E a esperança morreu muito antes do final - Fica a dica

Marcos
0

Fala amigos e amigas do MV. Tudo certinho com vocês? Aqui é o Marcos, autor de algumas obras no MV, as quais você pode encontrar na widcyber e na webtvplay. Estou estreando por aqui e hoje vim falar um pouco sobre uma série pouco difundida no Brasil, mas que pra mim ocupa o primeiro lugar no meu top5 de séries já finalizadas (aquelas que já acabaram e não têm mais previsão de novas temporadas). Sim, vou falar de Sons of Anarchy em um dos momentos mais chocantes e que impactou direta e indiretamente para um final sombrio.

Passei muitas vezes por Sons of Anarchy e nunca quis assistir, afinal, o que uma série já com 7 temporadas, sobre uma gangue de motoqueiros poderia me entregar? Olha, entregou e muito. Quando finalmente assisti eu me questionei: porque eu não comecei antes?


Kurt Sutter, criador da série, não brinca em serviço. Ele é direto e objetivo em cada um dos episódios, o que acaba conquistando o espectador. A premissa do clube de motoqueiros e toda sua disciplina, regras, hierarquia e conduta deixam a trama ainda mais interessante.

Um dos pontos altos de Kurt Sutter se encontra na construção dos personagens. Ninguém é inteiramente bom ou ruim, todos, sem exceção, possuem ambos os lados, como todo ser humano e é aí que está a grande sacada do seriado. Pois, fica muito mais fácil se relacionar com os personagens quando eles se apresentam mais verossímeis. (FICA A DICA PESSOAL - PERSONAGEM BOM É AQUELE QUE APRESENTA OS DOIS LADOS - É AQUELE QUE TEM UM DIA FELIZ, MAGNÍFICO, MAS QUE TAMBÉM SOFRE NO DIA SEGUINTE, ONDE DÁ TUDO ERRADO).

O autor foi sagaz ao criar um épico trágico e, como ele mesmo já revelou, se inspirou em Hamlet para isso. Entre drama e ação, a série sobre Jax Teller (Charlie Hunnam) é ,acima de tudo, a história de um homem que queria se afastar de suas estruturas destrutivas e encontrar o seu próprio caminho. Assim, a série não economizou em golpes chocantes do destino e em cenas de morte angustiantes, algumas das quais difíceis de processar.

Uma destas mortes, a qual quero falar aqui, acontece na Sexta Temporada (penúltima da série) e é uma daquelas cenas que impacta e muda todo um final que pode estar se construindo. (VAI TER SPOILER? POIS É, ALGUMA COISA VAI TER SIM - SE VOCÊ NAO GOSTA, ENTÃO NEM CONTINUE).


Como uma antiga namorada de infância que retorna à vida de Jax logo no início da série, Tara (Maggie Siff) sempre defendeu o bem e a esperança na vida do protagonista. Mesmo que o relacionamento dos dois e, mais tarde, o casamento deles fosse uma verdadeira montanha-russa, Tara lutou para conseguir proteger a vida de seus filhos Abel e Thomas. No entanto, o final da 6ª temporada quebra de vez essa esperança da maneira mais cruel que poderia existir. Depois que a mãe de Jax, Gemma (Katey Sagal), assume que Tara quer fazer um acordo com a lei e trair o moto clube, ela lhe faz uma visita trágica.

Gemma bate brutalmente em Tara (NÃO SEREI TÃO CRUEL QUANTO ELA E NÃO VOU DIZER COMO ELA FAZ ISSO - ESTE SPOILER VOCÊS NÃO TERÃO). O confronto extremamente dura menos de dois minutos, mas termina com uma imagem sangrenta e o subsequente encobrimento do crime realizado. 

Gemma explode como um predador e ataca Tara até que ela seja praticamente destruída - uma sequência inesquecível e horrível. E estamos falando da série em que Jax testemunha o assassinato de seu melhor amigo (outra morte extremamente impactante da série) ( SE EU FOSSE FALAR À FUNDO DE CADA UMA DESTAS MORTES E O QUANTO CADA UMA IMPACTOU FICARÍAMOS POR UM BOM TEMPO AQUI ESCREVENDO).

Até então, era Tara, em particular, quem pelo menos daria aos filhos do líder da SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original) um futuro melhor. No entanto, sua perda se torna o momento em que o personagem principal de Charlie Hunnam cai no abismo. Como um dos momentos mais difíceis da série, a morte de Tara tornou tudo ainda mais trágico e angustiante para temporada final de Sons of Anarchy. Com ela, a esperança morreu muito antes do que no final da série. 

E era sobre isso, meus amigos e amigas do MV. Esta série precisa ser vista por um número maior de pessoas, principalmente aqui no Brasil, pois no exterior, principalmente nos EUA, a série, assim como para mim, é uma das melhores que existe. Me inspiro muito em Kurt Sutter, seu criador, pois ele trabalha muito neste lado humano (bom e mau / dias fáceis e lindos e dias difíceis e tenebrosos), afinal esta é a realidade de todos e se queremos ser fiéis em nossas obras, devemos muito levar isso em conta.

Ahhhh, e antes que eu me esqueça, eu tenho um projeto engavetado em que me inspiro muito em Sons of Anarchy, mas também fazendo uma junção com outras grandes séries que aprecio, como Yellowstone e Breaking Bad (QUE MISTURA DOIDA, NÃO É? MAS AGUARDEM E LERÃO).

Gente, o MV tem espaço pra todo mundo, mas precisamos sair "fora da caixinha", sair da "mesmice", inovar, trazer novas tramas que fujam do habitual, afinal somos criadores. Um grande abraço e até a próxima.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !