HIERARQUIA | Por que você deveria seguir o exemplo dessa webnovela?

Cristina Ravela
0
A webnovela de Débora Costa sofreu críticas todas as vezes em que era citada, mas chegou ao fim sem perder o rebolado.

A webnovela Hierarquia chegou ao fim na última sexta-feira, pela Cyber Series, levantando um debate: por que a "mexicanização" das tramas incomoda tanto? Por que Hierarquia incomodou tanto?

Manuel Landeta como Franco, poderosíssimo


Em conversa com o BDZ, Débora Costa destacou que o foco da novela era o vilão Franco Bittencourt (Manuel Landeta), um sujeito que controlava a vida de todos, cujo objetivo da trama era fazer um personagem detestável, mas que caísse nas graças do público.

Conversei com a autora de Hierarquia e trago minhas considerações sobre a trama. Vamos lá?

Por que Hierarquia incomodou tanto no MV?

Primeiro, é bom destacar que eu, particularmente, não gostei do roteiro - apesar de ter sido melhor que sua antecessora, Falso Amor -, observei muitos problemas na estrutura e na gramática. Que a autora não me mate.

Isso, só gira, precisa lançar não...

Acredito que o conteúdo também precisava se igualar à divulgação bem feita, porém, não estou aqui para falar do roteiro, mas sim, da razão para ela ter chamado a minha atenção e ainda ter causado impacto em algumas pessoas que, ao longo da trama, problematizaram não só a estória como também a aproximação entre mim e a autora (quem lembra que há 2 anos quase saímos no tapa?).




Débora Costa também comentou que a crítica recebida por Falso Amor aqui foi diferente daquelas recebidas por sua novela atual em recentes programas da Megapro (não me refiro ao Game Over):

"Foi pior porque com Falso Amor foi diferente, a crítica foi sobre o modo de escrever, eu depois que me acalmei vi que tinham razão e que eu poderia melhorar e foi o que fiz. Com Hierarquia foi ridicularizando a história, queriam atacar a mim diretamente sem motivos"

Maturidade não é uma palavra que você usa para enfeitar um textão; precisamos pôr em prática. A autora sofreu bullying praticamente em toda exibição da novela Hierarquia, mas ao invés de sair xingando e questionando, resolveu aproveitar para fazer merchan. 

Teve vídeo respondendo aos ataques, imagens mostrando a versão toda mexicana da trama e o comentário do ator Manuel Landeta ao saber que era vilão na webnovela. Seria meu sonho ousar assim também?



A divulgação não foi diária e maçante, e a autora explica o que a motivou a divulgar vídeos em espanhol:

"Eu gosto de divulgar minhas novelas com banners e vídeos, criei uma página só pra isso e um grupo também, após as piadas criei chamadas em espanhol, fiz até um vídeo com atores mexicanos, gosto de publicidade, mas sem exagerar".

Débora Costa ainda falou que muitas vezes compartilha mais coisas em sua página no Facebook do que nos grupos e que as piadinhas podem ter ajudado a divulgar a novela:

"[...] as piadinhas no início me incomodou muito pelo tom de deboche, mas pensei, devo estar indo bem para ficarem tanto no meu pé, então que falem, divulguem por mim também".



A novela tinha um "q" de mexicana, mas será que foi esse o motivo de algumas pessoas terem se chateado?

Novela pode ter incomodado por não debater temas sociais


Em meio às tramas que debatem temas sociais (racismo, homofobia, tráfico de drogas, justiça, etc), Hierarquia seguiu a linha mais tradicional, sem discutir os temas que cercam o nosso cotidiano, algo já mencionado pela autora na última edição do Misturama, da WebTV. Não sabemos se é só a "mexicanização" que incomodou ou se a falta de debate também.

Questionada se pretende debater os temas futuramente ou se os incomodados que se explodam, a autora deu resposta na lata:

"Os incomodados que se explodam! (Risos) não faço novela para causar, ou retratar a vida real, faço novela raiz, quem quer realidade pode pôr no Cidade Alerta ou Brasil Urgente".



Parece que a 'mexicanização", a falta de debate e a aproximação com este digníssimo blog mexeram com as estruturas de pessoas sensíveis.

Nessas horas, siga o exemplo da autora de Hierarquia: escreva sobre o que quiser, não importa se é para debater um tema sutilmente, de forma mais agressiva ou sem debates. "Mexicanize-se" ou "americanize-se".

Não se abale com críticas que visam unicamente ridicularizar sua obra e que não tem o menor intuito de colaborar com o seu crescimento. Mas não deixe passar o bullying, um ataque gratuito e sem justificativas. Denuncie e/ou dê BAN mesmo! Crítica e bullying são duas coisas diferentes.

Você acompanhou a divulgação de Hierarquia? Concorda ou discorda deste post? Já sabe, basta comentar aqui ou nas divulgações do artigo lá no Facebook.


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !