Por que poucas novelas são tão populares quanto Insensatez?

Cristina Ravela
0
Insensatez já quebrou a audiência, e chegou ao fim na última sexta-feira mantendo-se na liderança na maioria das vezes.




A webnovela de Débora Costa fechou em 39 capítulos pela CyberTV e com saldo positivo. Líder de audiência em boa parte da trama, Insensatez deixou uma dúvida no ar: por que nem toda novela do MV alcança a sua popularidade?

A trama envolvia 3 irmãs protagonistas: Fernanda, Giane e Rayssa Gouveia, cada uma com sua insensatez particular, inspiradas nas irmãs Ferreto, de A Próxima Vítima. A história envolvia amores proibidos, relações tortuosas, encontros e desencontros.

Devo destacar que nem sempre um belo roteiro, bem estruturado vai segurar essa barra que é gostar de você.



Não, gente, corta! O que eu tentei dizer, mas o Raça Negra me impediu é que o roteiro da webnovela Insensatez não teve maior desenvolvimento, mas não foi nada alarmante. Os erros de pontuação - quem nunca? - se estendem por quase toda a página e, em geral, é a falta de vírgula no vocativo. Ainda assim, tornou-se um sucesso de público.

Para entender o motivo desse sucesso e conferir as surpresas que alguns fãs prepararam, é só acompanhar este post.

Por que Insensatez é popular?

Resolvi separar em tópicos a conclusão que cheguei sobre essa webnovela:

Construção dos personagens

Você sabe o que o autor está fazendo quando ele constrói o personagem com base em perguntas: "por que o vilão quer destruir algo?", "por que a vilão odeia a protagonista?". Isso ajuda a dar um norte sobre o plot da história.

Quando você procura o tal norte

Criar perfis dos personagens, incluindo seus valores morais, objetivos e obstáculos também contribui muito para convencer o público de que aquele tipo de vilão ou mocinho existe, em algum lugar, mas existe.

Boa divulgação

Uma boa divulgação significa deixar a sua marca no MV, sem desgastes. É muito bom debater temas da atualidade, mostrar seu ponto de vista e ajudar, quem sabe, alguém a ter outro tipo de atitude, não é?



Porém, não adianta, por exemplo, discutir sobre bullying ou parabenizar uma trama com esse tema, mas ser justamente o autor que o pratica. Agora, imagine o carinha falar mal do outro, apelidar de forma pejorativa, e depois escrever uma trama que aborda o bullying ou fala sobre justiça? É incoerência que se fala? É que nem o homofóbico escrever ou divulgar livros sobre LGBT.

É muito lucrativo (aqui no MV podemos dizer "altamente visualizável") escrever sobre algo que está bastante na roda, mas sobre a qual não se tem o menor entendimento ou sensibilidade. Faça um favor para a humanidade: não escreva.



Com isso, conclui-se que Insensatez foi uma webnovela para entreter, mostrar as relações amorosas, e que os leitores buscam aquilo que o diverte e/ou representa. Você lê e identifica o estilo de Débora Costa, acredita em seu texto. Sabe quem mais concorda com isso? Descubra!

O que disseram sobre a webnovela Insensatez?

"Eu estou com os últimos capítulos em atraso. Mas até onde acompanhei, eu afirmo que o enredo segue mesmo o título da história. As tramas e os personagens são envoltos de rompantes de insensatez. Isso, de certa forma, dá uma agilidade, um fôlego para trama, pois sempre acontece algo que te surpreende. 
A Débora tem um estilo de roteiro bem claro, objetivo, não há muitos floreios. Então a gente consegue enxergar a cena crua, real ali na frente e sente essa impulsão dos personagens. Eles têm um Q de ação. 
Giane, destaque na trama, rouba a cena em cada aparição. É uma personagem muito forte, mas também muito bem amparada pelos pares que a cercam. O núcleo central foi se destrinchando ao longo da trama e a gente pôde perceber o quão rico os personagens podem ser quando abordados separadamente." (Édy Dutra, autor da webnovela Talismã)
*** 

"Insensatez foi uma ótima webnovela. Débora Costa nos apresentou uma trama de intrigas e romances. Foi muito bem desenvolvida nos quesitos personagens, ações e dramas. Curti muito. A autora tem um grande potencial. São minhas palavras!!" (Failon Teixeira, apresentador do Replay, na WebTV)
*** 
"Insensatez foi uma novela que me prendeu do início ao fim. Débora sabe como fazer isso, transformando uma trama simples em algo que atiça a curiosidade dos leitores. O destaque ficou mesmo por conta das três protagonistas, em especial Rayssa e Giane. Torci muito pela primeira e contra a segunda. Odeio Giane! Fernanda ficou no meio termo. Às vezes eu odiei, às vezes gostei.  
Celine foi outra personagem que me deu asco. Deveria ter morrido junto com Amon, que seria um par perfeito pra ela lá embaixo. Roberto merecia mulher melhor que ela e que Fernanda. Enfim, cada personagem teve seu destaque na trama. Até mesmo Carla, a secretária da Osíria. 
Cenas fortes se sucederam, como aquela em que Giane empurra Rayssa da escada ou a outra em que Vânia conta para Augusto, em seu leito de morte, que Marcos é filho dele. Embora goste mais de Hierarquia, Insensatez também terminou com um saldo muito positivo comigo.  
Quanto à escrita, o roteiro geralmente é bem sucinto e eficiente. Senti um pouco de falta da bela trilha sonora sendo "tocada" nas cenas, através do texto. O tema do Ricardo, por exemplo. Bem, é isso. Insensatez é um dos grandes marcos da CyberTV até hoje." (Marcelo Delpkin, autor da webnovela O Leão)
Agora que você conferiu os motivos para a webnovela Insensatez ser popular, acredita que são razões suficientes? Não deixe de comentar onde quiser. O BDZ também está no Instagram, siga lá!




Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !