Comic Con Virtual 2023 sob nova direção é lançada, e Webtv reage: "não fui procurada"

Cristina Ravela
0


Agosto mal começou e já está pegando fogo, pessoas! Você lembra do último rápidas e rasteiras, no qual eu deixo claro que eu não faria a Comic Con Virtual este ano, e que cabia a Gabo Olsen (WebTV) decidir fazer, ou não?

Pois Felipa Lima (Portal Felipa) nem esperou o sim/não do Gabo Olsen e lascou um formulário de inscrição para a Comic Con Virtual 2023.

Só que essa atitude fez alguns autores questionarem uma posição da WebTV, afinal, ela realizou as últimas três Comics (2018, 2021 e 2022), sendo que no ano passado eu estava fora de combate.

Diante da treta armada, a WebTV se pronunciou na noite de quinta-feira sobre o ocorrido. Veja o que o presidente do canal mais antigo que você disse:

Gostaria de destacar que sou a favor que outras pessoas realizem esse tipo de evento, mas ninguém tinha como saber se a WebTV estava planejando e prestes a lançar o formulário. Até porque, não é regra que a Comic venha em setembro, no ano passado foi exibida em dezembro. Isso significa que se a emissora estivesse com tudo pronto, teria perdido tempo. Acredito que "conversar com o último organizador que possui a autorização da marca CCV na versão adaptada pelo Mundo Virtual é o mínimo que se espera de alguém que respeita o espaço onde se encontra."

Isso foi apenas um trecho, mas você pode ler na íntegra o posicionamento da WebTV aqui

A repercussão nos grupos

Assim que a notícia da CCV23 pelas mãos de Felipa Lima saiu, muita gente se animou, mas outras ficaram surpresas com tal atitude. Acharam que a WebTV havia "cedido" os direitos da exibição.

No entanto, ao perceberam que não foi bem assim, alguns autores ficaram indignados. Selecionei alguns comentários:

"Bom, existe uma cultura, ou costume de uma determinada emissora realizar o evento, inclusive isso já foi pauta no passado. Porém, dessa vez, Filipa anunciou que irá realizar o evento, mas não entrou em contato com Gabo. Caso a Webtv fosse realizar o evento esse ano????" (HUGO MARTINS)

"O fake que quer comandar o MV, mas esconde a verdadeira face, se pelo menos tivesse talento poderia ajudar, mas não, fake que além de manchar o trabalho das pessoas reais, faz um trabalho totalmente amador." (DÉBORA COSTA)

"Sobre a Felipa ter tomado a frente do evento, acho que é uma questão básica de ética profissional né. Não que não possa fazer, mas ter a conduta de comunicar suas intenções aos responsáveis pela produção original do evento no mundo virtual, já que é uma história que já vinha sendo escrita." (DIOGO DE CASTRO)

A Comic Con Virtual ao longo do tempo

A Comic Con original é um evento mundial que começou nos anos 70 com o objetivo de prestigiar as HQ's. Desde então, conhecemos esse evento como San Diego Comic Con, que inspirou o Brasil a criar a CCXP, e abrange não só quadrinhos como também franquias de cinema.

Foi pensando nesse evento mundial, que no ano de 2014 tivemos nossa primeira Comic Con Virtual, organizada por Gustavo Negreiros (Psicose).

A atração foi realizada no site da série Psicose (o que gerou críticas) e trouxe, inclusive, uma premiação.  

No ano seguinte, de forma surpreendente, o autor Dom Costa (Tech) passou a mão na Comic Con sem comunicar ao Gustavo Negreiros (que àquelas alturas, anunciava o cancelamento de sua série e, em seguida, sua despedida do MV).

A atitude pegou todos de surpresa, mas é aquele lance, né? "O importante é alguém organizar a Comic". Mas quase todo mundo percebeu que o autor novato, que lançou apenas uma série na WebTV, não seguiria adiante. E, misteriosamente, não seguiu. 


Já em 2016, coube à UP (Lucas Posey, Cristina Ravela e Rafael Oliveira) a missão de trazer uma CCV fabulosa. E trouxe. Foi justamente por causa dela, que muita gente aguardava a CCV2017, dessa vez, pelas mãos da UP e Megapro (eu não fazia mais parte da UP).

Só que não deu certo, autores se decepcionaram porque correram atrás para se inscrever, mas a Megapro e a UP começavam seu processo de racha.

Foi aí que eu conversei com o Posey sobre eu, Rafael Oliveira e a WebTV realizarem o evento (na verdade, Rafael Oliveira enviou a mensagem para ele). Como ele não ia fazer, a WebTV deu início à CCV em 2018, 2021 e 2022 (imprensa não noticiou).

Afinal, eventos no MV precisam de autorização?

O termo "autorização" é estranho no MV, já que está ligado a documento, mas como vimos no pronunciamento de Gabo Olsen, é apenas um protocolo que seguimos, porque é o que faríamos (e fazemos) fora do MV.

Tenho cá minhas suspeitas de que a assessoria de imprensa da emissora usou o termo de propósito (após aquele rápidas e rasteiras sobre a "autorização") apenas para gerar buzz. São quase 20 anos de MV, né, mores, tem que ter marketing na veia 😎.

Pois bem, um evento requer alguma disponibilidade, pesquisa, edição de site e de formulário. Imagine a emissora se organizando nos bastidores, mas tendo que cancelar porque alguém passou a frente? Então, na falta de um comunicado oficial da emissora, o ideal é entrar em contato.

Uma simples pergunta: "vai fazer Comic este ano? Porque se não, eu quero fazer". 

Mas é uma pergunta que precisa ser feita por quem quer organizar e para a pessoa que organizou. Não se pode delegar essa função a outra pessoa e fazê-la de leva e traz.

A UP, a Megapro e a WebTV perguntaram diretamente para os organizadores. E veja só! Ninguém mordeu ninguém nem instaurou a 3ª Guerra Mundial, muito menos o Elon Musk enviou a família de um deles para colonizar Vênus.


Não é sobre pedir permissão. É sobre conversar com as pessoas por entender que elas têm vida social, trabalham a semana inteira, e podem estar organizando algum projeto.

Não estão organizando? Que ótimo! Mas perguntar AINDA não ofende.

Enfim, para quem tiver obra para lançar na CCV23, o link está ali em cima.

Gostou deste artigo sobre a Comic Con Virtual 2023? Então curta, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais e pelo Whatsapp. 


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !