Psicose | O presente de grego virtual

Cristina Ravela
3
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado? Psicose, de  Alfred Hitchcock? O que há de tão interessante na versão dos cinemas escrita e dirigida por Gustavo Negreiros e que teve sua pré-estreia no último dia 14?

O esforço do autor em escrever em formato roteiro, claro. Gustavo Negreiros, no início da sua carreira, foi categórico em afirmar que jamais escreveria um roteiro, então imagine a minha cara ao ver o autor se rendendo ao estilo?

Infelizmente, nem sempre o trabalho compensa o esforço e, o título do clássico de terror acabou servindo de cavalo de tróia.

Outdoor glamouroso, mas a promo denuncia qualquer coisa,
menos um suspense.

Vai sambando até embaixo, vai...
Boa noite meus queridos e fiéis leitores!
O autor pediu há algum tempo uma análise sobre Psicose, acabei demorando, a vida é tensa, mas são coisas da vida né caro Douglas Souza? Enfim...


Psicose é uma história de suspense que começa na formatura dos alunos do colégio Ultimastes, passa por um acidente, traz um pacto e termina com mensagens anônimas que denunciam uma possível vingança. Você já viu isso antes, né? Mas um suspense desse calibre foi cruelmente massacrado pela falta de atenção na pontuação, cortes e cenas soltas que deixaram um vão no piloto. Me senti assistindo a um "episódio especial" de Revenge pela Globo. Impossível ter uma ideia de estrutura de roteiro com uma série estrangeira exibida pela Globo ou SBT. #FicaDika

Além de palavras acentuadas de forma errada e falta de vírgulas, o autor nos presenteou com cenas forçadas em um enredo assim, como podemos definir? Mal enredado.

Marcelo (Robiel Amell) é o sujeito que brigou com Jéssica, a sujeita que só apareceu num flashback rápido procurando seu celular (que devia ser um Galaxy S2 pela importância), mas que poderia ganhar um cachê altíssimo só por ter sido mencionada tantas vezes em um único episódio.

É que Jéssica não apareceu na formatura, que durou a metade do longo episódio de 10 páginas. Pra completar, durante a noite, a turma da série inicia uma briga fajuta no carro só pra justificar o acidente que sofreriam. Sim, meu caro e minha cara, a turma atropela um cara, não têm a curiosidade de saber quem é, jogam em um buraco e fazem um pacto para que ninguém descubra o crime. A maneira como tudo isso aconteceu foi assim de uma coisa...Triste.

"[...]MARCELO – isso vai morrer com agente, certo Elio?

ELIO – sim.           
MARCELO – certo Carol?
CAROL – e um segredo.
MARCELO – certo Gabriela?
GABRIELA -sim 
MARCELO – Certo Nheitan?[...]" 

Os erros estão marcados em vermelho. Não quis marcar o texto todo pra não ficar feio, me entenda.

Sobre o texto retirado da série, não teria sido mais fácil o Marcelo fazer a pergunta e mostrar cada um dando a mão, esboçando diferentes reações? Essa sucessão de diálogos é desnecessária e cansativa.

E tudo termina com uma mensagem bombástica recebida por Neithan (Drew Van Acker) e que serve de gancho para o próximo episódio:
"NHEITAN – não procure o vivo entre os mortos, pois eu ainda estou aqui e eu sei de tudo."

Mais uma frase iniciada em letra minúscula, Santo Deus!
Sinceramente? Não estou curiosa para desembaraçar esse suspense. Já estou contando que a série trará uma vingadora só para não sair da aba de Emily Thorne. Vingança tem se tornado um tema bastante corriqueiro, assim como houve um tempo em que séries teens dominavam o mundo virtual. Mas é preciso tomar certos cuidados, porque não é fácil fazer uma Emily Thorne todos os dias. 

A grande divulgação feita, as promos, o belo layout da série não compensam um roteiro pobre, acreditem nisso. E quanto aos erros de português, bem, tudo é uma questão de treinamento, revisão e mais revisão. Você pode não dominar a língua, mas pelo menos não fazer seus erros se sobressaírem mais do que o enredo.

Para quem caiu no site da série e achou que Psicose seria uma versão moderna do clássico de Alfred Hitchcock, acabou se deparando com um verdadeiro presente de grego.
Psicose terá sua estreia definitiva a partir de outubro pelo canal Dream TV e com previsão de 26(!) episódios.

Oremos.

Postar um comentário

3Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !