Primeiras Impressões | Sempre Glamourosa

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Tudo bem, querido leitor?

Hoje é sabadão, tá fazendo um calorão e nada melhor do que pegar uma praia e tomar água de coco gelada, né não? Não! Vamos com calma. Nada de praia, nada de aglomeração, fique em casa e curta alguma série do Mundo Virtual. Isso é a melhor opção a se escolher. Tomemos muito cuidado, a Covid ainda tá na área.!


Primeiramente, quero te felicitar com um maravilhoso 2021. Já faz muito tempo que não posto nada no BDZ e terminei minha série em abril do ano passado. Precisei ficar um pouco ausente e focar em outras áreas da vida, mas estou de volta ao MV pra comentar as histórias, as tretas e compartilhar minhas ideias com você. 


Espero que esteja bem alimentado, confortável e disposto, porque hoje nós iremos falar sobre a série Sempre Glamourosa. 



Sempre Glamourosa é uma série que estreou recentemente na MegaPro. Criada e escrita por Failon Teixeira e supervisionada por Vitor Abou, a trama acompanha Malu Bacelar, uma atriz que fez muito sucesso no passado, mas hoje está em decadência. 

Levando em conta que eu amo analisar os elementos narrativos de uma história, deixo bem claro que vou me atentar à trama em si, deixando a parte técnica do roteiro para um especialista. 

Outro porém, levando em conta que estamos acostumados às narrativas clássicas, eu também irei me atentar aos elementos da narrativa clássica, aquela que fala de jornada do herói, arco de personagem, transformação e etc. 

Com todas as ressalvas esclarecidas, vamos ao que interessa.

A primeira pergunta que fiz ao ler esse roteiro foi: Qual gênero dessa série? É comédia, drama, suspense? Confesso que não consegui definir, mas se fosse chutar diria que se trata de um drama misturado com comédia. 

Failon nos serve com todos os elementos de um dramalhão: a artista em decadência buscando novamente o estrelato, o moço pobre e a moça rica que engatam um romance rejeitado pelo pai do moço pobre, e a esposa que se sente isolada do marido e dos filhos.

Não que esses elementos sejam ruins, o que acontece é que eles são mal apresentados. E esse é o grande problema desse começo. 

Ahh os começos... Como são difíceis de escrever. Qual a primeira cena? O que o personagem vai falar, fazer e como apresentá-lo? Essas são algumas perguntas cruciais que todo escritor tem ao escrever sua história. 

Como resolver essas questões? 

Não existe resposta exata, o que existe é o autor conhecer muito bem seus personagens. Entender seus costumes, manias e traumas. Passar tempo com essas pessoas criadas por você, querido autor. 

É aí que Failon peca. Pois ele caracteriza muito bem o exterior, mas nos deixa sem saber as motivações interiores. Qual a falha de caráter de Malu, a protagonista? Qual o mistério que a ronda? Quem é Rita e o que ela quer com a ex-artista?

Tenho absoluta certeza que essas e outras perguntas serão respondidas no decorrer da trama, porém nesse começo elas não causam a curiosidade que deveriam causar. O engajamento em acompanhar Malu em sua busca pelo estrelato. 

Failon também pesa a mão nos diálogos que são muito expositivos e didáticos. Malu fala com a secretária e sentimos o aroma fétido da arrogância. É um diálogo em que ela cospe soberba e ao mesmo tempo ficamos sabendo que o autor não pensou muito pra escrever aquilo. O que torna a personagem maniqueista e estereotipada. 

Outro problema que percebi foi a falta de foco das cenas e do episódio em geral. Apesar de saber que a trama tem em Malu o centro das atenções, o autor não conseguiu explorar essa decadência e busca pelo pódio da fama. Malu apenas demonstra sua vida luxuosa, e umas comprinhas na boutique da irmã. O que chega mais perto de demonstrar seu estado de espírito, é quando seu motorista lhe diz que ela já teve fama, mas que agora não é reconhecida em nenhum lugar. 

Sempre Glamourosa acerta com Jarbas e Melanie, um casal de meia idade que tem uns diálogos interessantes e que me prendeu a atenção. Jarbas volta ao Brasil depois de uma estadia na América e Melanie é uma mulher sem marido e sem filhos. Os dois parecem figuras promissoras para a trama.

O fim do episódio até que tenta surpreender com a figura de Rita. Uma mulher que aparece no meio da rua, entra no condomínio de Malu ao mostrar os seios para o segurança, e parece perseguir a protagonista. O encontro só não gerou mais tensão porque ninguém sabe quem é Rita, por que ela quer encontrar Malu e qual a relação entre as duas?  Faltou gerar um conflito que explicasse a tensão entre elas. 

Failon Teixeira parece que voltou mais centrado com essa série. Foi o que deu para perceber depois de seu último trabalho, Ilha de Mistérios. O roteiro, apesar de algumas falhas, parece mais organizado. 

A trama, ainda que tenha um pontapé inicial, perde o foco, com cenas sem rumo, conflitos superficiais e diálogos tacanhos (no sentido figurado). 

Senti que o tema deveria ter sido mais bem explorado, e que as personagens mais bem construídas. Falta profundidade para perceber quais os reais conflitos internos deles.

Será que voltaremos a falar sobre Sempre Glamourosa? Quem sabe uma análise completa da série? Acho uma boa ideia. Por hoje é só! 

Antes de encerrar o post, quero parabenizar a Zih porque hoje o Blog completa 12 anos de muita informação, zoeira, entretenimento e acolhimento. Aqui, sabemos que tem notícia boa, tem crítica, tem acidez. Então, meus parabéns Cristina e que venham mais décadas de BDZ presenteando o Mundo Virtual com esse espaço único. 



Até a próxima.




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