Olá, meus amigos mais queridos! Estive amolando a minha faca para trazer a review de uma série que estreou há pouco tempo pela TVV.
Ela se passa nesse Rio de Janeiro, tem como foco gente rhyca e phyna e ainda conta com uma fofoqueira de plantão (@NewsRealezaJuvenil). Claro que estou falando de Realeza Juvenil, do amado Emerson Faria Martins. Vamos relembrar a sinopse?
Duas primas pertencentes à elite jovem carioca, que herdaram o ódio de suas mães, disputam os holofotes. Porém o reinado delas será ameaçado com a criação de uma conta no Twitter que divulga todos os escândalos delas e os outros jovens ligados à elas.
Resolvi separar a review em Pontos Negativos e Positivos, então vamoQvamo.
Pontos Negativos:
A ideia de escrever um roteiro curto para atrair público persiste nessa série. É claro que se todo mundo resolvesse escrever um roteiro maior, de umas 30 páginas, ficaria difícil todos lerem, uma vez que todos querem exibir semanalmente ou quinzenal.
O problema é quando se resume um episódio dando a impressão de preguiça ou falta de manejo para elaborar a cena.
"Fred desliga o telefone e transa com a garota"
O que você espera ver nessa cena? O ato sendo consumado, ok? Só que não! Cadê a escolinha do professor JP Tusset ¹ alí que eu não vi?
É como escrever: "Fred, com a arma na mão, desliga o telefone e mata ciclano". Você está resumindo uma sequência de forma que não é assim que você veria na TV. Ao invés disso, "Fred, com a arma na mão, desliga o telefone, aponta a sua arma e atira contra ciclano".
A maneira como dispomos a frase, indica a cena que deveríamos ver.
"[...]Os dois se olham com desejo para logo se beijarem ardentemente. No momento em que Cael a inclina...
CORTE CASADO EM
Cael, sem camisa, deita Raíza, de sutiã preto, sobre um sofá. De costas, Cael continua beijando Raíza com mais intensidade, a cena vai se afastando e dando um plano geral no ESCRITÓRIO." (Raíza - Ep.3x09 Cena 4)
Esse é um exemplo de cena de sexo implícita, porque dizer "Cael e Raíza transam" implica em mostrar a cena na íntegra.
Enfim, o cabeçalho em alguns momentos também se fez ausente.
"Sophia sorri cinicamente, logo depois ela, Nanda, Luísa e Samira descem as escadas e saem de dentro da mansão."
O cabeçalho indicava que as meninas estavam no quarto de Sophia, e eu volto a repetir que mudança de ambiente precisa ser destacada.
Na verdade, nem é preciso abrir novo cabeçalho quando a câmera acompanha os personagens ou quando há um corte rápido para outro ambiente dentro de uma mesma mansão, colégio, hospital, etc...
"Sophia sorri cinicamente, logo depois ela, Nanda, Luísa e Samira SAEM do
QUARTO
descem as escadas e se dirigem para fora da mansão."
Pontos Positivos:
Não há.
Brincadeirinha . Apesar do texto curto, pouco desenvolvido, o autor foi criativo em tornar real a fofoqueira NRJ como forma de interagir com os fãs. Não sei se isso é realmente criativo, se nunca ninguém fez algo do gênero, mas aproximar o leitor de uma realidade paralela ganha pontos e abafa um pouco um episódio pouco atraente.
Alguns erros de português, aparentemente nenhum ponto morto ou furo dramático (aquela cena desnecessária, pra encher linguiça; Cena que surge do nada, com personagens que nem foram apresentados, apoiados em cenas fortes que deveriam ser valorizadas - vide Psicose).
Será que ela tem chance de entrar para o TIBDZ2015?
Leia o PILOTO e Bye, bye, fofoqueiros de plantão!
Primeiras Impressões | Uma Realeza curta e grossa
junho 08, 2014
0