. 

A falta de PROPÓSITO ao escrever, é um dos motivos que ajudam o autor a cair na garganta do inferno. É importante saber qual seu objetivo ao tratar sobre determinado tema. Como abordar? Qual meu olhar sobre esse assunto? Como isso pode ser interessante?

Nem todas as obras tem essa preocupação. Se você quiser escrever uma comédia escrachada sem nenhuma mensagem, só pra divertir, isso é viável. Mas veja, até nisso há um propósito: diversão. Tem gente que busca só entretenimento. E tem gente que quer descontrair os outros. 

Mas o cara que vai fazer as piadas, vai pensar quais serão as piadas legais, como ele pode fazer o público gostar da comédia dele. Entendeu? Tudo tem um propósito, ainda que implícito.



Dá próxima vez que pensar em cancelar sua obra, pense nesses tópicos abaixo, isso me ajudou, talvez te ajude também.

  • O que eu quero falar sobre esse tema?
  • O que o meu personagem quer?
  • Qual a minha opinião sobre esse tema?
  • Qual a opinião do meu personagem sobre esse tema?

Continue a nadar, continue a nadar lararará

Você já deve ter assistido o filme "Procurando Nemo", se ainda não viu eu te aconselho a fazer isso urgentemente.

Você é Marlin, um peixe palhaço e pai do Nemo. Você sonhou com um futuro maravilhoso assim como Marlin fez. Você foi levado pela empolgação em ser um grande autor e alcançar todo o reconhecimento possível. Da mesma maneira que o peixe palhaço fez ao comprar uma casa maravilhosa, com uma esposa maravilhosa e com filhos à vista também maravilhosos.

Mas, um certo dia, um predador se aproximou de você. Um predador chamado MEDO. E esse predador abocanhou todos os seus sonhos. Te deixando apenas com uma última esperança que se chama NEMO. 

Você sabe qual é o seu Nemo? Vai pensando aí!


Certo dia você sufocou tanto esse Nemo, que ele fugiu de você. E daí você percebeu que precisava fazer alguma coisa pra conquistar de volta o seu sonho. Ou então, perderia-o pra sempre.

Talvez você já tenha cancelado alguma coisa. Talvez esteja pensando em cancelar. Vale a pena sufocar o seu Nemo? Que tal voltar pra ele e dá asas à imaginação?

Que tal dar ao seu Nemo mais ferramentas, mais planejamentos, mais propósito? Pra que ele seja livre e se expresse com essa liberdade.

Qual a história que você está contando atualmente? Por que ela tá empacada? Já parou pra pensar que tem gente querendo saber o que vai acontecer com seus personagens? Parou pra pensar que tem gente querendo ver o Nemo crescer e ter um final feliz?

Sempre aparece uma Dory pra dizer: "Continue a escrever, continue a escrever". 

Você sabe por que a Dory sempre ESQUECE?

Esqueça o trauma do seu cancelamento anterior! Esqueça o fracasso da sua última obra! Esqueça que você falhou e continue a nadar! Continue a aprender! Invista nos seus sonhos e nunca pare!

Marlin só perdeu o medo quando percebeu que seu filho - sua obra - era capaz de continuar. Era capaz de romper com as adversidades e sobreviver. E você só ira perder o medo de não dar certo, quando romper com o caos e as dificuldades e continuar a investir no seu sonho. Continue a nadar!

É isso que você quer? Então vai em frente!

E agora, já sabe qual é o seu Nemo? 



Gostou? Não faça como a Glória fez. Deixe sua opinião!


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !