O que é spin-off, remake, reboot, sequel e prequel: conceito, exemplos

Cristina Ravela
0

Dentro do universo das franquias, o spin-off, remake, reboot, sequel e prequel no cinema, novela ou série dividem opiniões, mas nem todo mundo sabe a diferença. Bora conferir o post de hoje e entender! 

Spin-off, remake, reboot, sequel, prequel, o que é e exemplos
Exemplos de spin-off, remake, reboot, sequel e prequel.

Olá, pessoas deste Brasil sem rumo! Fiquei off por tanto tempo que fiquei enferrujada, então se virem algum erro, foquem nos memes e vamos que vamos 😁

Pois bem, hoje quero falar sobre um assunto muito interessante e que pode confundir a cabeça de alguns autores: afinal de contas, aquela história que você acabou de ler é ou não é um spin-off? 

Será que posso chamar de adaptação ou remake a minha história baseada em uma já existente? Essas perguntas são muito comuns no universo literário, por isso, elaborei este post para acabar com as confusões.

Como você sabe, não só no cinema e na TV temos exemplos de spin-off, remake, reboot, sequel, prequel..., mas também no MV. Um dos exemplos é a série Anti-Herói, spin-off de Raíza (2008 - 2016), que conta com um dos personagens de destaque, no mesmo universo da série original, mas sem assuntos sobrenaturais.

Neste post, portanto, vou explicar algumas nomenclaturas, me baseando em tramas famosas, incluindo jogos e obras do MV. Continua aí, fiote!

Já conferiram essas primeiras impressões?

Spin-off, remake, reboot, sequel, prequel...O que é isso tudo, senhora?

Nem todo mundo sabe o que é spin-off, remake, reboot, sequel e prequel, mas eles são nomenclaturas comuns no universo do cinema, TV ou jogos eletrônicos.

Derivados de uma obra original, eles passam a ser chamados de franquia, como ocorre com a saga Star Wars e Indiana Jones, que já ganharam continuações, jogos e brinquedos. 

Para entender melhor cada nomenclatura e seus exemplos, escorrega aí.

Franquia Star Wars
Franquia Star Wars.

Franquia

Toda lista de filmes, séries ou livros derivados de uma produção original é chamada de franquia. Aí você lembra de Star Wars, Indiana Jones, Spider Man e todo o universo Marvel.

As franquias podem ter as propriedades intelectuais de seus títulos licenciados para exploração comercial, dando origem a spin-off, remake, reboot, sequel e prequel, além de jogos, brinquedos, e uma infinidade de coisas onde dá para estampar as marcas e vender. O negócio é money, bitch 💃.

Prequel

Prequel – prelúdio ou prequela – tem relação com acontecimentos que antecedem a história original. Um exemplo famoso é a trilogia prequel Star Wars (episódios I, II, III), cuja história nunca assisti, porque não saberia nem por onde começar.


Há também outros exemplos, como Red Dragon (prequel de O Silêncio dos Inocentes) e Prometheus (prequel de Alien - o 8º Passageiro). Detalhe que Prometheus, apesar de ter sido vendido como prequel do filme de 1979, quase não aborda esse filme e por isso, acaba sendo mais considerado apenas como o 5º filme da franquia.

Falando nisso, há um jogo chamado Alien Isolation (não recomendado para quem sofre do coração, please), que é um prequel do filme Alien o Resgate. A protagonista está em busca da mãe Ripley, perdida no espaço após a luta contra o bichão no primeiro filme. Uma penah que...👀

Sequel

Se prequel é a história anterior, sequel é a sequência. Filmes de sucesso costumam ganhar sequências, como Velozes & Furiosos, Atividade Paranormal, e até sagas literárias entram nesse segmento, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Sequel da franquia Harry Potter
A franquia de Harry Potter.

Observe que são os mesmos personagens, a mesma história, mas tramas diferentes. Por exemplo, Toy Story possui a mesma história em seus 4 filmes: brinquedos ganham vida e dão lição de amor e amizade. 

Mas em cada sequência, com os mesmos personagens principais, a trama é diferente. No 3, os brinquedos vão parar em um internato, achando que foram abandonados por Andy. 

Podemos dizer, então, que enquanto os filmes e livros ganham o nome de sequência, as continuações das séries são chamadas de temporadas. Seria estranho, portanto, chamar a segunda parte de uma novela de temporada, a menos que ela tenha nascido com esse propósito, como Malhação e Estações da Vida (da WebTV).

Mas também não é nenhum crime adotar um termo para a sua história se ela tiver alguma similaridade. Há quem confunda reboot com remake e ninguém apanha por isso. Acho. 


Se você não é especialista em narrativas (a forma como você conta uma história) e/ou ainda chama novela de nova temporada (sem que haja essa proposta), tá tudo bem se equivocar, viu?

Reboot

Quantas vezes você já viu Homem-Aranha com nova história e enredo? Esse é um dos filmes que mais sofrem (ou ganham?) reboot, que é o ato de recomeçar do zero.

Atores no reboot Homem-Aranha
O reboot de Homem-Aranha.

Ele é bem diferente do remake, porque sua proposta é mudar a história, a trama ou a narrativa das obras que já conhecemos, como se elas nunca tivessem existido.

Perfeito para fingir que você nunca escreveu aquela bomba, né? 😏

Remake

A reação de algumas pessoas quando ouvem falar em remakes:


Tem gente que tem preconceito com remake, porque é como se tentassem corrigir a obra anterior (o nome em português, afinal, é "refazer"). Exemplos de remakes são as novelas: Sinhá Moça, Tititi, Cabocla; os filmes: Convenção das Bruxas e 101 Dálmatas.

A verdade é que o remake é uma forma de mostrar a obra sob um novo ponto de vista, fazendo uma releitura e modernização, sem alterar sua história, premissa e narrativa. 

A modernização pode ter relação com a época, adição de novos personagens, evoluções tecnológicas, isto é, nada que interfira na obra original. Outros exemplos são: Carrie, A Estranha, Planeta dos Macacos, A Bela e a Fera, A Múmia e Scarface. 

Spin-Off

Spin-off é a continuação de uma história e, assim como o remake, também tem o objetivo de mostrar a obra sob um novo ponto de vista. A diferença aqui é que há uma nova narrativa e história a partir de um personagem coadjuvante, que passa a ser o novo protagonista.

Anti-Herói, por exemplo, nasceu de um personagem da série Raíza que, até então, era apenas o coadjuvante, mas depois ganhou o status de herói.

Todo spin-off é sobre o coadjuvante?

Não, exatamente. O spin-off pode usar até mesmo o protagonista e mudar o foco da história, como no sitcom Fuller House.

Fuller House, spin-off do sitcom Full House
Fuller House é spin-off de Full House.

Na história original, todos eram protagonistas, sendo que o foco principal era no pai das três meninas. Já no spin-off, a história se repetiu, mas com uma das filhas, que também protagonizava Full House.

Outro exemplo de spin-off que aproveita os protagonistas é As Five, spin-off de Malhação: Viva as Diferenças

As Five, spin-off de Malhação: Viva as Diferenças
As Five é um spin-off de Malhação: Viva as Diferenças.

Assim como a novela E Vamos à Luta, que entregou um spin-off e foi massacrada por isso. Os mesmos protagonistas, mas o foco no filho do casal. Apesar de manter o mesmo nome (sendo que é de praxe fazer uma mudança para diferenciar), a ideia aqui não era abordar a tecelagem e a briga familiar pelo poder, como no original: a ideia era mostrar o filho e a reaproximação do casal após anos afastados.

Para fechar esse resumão, vamos imaginar que alguém faça o spin-off da novela Salve-se Quem Puder, mantendo as mesmas protagonistas. Desta vez, no entanto, elas vão viver novas aventuras e novos crimes para serem descobertos.

Conclusão: ninguém morreu nessa confusão e nem chamou spin-off de prequel ou remake, então, relaxem, tá?

Bônus: adaptação e remake são a mesma coisa?

De longe parecem similares, de perto fica claro que estão longes. 

Adaptação é a abordagem de uma história em outra linguagem, como por exemplo:

  • Da literatura para a TV;
  • Da TV para o Cinema;
  • Do Cinema para a literatura;
  • Da Música para o Teatro.

Além disso, a ação de adaptar também se relaciona com histórias que carregam a mesma essência de outras que fizeram sucesso. É o caso de A Dama e o Vagabundo, com a essência do romance proibido de Romeu e Julieta.

Ora, ora, mas a ideia de romance proibido não seria um clichê?

Sim, quando se repete muito uma fórmula, dizemos que ela é um clichê. Da mesma forma que o clichê da vingança, do patrão que se apaixona pela babá, da relação de gato e rato, da disputa por herança...enfim, todas essas adaptações de uma essência se tornam clichês quando muito repetidas.

Já o remake é uma releitura, aproveitando os novos recursos, mudando a época ou colocando novos personagens.

E então, sua obra é um spin-off, remake, reboot, sequel ou prequel?

Essa foi a lista de nomenclaturas do cinema para você não se perder mais quando for ler ou assistir alguma história.

Tem alguma que você gostaria de um spin-off, remake, reboot, sequel ou prequel? Será que a sua obra daria uma franquia?

Deixe aqui seu comentário ou nas redes sociais e não esqueça de compartilhar com seus amigos e inimigos 😌. 


Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !