Analogias e metáforas revelaram quem era o monstro em Incognoscível

Cristina Ravela
0
Hugo Martins revelou com exclusividade o maior mistério de Incognoscível, e você nem imagina qual.




Uma incógnita. Assim muitos enxergaram a série Incognoscível, do novato Hugo Martins na época da pré estreia. Alguns podem ter considerado um terror meio American Horror Story, outros, uma fonte de analogias. Podemos dizer, então, que ele imprimiu um lado gastronômico diferenciado em seu terror psicológico para revelar, entre analogias e metáforas, o nosso eu mais profundo.

A trama falou sobre Licurgo, homem atormentando por um trauma, vivendo isoladamente em uma floresta. Tudo que imaginamos era que um monstro agia no local, faminto, dilacerando as pessoas no melhor estilo terror trash 80's. Porém, os ávidos por esse monstro tiveram uma grande surpresa: o monstro não era real.




Neste post vamos desvendar os mistérios da série literária, os temas que, talvez, você não tenha assimilado, já que o autor brincou (e muito) com as analogias, além de uma rápida entrevista. Acompanhe!


"Creio que no fim eu consegui passar a mensagem que queria"

Hugo Martins mal chegou no MV e já tá mais rodado que saia de baiana. Além de ter escrito Incognoscível, ele agora está planejando um conto de terror para a CyberTV. Eu procurei o autor para uma breve entrevista. Confira!

1. Como autor novato, você esperava essa recepção toda com a sua primeira estreia?

R: Cristina, eu sinceramente acreditava muito na minha história. Tanto que investi pesado em divulgação. Mas, não pensei que teria essa recepção. Creio que em matéria de audiência a série foi bem equilibrada. Eu não me incomodei em ficar em segundo lugar quase sempre, Kadu sempre largava na frente rsrsrssrs. Mas, eu queria que as pessoas que começaram a ler, não desistissem. E, creio que essa meta foi alcançada.

2. Qual tema você acredita ter abordado em Incognoscível e que talvez as pessoas não tenham assimilado?

R: Realmente, deve ter ficado alguma coisinha que alguém não entendeu. Mas, creio que no fim eu passei a mensagem que queria. Foram algumas como:

  • necessidade de dialogar para resolver conflitos;
  • necessidade de perdoar para afastar os monstros que nos perseguem;
  • necessidade de assumir seus erros e arcar com as consequências;
  • a monstruosidade pode estar tão próxima disfarçada de família.


Eu realmente quis escrever de uma forma que as pessoas fizessem uma interpretação. Quis ser poético e usar metáforas e analogias em toda a trama. Não sei se fui muito feliz nisso, mas tentei!
Talvez essa forma de narrar não tenha sido tão bem assimilada por alguns. Ou não. Não sei agora! rsrsrsrs

3. Você está envolvido em algum projeto? O que os leitores podem esperar de você?

R: Tô envolvido com: Supervisão de texto na Cyber. Tô cooperando com o Gabo no Boletim Virtual. Tô escrevendo esporadicamente pra Atenta. Esses são os projetos que estou envolvido. O que esperar de mim? Vou escrever um conto de terror/suspense para Cyber que vai mexer com todo Mundo Virtual, e tô organizando minha próxima história na cabeça. Posso adiantar que vai ser uma história infanto/juvenil que provavelmente se chamará "Em busca da estrela perdida", cujo nome da protagonista é princesa Aurora. Essa história vai ser mais suave

Chocados até aqui, crianços? Querem um pirulito para continuar a leitura? Melhor não...

Entendedores, entenderão...

Títulos dos episódios e analogias revelaram quem era o monstro

Lembra quando eu citei Incognoscível como uma série que você pode ler, mesmo não tratando de temas atuais? Na verdade, o autor não quis escancarar os temas, e sim deixar subtendido, fazer as pessoas refletirem.

Nesse nível de reflexão

A série tratava de abuso sexual, ódio, família tóxica e o erro em fazer justiça com as próprias mãos. O monstro era, na realidade, o nosso emocional frágil, aquilo que nos atormenta, a toxicidade no seio familiar.

Cada personagem fazia analogia a algum tema de maneira sutil. Foram eles:

Licurgo - O silêncio do trauma. Tanto ele quanto Gomes foram abusados pelos familiares. Licurgo só foi liberto das perturbações quando perdoou seus abusadores.

Gomes - É o ódio e o ressentimento de não esquecer o abuso. Ele explode no fim. Mostrando que talvez guardar todo um rancor não vale a pena.

Jade - É a dubiedade de se esconder atrás de uma capa de beleza, mas convivendo com a culpa e o desejo de vingança. Ela matou Roberval, mas não foi ele quem a estuprou. Mais um recado: é melhor não fazer justiça com as próprias mãos. Ela se redimiu ao se entregar à policia.

Um dos maiores mistérios da série o autor revelou na ordem dos títulos de cada episódio. Segundo ele, se você ler na sequência, cada título tem uma pequena dica. Vai lá e descubra.



Mentira, conto tudo aqui pra vocês:

  1. Silêncio  
  2. Lobos  
  3. Pele  
  4. Cordeiro  
  5. Mastigar  
  6. Crianças  
  7. Inocentes  
  8. Ponto Final


Conclusão: Lobo em pele de cordeiro mastigam crianças inocentes.


Um texto que enxerga o emocional como um dos temas que precisam também de destaque. Os traumas que carregamos, os monstros que habitam em cada um de nós e que podem provocar um caos na vida de qualquer um não são frescuras.

Se você entendeu que os acontecimentos da série levariam qualquer um a ansiedade ou à depressão, então você compreendeu Incognoscível.

Curtiu este post? Então comente aqui ou no Facebook! Estamos no Instagram também, hen!


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !