A autora de Falso Amor moveu um processo contra a Globo e LĂcia Manzo por plĂĄgio em Um Lugar ao Sol.
VocĂȘ lembra da notĂcia que saiu em janeiro de que a DĂ©bora Costa processou a Globo ao afirmar que a novela Um Lugar ao Sol era plĂĄgio de Falso Amor, sua webnovela escrita em 2016? Pois bem, o processo andou, mas nĂŁo foi favorĂĄvel Ă autora.
A 1ÂȘ batalha judicial foi vencida pela emissora e por LĂcia Manzo, de acordo com FĂĄbia Oliveira, do MetrĂłpoles.
Segundo a ação movida por DĂ©bora Palombo da Costa (como Ă© mencionada nos jornais), a disputa totaliza R$ 10 milhĂ”es – inclui danos morais, retratação pĂșblica e que as prĂłximas reapresentaçÔes tenham a inclusĂŁo de suas inspiraçÔes.
VocĂȘ viu?
→ Prometeu a melhor experiĂȘncia, mas emissora chegou ao fim; entenda
TJSP reconhece "diversos elementos em comum"
Embora o Tribunal da Justiça de São Paulo tenha reconhecido que Falso Amor e Um Lugar ao Sol compartilham de vårios elementos em comum, o juiz Roberto de Camargo Arruda considerou improcedentes os pedidos feitos pela autora.
A decisão, que saiu em março, mas só agora veio à tona, o magistrado esclarece que "temas e circunstùncias são amplamente explorados desde a mitologia", e que faltou interesse das próprias partes pelo estudo técnico que corroborasse com a tese de Débora Costa.
Mas nĂŁo foi bem isso o que aconteceu, nĂŁo.
O que motivou a vitĂłria da Globo e LĂcia Manzo na 1ÂȘ batalha?
Apesar de o magistrado ter mencionado que os temas sĂŁo explorados desde a mitologia, um detalhe favoreceu a emissora: a falta do pedido de uma perĂcia tĂ©cnica.
O prĂłprio juiz afirmou que era necessĂĄria a produção de outras provas, mas o problema Ă© que, segundo DĂ©bora Costa, nĂŁo sĂł houve pedido de perĂcia tĂ©cnica na petição inicial, como tambĂ©m consta nos autos que o juiz concordou com a produção da prova pericial.
Como alguĂ©m faz o pedido, o juiz acata, e os rĂ©us vencem a 1ÂȘ batalha judicial sem passar pela prova pericial? NĂŁo entendi, vou passar a palavra para o meu advogado:
"VocĂȘ nĂŁo se atreva a rebater o juiz, garota!" |
Acabou?
NĂŁo. Como saiu em tudo que Ă© site, inclusive no EstadĂŁo, DĂ©bora Palombo da Costa recorreu da decisĂŁo, porque essa foi apenas a 1ÂȘ batalha.
SĂł que, nĂŁo satisfeita em ganhar o 1Âș round, LĂcia Manzo ainda rebateu os argumentos apresentados por DĂ©bora e a acusou de mĂĄ-fĂ©. TambĂ©m declarou que as duas obras em nada tĂȘm a ver.
Por fim, a Globo declarou que a prĂłpria DĂ©bora Costa renunciou a perĂcia por entender que tinha provas suficientes. No entanto, como bem mencionado no tĂłpico acima, ela contestou as declaraçÔes.
E o que a gente ganha com isso?
VocĂȘ, pobre mortal, nĂŁo sei, mas a Webtvplay recebe muitos acessos cada vez que esse assunto vem Ă tona. NĂŁo sĂł as novelas da DĂ©bora Costa, mas vĂĄrias histĂłrias ganham espaço com esse marketing.
E na vida a gente aprende que ganhando ou perdendo, o samba marketing nĂŁo pode morrer.
E vocĂȘ, o que achou de saber que a DĂ©bora Costa perdeu a 1ÂȘ batalha contra a Globo no processo de plĂĄgio? Aproveite que vocĂȘ leu atĂ© o fim e compartilhe este conteĂșdo em suas redes sociais e pelo Whatsapp.