"Detonaram a emissora, bicho" / "É a WebTV, bicho" |
Tretas everywhere. Após o post sobre a decisão de Débora Costa em voltar para a CyberTV, Wesley Alcântara, autor da minissérie Quase Perfeito, fez um escândalo.
Em letras garrafais, Alcântara divulgou o 1º capítulo de Quase Perfeito com a seguinte frase:
Apesar de não ter tido mais divulgação desde a estreia (12/04) diferentemente de outras obras da casa.
O print da treta iniciada. |
O desabafo não parou por aí. Aproveitando o post sobre Débora Costa x Megapro, o autor de Quase Perfeito falou que a WebTV cumpre religiosamente com as divulgações de reprises, e nada da minissérie dele.
Será que alguém se manifestou sobre o caso?
Autor de Quase Perfeito recebe resposta inusitada
Depois que Wesley Alcântara desabafou no Whatsapp, Hugo Martins, autor de Incognoscível e colunista deste blog, saiu em defesa da WebTV imediatamente:Não espera só a emissora não. Na Cyber a gente que faz a divulgação.May Magret, autora de Entre Nós, também comentou, mas lá no grupo Blog da Zih, e de forma geral:
Bom da minha parte faça chuva ou faça sol lá estou eu terças, quintas e domingos fazendo o "marquetingue". Também já me senti meio deixada de lado o que é muito natural.
Muito natural.
Por que há tanta insatisfação com as emissoras atuais?
Insatisfação com emissoras não é de hoje. E parece que Alcântara pegou carona nessa onda. As emissoras sempre tentam cumprir com a demanda, criam suas próprias regras e, muitas vezes, fazem contrato "de boca", deixando claro no chat ou no Whatsapp como tudo funciona.Infelizmente, é um erro querer discutir regras de uma emissora pelo privado sem deixar tudo claro em um documento. Eis um dos motivos para a insatisfação depois.
A reclamação de Débora Costa quanto a exibição de sua webnovela Coisas da Vida, por exemplo, tinha fundamento, uma vez que foi prometido um capricho maior - coisa que não eu não vi nem você.
Já Quase Perfeito teve quase 2 meses de divulgação, com arte, chamadas e frases de efeito sob minha produção.
VOCÊ VIU? SÉRIE DA WEBTV GANHA SUA PRIMEIRA REVIEW; CONFIRA!
A metodologia da WebTV há anos - se não me engano - sempre funcionou do mesmo modo na questão de divulgação: a emissora divulga um capítulo novamente na segunda semana após sua exibição. Foi assim com Garotas do Rio, Talismã, Anti-Herói, e por aí vai.
Lamentavelmente, por problemas internos com o presidente, Wesley Alcântara optou por não participar do Avant Premiere, principal quadro da WebTV para apresentar a nova atração. Ninguém é obrigado, claro, mas, naquele momento, senti que todo o meu trabalho tinha sido jogado pra escanteio.
O que a WebTV pode aprender com a história envolvendo Quase Perfeito?
Muito embora o autor de Quase Perfeito tenha cometido um equívoco, foi a melhor coisa que aconteceu à WebTV.Durante anos, sempre conhecida como a mãe para os autores, alguns deles não tinham consideração e deixavam o canal sob qualquer pretexto. O que aconteceu com Wesley Alcântara só veio reforçar uma ideia que visa melhorar muito a relação entre emissora e autores.
A partir de agora, a emissora estará muito próxima de outras de sucesso, como a CyberTV, priorizando a divulgação do próprio autor. O autor que não se enquadrar no perfil não poderá reclamar posteriormente. Mais novidades você terá na WebTV.
Considerações finais
Diante de tantas reclamações que vemos sobre emissoras, acredito que é chegada a hora de todos buscarem inspiração na CyberTV. A plataforma nascida em 2017 tem um regulamento muito preciso que cobre justamente essa parte da divulgação.Se todo autor lembrasse que a equipe de uma emissora ou plataforma de streaming possui muito trabalho - além de uma vida social -, talvez entendesse a importância de ajudar a divulgar, para depois não sair reclamando. Essa é a parte do autor.
A parte que cabe à emissora virtual é fazer por todos os autores o mesmo que faz com outros. Se uma equipe divulga 10 promos de uma trama inédita em 1 mês, por que a outra trama vai receber apenas 3 promos, com divulgação quase beirando a estreia, faltando apenas duas semanas? Não me refiro a divulgação extra do autor, e sim, a divulgação partindo da própria equipe.
Enfim, muita coisa mudou dos últimos anos para cá, e não é só nos layouts dos sites não; é preciso mudar a forma de administrar, encontrar maneiras de tornar tudo mais fácil para que o hobbie de cada um não morra no caminho.
O que você tem a dizer sobre o autor de Quase Perfeito detonar a WebTV? Você também deixa totalmente nas mãos da emissora ou gosta de divulgar sua arte? Comente aqui e conte sua experiência!