Edição da CCV23 sob nova direção divide opiniões: "antiético"

0
Gretchen revoltada meme


No último dia 22, o Portal Felipa anunciou que irá realizar a Comic Con Virtual. Após alguns protestos, declarações polêmicas e uma forte acusação de que não houve comunicação com a Webtv, emissora que vem realizando o evento nos últimos anos, o portal declarou veementemente que irá adiante em concretizar a CCV. 

Em seu último post, Felipa declarou que nunca foi necessário pedir parceria à Webtv, que o evento não é criação da emissora e que fará um formato único que não se iguala ao que Gabo vem realizando. 

Além disso, o portal lamentou a declaração de certos autores chamando-os de "limitados" e enfatizando até que alguns têm "problemas com a justiça"; citou um possível boicote ao evento e para finalizar declarou como de costume que tem o maior portal de notícias do Mundo Virtual

Diante da polêmica entre o Portal Felipa e a Webtv, Gabo Olsen acabou se pronunciando e expressou seu descontentamento em não ser comunicado pela Felipa. O atual presidente da Webtv chegou a dizer que:

conversar com o último organizador que possui a autorização da marca CCV na versão adaptada pelo Mundo Virtual é o mínimo que se espera de alguém que respeita o espaço onde se encontra.

Gabo também deixou claro que a Webtv possui os direitos de exibição da Comic e que tinha a intenção de realizar o evento este ano. Se quiser ler o pronunciamento completo é só clicar aqui.

Apesar da insatisfação com a falta de comunicação, o presidente da Webtv nunca disse que Felipa não podia realizar o evento ou que precisava de sua autorização.

O principal fator aqui foi a falta de comunicação que acabou prejudicando os planos da emissora. Alguns autores sugeriram até uma possível parceria para que todo o imbróglio fosse corrigido. 

Veja o que o autor Anderson Silva disse sobre isso:

Concordo que a CCV continue sendo organizada pela WebTV, como tem sido nos últimos anos. E isso não impede que a Felipa se torne parceira no evento este ano, podendo usar seu portal para divulgação, entrevistas com os autores participantes, entre outras coisas.
Até achei um pouco precipitado o portal ter anunciado tão rápido assim esse evento e logo ter aberto as inscrições. E olha que não tem muito tempo, estava rolando uma conversa por aqui se haveria algo como a CCV para divulgação de futuros trabalhos.
Se observamos o tempo cronológico de lá pra cá, foi muito rápido do momento dessa conversa até o anúncio. Talvez essa pressa por logo anunciar um evento grande como esse, tornou tudo precipitado sem ter o cuidado de ir atrás do último organizador do evento e questionar se eles teriam planos para preparar a próxima CCV (seja para esse ano ou para o próximo). Isso, quem sabe, evitaria o desgaste que esta tendo agora.


Mesmo assim, parece que Felipa ignorou os vários conselhos sobre a comunicação e declarou que: 

Muito se falou em ética nesse espaço, mas não é de hoje que isso falta em outros sites e mídias. O portal poderia procurar a última emissora e questionar sobre o evento? Claro que sim, mas não foi necessário. 

Eu reintegrado aqui, a COMIC CON não é um evento de criação seja da WEBTV ou de outros autores. O evento foi criado décadas atrás e depois foi adaptado diversas vezes. Assim como acontecerá com essa versão.


Parece que Felipa, reintegrado ao MV, reconhece a questão ÉTICA sobre dividir o mesmo espaço e respeitar este mesmo espaço habitado por outros. Mas, ela ignora a lição que tenta passar. 

Mesmo afirmando o poder que tinha de comunicar o evento, ela afirma não haver necessidade de fazê-lo. Mesmo sabendo que poderia evitar este processo questionando Gabo sobre o futuro do evento, ela escolhe deliberadamente ignorar o que sabe. 

Mas, como surgiu a ideia de realizar a Comic Con pelo Portal?

Em seu grupo do Whats e sugestionada por alguns autores, Felipa decidiu fazer uma enquete com o intuito de descobrir o apoio por parte dos autores deste mesmo grupo particular. 

Nenhum autor fora do grupo foi procurado. Aparentemente nenhum autor da Webtv, que costuma aderir à Comic, foi questionado.

Mas, com o apoio de dez autores do seu grupo privado, Felipa decidiu realizar a Comic, ou seja, ela buscou a opinião de alguém, menos de quem já costumava realizar o evento.

Reiterando, não foi somente uma questão de falta de comunicação, foi acima de tudo falta de respeito, e isso sim é antiético.

Da forma que Felipa embasa seus fundamentos afirmando que "a COMIC não é um evento de criação seja da WEBTV ou de outros autores" dá-se a entender que a emissora proibiria qualquer um de realizá-lo; o que não é verdade. 

Todavia, como já foi dito, essa não foi a questão, mas a falta de comunicação com Gabo, já que o mesmo vinha realizando a CCV nos últimos anos. Mas, Felipa apoiada na opinião de alguns autores, decidiu ir adiante, ignorando, inclusive, o aviso de que a Webtv costumava estar à frente.

Parece que todo esse movimento gerou uma forte polêmica no Mundo Virtual e dividiu opiniões. Veja o que Everton Brandão disse a respeito:

"autorização" KKKKKKKKKKKK se manquem. Não fazem nada no MV durante o ano e quando alguém vem e faz, acham ruim. Não me surpreende que essa emissora falida que vive de reprise se inspire no SBT. Até cidade de interior faz comic con. Mas as bonitas querem permissão. É mole? Vão caçar revelar tramas inéditas e parar de reprisar as bombas Latinas de 2009.

Samuel Brito afirmou que:

Eu, particularmente nunca esperei coerência da Felipa, então não me surpreendo com essas informações.
Óbvio que se não fosse ela não teríamos entretenimento no MV, então nem sei como me posicionar nesse caso. Em questão de ética, realmente acho desrespeitoso, mas num MV em que tudo fica às escuras e nunca sabemos nada sobre os eventos, acho natural a ideia dela.
Eu amo o Gabo e a WebTV, mas não acho justo toda essa avalanche de críticas em cima dela. Se a COMIC-ON tivesse sido anunciada e a Felipa tivesse copiado tudo bem, mas ninguém sabia que haveria esse evento nesse ano. Enfim...vamos aguardar. Entretenimento a Felipa vai entregar, isso é certeza kkk

 

Preocupado com toda a repercussão, Guilhardo Almeida também se manifestou:

Nossa gente. Que chato hein. Espero que a Felipa não cancele o evento por causa disso.


Diante das críticas contrárias, em seu pronunciamento, Felipa disse a respeito dos autores que não lhe apoiaram que:

 lamenta muito por terem cabeças tão limitadas.

"...terá um fantasma com suas correntes...", comentou o autor da Widcyber 

Um dos autores mais prestigiados e celebrados no Mundo Virtual, deu sua sensata opinião sobre os acontecimentos, confira o que Francisco Siqueira disse:

Eu entendo que o Portal Felipa deveria repensar depois do que vem sendo exposto e discutido. Por mais que estejamos em um campo virtual, a ética se aplica. E se de fato todo esse imbróglio aconteceu com vem sendo dito, o evento, ainda que aconteça pelo Portal, terá um fantasma com suas correntes, lá, observando tudo da sua sombra de indignação.
A Felipa, ao menos eu busco reconhecer, vem se esforçando em progredir. E vem obtendo alguns êxitos. Ok. Faltam muitos degraus a serem galgados? Sim. Não só para ela como para mim e para tantos outros dentro desse MV. Acomodar-se, jamais.
Fica uma lição: por maior que sejam as mudanças - "o novo sempre vem", já dizia Belchior -, a tradição permanece se de fato ela tiver um pilar substancial e não datado. E algumas regras e preceitos fazem parte dessa fatia sustentável.


Parece que alguns autores reconheceram a importância da Webtv em realizar a Comic Com Virtual e deram apoio direto a Gabo Olsen.

Como parceiro de sempre eu não poderia deixar de apoiar o Gabo, sempre tive uma boa relação com ele no MV e reconheço que ele e a WebTV foram pioneiros em muitas empreitadas por aqui. O evento em questão estava sob direitos da WebTV e na minha opinião deve continuar.
Não tenho nada contra a Felipa ou seu portal, que aliás, também acho ser um excelente canal de informação e entretenimento do MV mas nessa situação, apoio o Gabo e seus argumentos sobre o evento.

 

Wellington Viana escreveu o depoimento acima. Um dos grandes autores do MV e presidente da WidCyber, a emissora que atualmente tem um dos maiores catálogos de obras e uma das maiores audiências, e que cresceu de forma idônea respeitando outros autores e emissoras aliadas.

Após a matéria postada neste blog sobre o caso, Felipa se manifestou mostrando toda sua indignação:

Eu acho que vocês estão fazendo muito barulho por pouca coisa. Mas entendo, visto que a emissora não tem muitos movimentos e estreias, se apoiar nessa polêmica é um caminho aceitável. O que vocês me sugerem? Que eu apague o evento, que peça pra vocês a permissão pra eu fazer e assim começar tudo de novo? É uma besteira que vocês da WEBTV e companhia estão transformando em algo maior.

 


Parece que Felipa minimiza o assunto, e eu, dando minha opinião pessoal, acredito que isso esteja relacionado ao fato dela apoiar-se em um perfil anônimo, e se esconder atrás do personagem. Parece que usar uma máscara a isenta de qualquer responsabilidade, mas também enfraquece qualquer resquício de respeito, credibilidade e confiabilidade.

É uma pena, porque, novamente, baseado na minha opinião, Felipa vinha fazendo um excelente trabalho, até esbarrar na Comic. Será que o passo foi maior que as pernas?

Marcos Vinícius, muito conhecido e prestigiado no MV, também opinou sobre o caso:

Comic Con tem suas origens e sua identidade na WebTV, com um trabalho bem feito e de muito sucesso pelo Gabo Olsen. Querer se apropriar de algo assim é simplesmente inaceitável. Eu, como amigo do Gabo e uma pessoa que aprecio todo e qualquer evento bem organizado no MV, não concordo com a Comic Con sendo realizada fora dos seus padrões.
Nada impede que a Felipa organize algo parecido, pois quantos mais eventos para apreciar e divulgar as obras do MV, melhor será. Porém, Comic Con tem sua identidade própria e nada poderá mudar isso!


Pedro Montanaro, um premiado autor com uma carreira mais que consolidada manifestou seu apoio:

Acho que a WebTV deveria transmitir a comic con. Ou a Felipa fazer sua versão Tipo o Oscar e o Golden Globe Awards.


Cristina Ravela, presidente da Webtvplay e ex-vice-presidente da WebTV, também deixou sua opinião, veja:

Parece que hoje em dia, mesmo com todas as formas de se comunicar, ainda tem gente que não quer por não achar necessário. Imagine o quão dispendioso deve ter sido para a Felipa perguntar "vai fazer a Comic este ano?". Talvez, por querer agradar um grupo de autores e, por isso, temer um "sim", quem sabe?

Seja como for, a confusão não se deu pelo evento em si, mas sim, pelo tempo que supostamente a WebTV possa ter perdido na organização da CCV23. Afinal, imagine se estivesse quase tudo pronto, mas os organizadores só pudessem revelar em uma determinada data, por algum motivo?

O tempo dedicado ao evento, nesse caso, jamais poderia ser recuperado. Nem mesmo aproveitado para o ano seguinte, porque tudo, até lá, pode mudar.

Portanto, o evento realizado por outra pessoa não é o problema, qualquer pessoa pode produzir. E não precisa pedir permissão, apenas perguntar diretamente ao último organizador se tem algo em andamento.

A grande questão é que as pessoas trabalham o dia todo e, às vezes, têm apenas o restinho de cada noite para se dedicar ao MV. Então, descobrir que toda uma dedicação de meses pode ter ido pro saco, só porque alguém acha que você não faz nada durante o ano e, por isso, pode fazer o que bem entende, é desrespeitoso, sim.

Tudo feito rapidamente...

Outro ponto de destaque, mas que foi pouco abordado neste embate, é a pressa com que o evento foi concebido, planejado e anunciado. Tudo feito rapidamente e sem considerar a preparação dos autores. Tal correria acaba por minimizar a importância de um evento tão aguardado como a Comic.

Mas, o importante é sair na frente e realizar o evento, seja como for.

Apesar dos conselhos, não é intenção do blog ou de nenhum autor persuadir a Felipa. Apenas demostrar uma opinião sobre tudo o que foi exposto. Até porque, como mencionei, a Felipa se apoia em um perfil anônimo para escapar de responsabilidades que outros tem a coragem de assumir. 

Conclusão

Nunca se falou em autorização, nunca se falou em boicote, mas sempre se falou em busca de diálogo, comunicação, respeito e consciência. Nunca foi uma questão jurídica ou legal, mas sim, uma questão moral. Pois como já dizia o ditado:

Nem tudo que é legal, é moral.


Existem coisas que não precisam ser legisladas para sabermos que são erradas. Existem coisas que não precisam de autorização, mas como em um bom casamento, necessitam de comunicação. E, nisso a Felipa falhou.

Lamentável...

Portanto, este Blog, que há 14 anos vem realizando matérias, trazendo entretenimento, artigos de utilidade pública, publicando obras e divulgando diversos autores, com +20 prêmios, entre eles +5 Troféus Imprensa, hoje é um portal pelo qual eu digo:

Vamos testemunhar tudo em setembro, menos uma Comic Con. O evento, não será a Comic em sua inteireza e pureza, mas um retalho de algo feito de forma escusa e desrespeitosa. Vamos testemunhar a imagem de uma figura grosseira e insensível disposta a tomar o holofote para si e declarar pretensiosamente e de forma *superestimada: "Eu me declaro maior e melhor, ainda que não acredite nisto, mas continuo a dizer para que eu me convença e assim convença a outros".
Trecho tirado do Portal Felipa.


*Significado de superestimada: a que se atribui valor maior do que o real.

Por hoje é só!

Até a próxima.



Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !