RETRO 2023 | Novela com IA, polêmicas, Barbenheimer, e muito mais na retrospectiva 2023

Cristina Ravela
0
Retrô 2023

O que foi este ano de 2023, hein, povo? Acho que se eu não tivesse voltado em janeiro (2022 foi meio parado), o clima só teria esquentado com a Comic Con flopada ou com o Prêmio Gêneros. Pois bem, foi um ano marcado por problemas pessoais, incluindo um luto. 

Como fiquei off (de novo) a partir de agosto, resolvi trabalhar no Retrô amado.

Bora nos momentos mais marcantes de 2023, segundo minha criteriosa análise? Bora!

Melhores momentos no Retrô 2023

1. Dono do DNA retorna com emissora


Você se lembra que (besteira, clica aqui e acompanhe no rápidas e rasteiras) a emissora DNA tinha retornado com nova logo e com promessa de novidades? 

Pois bem, Miguel Rodrigues, dono do site, estava realmente disposto a reacender as chamas do DNA, tanto que contou com o apoio de alguns autores, um deles era o Guilhardo Almeida, autor do fenômeno Corrompidos (Widcyber).

O autor entrou como diretor artístico e deu um gás ao DNA, colocando-o nos holofotes junto às outras emissoras e plataformas, como Ranable Webs, Web Estúdio, WebTV, Webtvplay e Widcyber.

No entanto, após a saída do diretor, algumas coisas começaram a desandar. Até que Miguel Rodrigues deu um basta em tudo, pois, segundo ele, havia muitos ataques injustos ao site dele vindos de outros blogs e pessoas de um grupo específico do Whatsapp. Continue a leitura para entender ao longo deste post.



2. A grande revelação sobre Melqui Rodrigues


O ano de 2023 não vai passar despercebido. Com a estreia de The Doll on the House, Melqui Rodrigues surpreendeu a todos com uma série de terror psicológico, sobrenatural e romance gótico, bem diferente da proposta das suas últimas obras, como Rest Home e Vale Dicere.

Mas o que realmente chamou a atenção do povo foi descobrir, no último episódio, que a série é focada na própria história do autor.

Não! Melqui Rodrigues não teve uma experiência macabra com um bonecão. Tem muito mais a ver com o contexto da trama. É que o autor fez uma grande revelação: ele é romântico.



E, com isso, apresentou seu "anjo do bosque" (mencionado em TDOTH), Guilherme Rodrigues, assumindo seu relacionamento.

3. Blog da Zih ganha (de novo) para a surpresa de zero pessoas


Não importa o que este blog faça – ou não faça –, porque é indicado e ainda fatura prêmio como melhor blog jornalístico.

Mais uma vez, o prêmio veio pelo TFA (Troféu Felipa Awards) que acontece anualmente no primeiro semestre. É claro que a essa altura eu já tinha retornado a este blog com artigos de utilidade pública, né?

"Hmm, que delícia de fofoc/ digo
utilidade pública"


Tudo bem que o blog não funciona mais toda semana como antes (saiu da era de ouro para a era do bronze), mas pelo menos está fazendo escola.

Isso porque, temos blogs por aí tendo premiação (O Troféu Imprensa Virtual foi criado aqui e depois vendi os direitos de exibição para a WebTV, que mudou o nome de TIBDZ para TI), polêmicas, identidade misteriosa, críticas, opiniões e bla blá blá.

Ou seja, BDZ segue sendo uma escola adorável, mas, acima de tudo, com personalidade própria.



4. A melhor experiência acabou


Chegou ao fim no início do ano a emissora Megapro, comandada por Lucas Luciano e cia. O site foi responsável por lançar diversas obras no MV, tais como Antes que o Dia AmanheçaDias MelhoresInvisível, além do reality RAÇA e de programas mais do que duvidosos, Menina Curiosa (que desejou a minha morte 💀).

A equipe parecia com vergonha de anunciar o fim e resolveu sair à francesa, deixando uma mensagem no site da emissora. 

Você confere tudo aqui, porque era o sol que me faltava (e não falta, please, pode ir embora, tá demais) repetir tudo de novo. É retrô, mas pera lá!

5. Como 47 capítulos viraram 200 capítulos?


Você se lembra do babado envolvendo Nathan Freitas, DNA e a fofoca malfeita por Failon Teixeira? Pois bem, contaram por aí que Nathan Freitas queria exibir um novelão chamado Lados Opostos de 200 capítulos no DNA. Mas não foi bem isso.

Segundo o próprio autor, a ideia era exibir uma novela por temporada, caso ultrapassasse o limite de capítulos da emissora. Tudo foi explicado no rápidas e rasteiras aqui, com direito a prints preciosos.

Só que a fofoca se tornou uma espécie de renda passiva, que é quando você continua ganhando sem fazer nada (quero). No caso, a fofoca rendeu até meses depois, quando Nathan Freitas viu seu nome em outros blogs e descascou os fofoqueiros de plantão.



6. Ranable Webs e Web Estúdio em foco!


Quem não conhecia a RW do Twitter (agora X) pode ter achado que a Ranable Webs era uma novidade, pois a equipe passou a divulgar os trabalhos nos grupos do Facebook.

Depois que o presidente Diego Silva sumiu, a emissora roxinha passou a ser comandada pelo vice, Ezel Lemos. Se você esteve presente durante o ano no MV, certamente viu os pôsteres das tramas que chamaram a atenção.

Assim como a Web Estúdio, comandada por Liz Santos, que se manteve sempre nos holofotes, sendo a casa oficial de Everton B. Brito, um dos autores principais.

Para você ficar por dentro, eis aqui algumas obras que me chamaram a atenção, seja pela escrita ou pela arte gráfica:

RW

  • Budapeste
  • Sonhos Perdidos
  • Porto da Solidão
  • Vento Norte
Budapeste, da Ranable Webs

Sonhos Perdidos, da Ranable Webs


Web Estúdio

  • Amar a seu Modo
  • Um Novo Rei
Vale também destacar o programa Primeiras Impressões, do Senhor X, na RW. Espero que venham mais resenhas em 2024.

7. Casal surpreende ao divulgar primeira novela em dupla


Depois do fim de The Doll on the House e da revelação bombástica de que o autor é romântico, o casal Melqui e Guilherme Rodrigues divulgaram suas intenções em lançar Paixões Indomáveis, a primeira novela do casal.

A novela será ambientada na zona rural e inspirada na própria história de amor. A previsão de estreia é para 2024, em parceria entre Widcyber e Webtvplay.

Será que Paixões Indomáveis vai quebrar os recordes de Vale Dicere 4?

8. Não foi só no cinema: efeito Barbenheimer aconteceu na Widcyber também!


Os filmes Barbie e Oppenheimer se tornaram campeões de bilheteria em julho, e o mais interessante é que são filmes totalmente opostos. Por isso, o termo "Barbenheimer" surgiu para definir o sucesso estrondoso entre dois filmes distintos lançados no mesmo dia.

Assim, o termo "Barbenheimer" ganhou força também no MV, após a Widcyber liberar a audiência da primeira semana de três grandes estreias de gêneros distintos: Vale Dicere 4, Incognoscível 3 e Os Pecados de Cada Um 2.

Todas as três obras estrearam dia 31 de outubro e alcançaram o top 5 da emissora, com VD4 liderando a lista. 

Em tempo: o autor de Os Pecados de Cada Um 2 já descansou a mente para as teorias que eu vou despejar em sua mesa?

"Olha, essa garota é doida":
Francisco, depois de ler
minhas teorias


9. Prêmio Gêneros destaca os Pecados de Francisco Siqueira, e situação inusitada acontece


Falando em Francisco Siqueira, olha só: o Prêmio Gêneros ocorreu no último dia 10 no grupo do Whastapp e premiou diversas obras e autores, incluindo Vale Dicere e Budapeste. Mas quem chamou atenção mesmo foi a série Os Pecados de Cada Um 2, que abocanhou 4 estatuetas, incluindo o prêmio de Melhor Visual e Melhor Série.

Como muitos sabem, eu cuidei de boa parte das artes gráficas da série de Francisco Siqueira, mas não pude estar presente para receber a estatueta. Confira uma das artes:




Mas soube de uma situação inusitada: o autor aproveitou o espaço para fazer uma campanha a favor da saúde mental, tema principal de Os Pecados de Cada Um. 

Digo "inusitada", porque algumas pessoas ali acham normal fazer piadas desnecessárias contra aqueles que eles sabem que tem ansiedade – como é o caso de Miguel Rodrigues, que havia declarado publicamente sofrer desse mal.

Definitivamente, Francisco Siqueira não perdeu o timing...nem alguns dos melhores prêmios.

10. Débora Costa anuncia nova novela, desmente fake news e expulsa blogueira de grupo


Débora Costa é aquela autora que sabe aproveitar os momentos para fazer merchan, né, minha gente? Outro dia mesmo ela anunciou seu retorno à webdramaturgia e à Widcyber com a novela Luíza, programada para 2024. Até aí all right.

Até a mídia, vulgo Portal Felipa, divulgar o projeto, fazer especulações e deduzir que a autora de Excelsior abandonou Elo (spin-off de Falso Amor) por conta do processo contra a Globo, no qual perdeu em 1ª instância.

Então Débora Costa veio à público, em vídeo, esclarecer para os seus fãs e haters, que a dedução da mídia era fake news.

A autora de Êxtase (no ar na Webtvplay) explicou sobre o bloqueio criativo que sofreu e a ajuda que recebeu da sua best collaborator Tainá Andaluz, que sugeriu investir em uma nova história.

Foi aí que Débora Costa decidiu colocar Elo na geladeira, tal qual a Globo fez com a Lícia Manzo (mas por motivos diferentes).

O clima pegou fogo, porque além do vídeo, Débora fez um post em seu grupo dedicado aos seus fãs, o que irritou Felipa Lima. Infelizmente, não deu tempo de printar, mas sobrou até para Miguel Rodrigues. Após banir Felipa do grupo, o negócio ficou ainda mais estreito, veja:



11. Entrevistas inéditas na Webtv causam nos grupos, e autor dispara: "bicho gato"


Em 2023, a Webtv completou 19 anos. A emissora estreou em 2004, um ano marcado por mitos: 

  • Vagabanda (Malhação)
  • Senhora do Destino e o nascimento do futuro meme da Nazaré
  • Orkut (a primeira rede social da internet)
  • Facebook
  • Youtube
Ou seja, muita coisa boa aconteceu no ano em que a Webtv estreou, e apesar de não ter novelas inéditas hoje em dia e de reprisar até a última gota as obras antigas, a emissora se deu bem com as antologias.

Neste ano, o site contou com as novas temporadas de Sempre ao meu Lado, Contos Contemporâneos da Violência Urbana, Poemas da Terra, O Mal que nos Habita, A Magia do Natal, entre outros.

Mas o que chamou a atenção foram as comemorações de fim de ano. Teve entrevistas inéditas, incluindo uma que o Gabo Olsen concedeu para a antiga TV Virtual, cujo programa era comandado por Eduardo Amaral.

Quem não conheceu a figura lá pelos anos de 2013/2014, saiba que Dudu era uma personalidade que usava a foto de Adam Lambert e fazia vídeos memes. Dois deles você confere aqui embaixo:





Além disso, muita fofoca, notícias e novidades no Boletim Virtual e Misturama. Soube, inclusive, que um autor famoso elogiou a foto de Wanderson Albuquerque e disparou: "Bicho gato".



Piores momentos no Retrô 2023

1. "[...]cabeça doente e egocêntrica [...] coitada [...] burrice e presunção[...]"


Janeiro mal tinha começado e lá estava Everton Brandão (Amada Família / Vidas) surtando aos quatro cantos por alguém que ele tanto admira: Débora Costa.

O auê foi depois que o nome de Débora Costa pipocou na mídia por abrir um processo contra a Globo e Lícia Manzo pelo suposto plágio de sua novela, Falso Amor, em Um Lugar ao Sol.

O que acontece é que Brandão abriu um post no grupo do Blog da Zih no Facebook para detonar a autora de Excelsior – assim, do NADA. Surtou, usou termo capaticista, se revoltou e virou do avesso, tudo porquê? 

  • Porque é amigo, quer ajudar;
  • Porque o nome dela estava nos principais sites de notícias, e o dele, não;
  • Porque tem ódio gratuito dela e de todas as meninas que estão sempre recebendo elogios, e ele não.
E sabe o que mais? Até mesmo o advogado amigo dele estava lá, nos comentários da página Eplay, para incitar a ideia de que Débora Costa só queria aparecer. Que feio, hein!

2. O retorno apagado da ONTV


A ONTVPLAY não tinha a pretensão mesmo de chamar a atenção com o seu retorno, porque caso você não lembre ou não viu, a emissora comandada por João Paulo Ritter voltou com um layout beeeeem colorido.



Até aí tudo bem, nada contra, também amo um multicolorido, mas juntar rosa + roxo + amarelo + azul + não sei o que lá, polui bastante o visualConfira aqui.

Mas o pessoal ouviu minhas preces e correu para alterar as cores. Inclusive, se você tiver dúvida sobre formatos e cores para o seu site, eu fiz um post dedicado à psicologia das cores. Imperdível!

3. Polêmica internacional


Fiquei na dúvida se esse foi um dos melhores ou piores momentos do ano, mas considerando a tentativa do autor de chamar a atenção, foi um dos piores momentos mesmo.

Pois bem, lá no mês de junho, Failon Teixeira foi detonado no exterior, no portal Glook, após meter o louco, quis dizer, após ter enviado mensagem no tópico errado. Bom, acontece, né?



Só que, segundo denúncias de Marina Kilikiki (conhecida como Peppa na gringa), essa não é a primeira vez que ele faz isso. Ou seja, pelo andar da carruagem, do ônibus, do transporte alternativo, ele já devia conhecer muito bem o fórum para cometer erros primários.

Além de Marina, Melqui Rodrigues e outros autores de lá também detonaram a atitude do autor de Ilha de Mistérios. Assim, a fofoca comeu solta e virou assunto aqui no BDZ.

4. Autora perde 1º batalha na justiça e é acusada de má-fé por autora global


O primeiro semestre não foi muito favorável para Débora Costa. Depois de tanto hate recebido por processar a Globo pelo suposto plágio de Falso Amor em Um Lugar ao Sol, a coisa piorou com a decisão da justiça a favor da emissora.

No entanto, a Globo venceu a 1ª batalha sem ter passado pela prova pericial. Isso aconteceu mesmo depois do advogado da Débora ter feito o pedido de perícia técnica nos autos, sob a concordância do juiz na produção de provas periciais.

Para piorar, a autora de Excelsior foi acusada de má-fé por Lícia Manzo, que segue na geladeira depois de ter sua nova novela das seis cancelada pela emissora, assim, DO NADA. Detalhe que o cancelamento da novela "O País de Alice" pegou todos de surpresa, afinal, faltava pouco para o plano comercial entrar no mercado publicitário.

Pense no baque.



Aliás, o motivo do cancelamento também foi estranho: a sinopse, segundo o que contam nos bastidores, era elitista, e o diretor queria uma história mais popularesca, sem a complexidade das novelas de Manzo. Parece um bom argumento, maas...

Curiosamente, "Elas por Elas" é bem popularesca, mas ninguém pensou que uma novela com cara das sete fosse dar certo no horário das seis, não é? E quanto a "Fuzuê"? Novela ágil, aventuresca, mas fraca, porque a Globo não aprendeu que histórias de mistérios dificilmente vingam no horário.

Ou seja, tanto cuidado com o "O País de Alice" e zero com essas duas novelas flopadas...

5. Novo blog surge, mas desaparece em seguida


Você sabe quem é Mário? Mário F. surgiu com a proposta de ser o mais novo blogueiro do MV com língua afiada, comandando o Virtualizando. Até aí tudo bem.

O problema começou pela cor roxa meio RW e a fonte miúda que não me deixavam com vontade de ler a fofoca até o fim.

Em seguida, os textos vazios, com a intenção de forçar a polêmica ou a amizade – em nenhum dos dois foi feliz.

Tenho certeza de que os autores gostam de blogs com personalidade própria, conteúdo que valia a pena e polêmicas – por que não? – bem narradas, que não sejam forçadas para ganhar engajamento.

6. ABSURDO: Autor inova e pode ter usado IA para escrever novela – e você não percebeu!


Que 2023 foi o ano marcado pelo avanço absurdo da Inteligência Artificial, isso ficou bastante claro. De textos a imagens, vimos a IA tomar conta de tudo e, até o momento, nem Arnold Schwarzenegger nem Will Smith deram conta de derrubar esses robôs.

E é claro que o MV não ficaria de fora dessa novidade. Tivemos autores e emissoras usando a IA para criar imagens incríveis, como Melqui Rodrigues, Hugo Martins, Francisco Siqueira e a Webtvplay. 

Mas, você sabia que é possível escrever histórias com IA?

Eu não estou afirmando nada, mas uma novela da RW parece ter usado o ChatGPT. Como eu já tive que usar a ferramenta para escrever artigos corporativos, reconheci muitos elementos que a plataforma da OpenAI entrega.

Por exemplo, "caminha com determinação", "adornam", "deslumbrantes", "contemplação", etc, além de advérbios, como as palavras terminadas com "mente", são termos batidos que o ChatGPT insiste em escrever e que estão presentes em Lágrimas em Silêncio, de Adélison Silva, exibida pela RW.

Trecho da novela Lágrimas em Silêncio, da Ranable Webs
Trecho de Lágrimas em Silêncio, da RW


Na época, um autor me convidou a ler por ter gostado bastante do roteiro, e logo percebi que a descrição dos cenários tem muito a cara da Inteligência Artificial.

Observe a cena abaixo que eu criei no ChatGPT:




Nada contra, tenho até amigos que usam (eu passei a amar a IA, facilita bastante), mas sugiro dar uns toques humanos para não ficar superficial.

7. GRAVE: Comic Con Virtual é anunciada fora da WebTV e causa transtorno no MV


Você deve se lembrar muito bem desse fato fatídico, já que rodopiou o MV, ricocheteou nos quatro cantos do globo mvlístico e derrubou quem estava de pé. A Comic Con Virtual estava sob os cuidados da WebTV, mas DO NADA, a Felipa Lima decidiu que ela seria a nova organizadora do evento.

Hugo Martins, o autor que liderou os protestos contra essa desfaçatez, conseguiu chamar a atenção de quem não estava por dentro do babado.

Momentos antes do Hugo Martins
agir.


Assim, autores renomados, como Francisco Siqueira, Marcos Vinícius, Anderson Santos, Pedro Montanaro, Well Viana, Débora Costa, e muitos outros, se posicionaram contra a decisão de Felipa no comando da CCV.

Apesar dos esforços de tentar convencer o público de que a Comic Con já existia e que, portanto, qualquer um poderia organizar, ficou evidente o desrespeito para com a WebTV. Inclusive, a pergunta mais feita durante o segundo semestre foi: "e se a WebTV estivesse organizando nos bastidores?".

Felipa Lima bem que tentou segurar o rojão, mas se afastou do MV (rumores apontam que quase ninguém se inscreveu na CCV23) e retornou um tempinho depois anunciando o "Carta Aberta", uma proposta semelhante à Comic, mas com nome diferente.

8. GRAVÍSSIMO E EXCLUSIVO: Presidente do DNA acusa Felipa Lima pela sua ansiedade


Voltando a falar sobre a emissora DNA, que retornou em 2023, fez ótimas parcerias, mas foi cancelada em outubro. A notícia virou alvo do Portal Felipa, que fez chacota (como sempre) do fim da emissora de Miguel Rodrigues.

Não adiantou nada ele explicar que largou tudo para cuidar da saúde mental, piorada após frequentes ataques do Portal ao site. Veja o que ele disse à época:

"[...] Minhas crises de ansiedade aumentaram, pq eu só via críticas e ataques gratuitos ao DNA, sem eu ter feito nada contra ninguém, eu só estava ali por passatempo, tentando manter a minha paz e a paz entre as pessoas do MV, acontece que não colaboraram e entre manter a minha calma, a minha paz ou adoecer por coisas fúteis, eu prefiro manter minha paz. "

Ignorando a situação, Felipa ainda destacou que o problema do presidente do DNA era não aceitar críticas, veja:

"[...] Sobre o Miguel: Eu acredito que se ele não consegue lidar com críticas e que isso lhe prejudica, não invista mais em Mundo Virtual ou em alguma obra. "

Procurado para falar sobre o assunto, Miguel confirmou sua saída do DNA, os comentários de Guilhardo Almeida e o post de Felipa. Veja na íntegra em prints:

Miguel Rodrigues desabafa após fim do DNA

Miguel Rodrigues desabafa após fim do DNA

Miguel Rodrigues desabafa após fim do DNA

Como é possível ver, Miguel Rodrigues sabe que críticas são importantes, mas não ataques contra a emissora. Inclusive, em uma premiação (TFA2022), Felipa fez uma piada com a emissora, veja print:


Como é possível ver (de novo), a organizadora de uma premiação fazendo piada desnecessária durante um evento que deveria unir pessoas. Saudades de um Troféu Imprensa Virtual, né, gente?

9. ULTRA GRAVE: Novela vira presente de grego para RW


Para quem não sabe, presente de grego é quando o presente parece bonito, mas depois que você abre, vem a surpresa desagradável. E foi isso que aconteceu com a novela Oh, My God!, de Ricky Nascimento.

A arte gráfica da obra até que chama atenção, principalmente pelo emoji, mas quem poderia imaginar que todo o texto teria emojis para substituir as rubricas (ação do personagem) no roteiro?



A impressão que eu tive é de estar acompanhando uma fofoca do Whatsapp, mas em se tratando de uma web história, ficou uma escrita pobre e preguiçosa.

Para piorar, o autor tinha pedido para Ezel Lemos, atual presidente da RW, continuar a obra, pois não ia conseguir dar continuidade. Até aí tudo suave no starlink do Elon Musk.

O caos começou mesmo quando Ezel modificou todo o capítulo enviado por Ricky, deixando claro que não tinha ficado a altura da emissora.

E aí virou um verdadeiro Oh, My God, com papelada voando, canetada no olho, boletos se espalhando pelo chão, e muito dedo na cara.

Resultado: de Oh, My God foi para Thank God em um pulo, porque ela foi oficialmente cancelada.

10. Webtvplay surpreende e termina no hiatus


Infelizmente, o serviço de streaming da Webtv tem pouco a comemorar. Em 2023, foram apenas 5 inéditas, incluindo As Peripécias de Zeca Nalha, O Fiel Seguidor, Dia dos Namorados em Paris, O Meteorito e Contos da Periferia.

E a quantidade nem foi por pouca adesão – existe uma lista de obras, entre originais e reprises, à espera do milagre de serem publicadas, mas sim, por motivos de força maior.

Somando com as originais, tivemos um total de 30 obras publicadas, incluindo Cruel Intentions e Infamous, duas séries de Jota Pê que nunca foram exibidas em emissoras, e sim, de forma independente.

Jober Rocha se tornou o autor com mais produções na Wplay (e vem mais por aí), totalizando 15 obras somente em 2023.

Também tivemos Pedro Montanaro, com O Fiel Seguidor, e a minissérie Êxtase, de Débora Costa.

Houve também a finalização de obras licenciadas da Rajax, como Ilusão, No Te Pido Flores e A Tormenta. Espero que o Kax Silva não queira tirar do catálogo, please.

11. EXTRA, EXTRA: autor passa por cima de hiatus e atualiza série na Widcyber!


Como todo mundo deste mvlístico deve saber, a Widcyber é uma das emissoras que tem um cronograma rígido de exibição de obras. Nesse sentido, os autores da emissora sabem quando começa o hiatus e quando podem retornar com a continuação de suas produções (normalmente em janeiro).

No entanto, uma série que não tinha atualização há algum tempo, pegou todos de surpresa dia 30 de dezembro, ao atualizar alguns episódios. Trata-se de Francisco Neto, autor de Mistérios do Além. Confira o print:




Para quem não sabe, Francisco Neto é o autor de De Janeiro a Janeiro, cancelada durante sua exibição na Ranable Webs. Acho estranho que ele não conhecesse as regras da emissora antes de entrar. Mistériooos.

É isso, pessoinhas lindas. O ano está acabando e preciso dar meus votos a todos que me acompanham aqui. Se eu escrevi algo que fez você surtar, se indignar, roer as unhas, e pipipi popopo, peço que continue assim ano que vem, para a alegria geral da nação mvlística.

Até!



Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !