A Evolução Do Mundo Virtual

0
Como já dizia aquela velha frase "o mundo dá voltas", mas o Mundo Virtual deu piruetas e parou sambando na cara da sociedade mundovirtualesca, ou mundovirtalística, ou sei lá do babado todo.


Entre idas e vindas, altos e baixos, trancos e barrancos, estou aqui, e dessa vez, livre da era #BadReputation (?) de 04 anos atrás. Falando em quatro anos atrás, por que o motivo desse post? Ok, não tem nada com nada, mas eu quis aproveitar a deixa temporal e explicar que nesse post, eu irei destacar o que percebi do Mundo Virtual nesses anos de convívio.

Autores ascenderam e outros desapareceram. Qual o motivo? Onde habitam? Começaremos então a destacar que em meados de 2015, e até mesmo antes disso, o MV era divido em dois. Exatamente. EM DOIS!



Isso porque existia a Blogosfera Virtual (onde todos os blogs interagiam entre si. Geralmente eram sites que mesclavam notícias da TV com exibição de Web Novelas e respectivas notícias) e o MV da era 'SHINE GOLDEN'.

Apelidei de era Shine Golden, porque ingressar no Mundo Virtual nesses anos (2013, 2014, 2015) era realmente MUITO DIFÍCIL. Quase impossível que você fosse aceito amigavelmente pelos autores topadões da época. Lembrando que naquela época eram exibidas obras como RAÍZA, THE CIRCUS, REALEZA JUVENIL e a lendária, porém muito macabra e azarenta PSICOSE, ou seja, todos os holofotes, microfones e serpentinas eram voltados para esses autores.

Com o tempo isso foi mudando. Acho que o impulso principal para que outros autores tivessem chance no MV foi a publicação de EM NOME DO FILHO, do autor novato Weslley Alcântara. Inclusive a ascensão de Weslley nesse meio se deu por conta dessa novela. 

LEIA MAIS: AUTOR DE QUASE PERFEITO DETONA A WEBTV?

Mas vamos fazer uma colocação importante. Será que se Débora Costa resolvesse publicar suas novelas naquele tempo, ele iria entrar em alguma emissora da era Shine Golden? E mais, ela iria ser bem recebida?

*Citei Débora Costa devido seu crescimento meteórico no Mundo Virtual.

E vários outros autores que estão fazendo barulho hoje com as suas obras. Lá atrás, acho que eles teriam desistido. Pra você ter uma ideia, o hype era tão grande em cima de Psicose, que o próprio autor não aguentou a pressão e sumiu do mapa (tipo Tiago Iorc, mas pelo menos esse voltou). Sem contar que a série era toda azarada, mas isso é assunto para um post futuro.

Pois bem, querem ver como eu estou certo? Façam um balanço de duas obras do mesmo autor (JP Tusset) The Circus X Maniac? Qual que tinha o hype mais alto? Eu explico. Acontece que The Circus veio na era Shine Golden e fazia parte do pequeno time de autores daquela época.

Já Maniac veio pós-Shine Golden. Isso é, quando outros autores tiveram a chance de ingressar no MV hypado. Tem uma variação de obras gigantesca hoje, e é por isso que, se colocado na balança, Maniac não chega nem perto do barulho feito por The Circus na época.

E o que acontecia na Blogosfera?

Alguns dos autores frustrados, porém sobreviventes, iam tentar a vida na Blogosfera e claro que era mais fácil se encaixar ali, mas o problema de toda a Blogosfera era que existia uma certa competição entre os blogs, nada era muito paz e amor, não.

E o que acabou com a Era Shine Golden?

Eu digo que o fim da era Shine Golden se deu com o encerramento de Raíza, que nem faz muito tempo que acabou. Raíza era a única websérie da era Shine Golden que durou. O fim dela foi tipo um Vingadores Ultimato do MV se comparado a toda repercussão que o fim da série teve.

O próprio BDZ é um sobrevivente da era Shine Golden. O Marca Virtual, site comandado por mim na época, ainda pegou o finzinho dessa era e o começo da pós- Shine Golden, que eu digo que se iniciou com a Problematização de TENA ANDRADE, porque querendo ou não, ela foi um figura importante para o MV e eu vou dizer o por quê na PARTE II desse post.

Continua...

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !