O BDZ, assim como todos anos, segue sendo deselegante ao relembrar tretas já publicadas, né não? Mas que não merecem ficar esquecidas, afinal, tudo que aconteceu ajudou a moldar este ano bastante caótico.
RETRÔ 2019 |
Pois bem, o Retrô 2019 traz tretas memoráveis, grandes lançamentos, atrasos impressionantes e situações que chocaram o MV brasileiro. É o fantástico Mundo Virtual exposto para o Brasil todo ver!
O que marcou o ano? O que podemos deixar para trás? Qual lição podemos levar para 2020? Tudo isso você verá na retrospectiva do Blog da Zih 2019. Vamos lá, galeros!
Os melhores momentos de 2019 no MV
1. ANTOLOGIA POLICIAL DEMOROU 9 MESES PARA NASCERA primeira antologia da WebTV começou a dar o ar da graça em janeiro com o lançamento do edital e do formulário. Infelizmente, histórias policiais não mobilizaram de forma rápida esse povo, até porque competiria com a realidade, né, gente?
No entanto, anunciada em uma espécie de classificados de concursos literários, a antologia chamou a atenção de muita gente, sendo que apenas 7 foram selecionados (sem contar os organizadores, claro). Nove meses de atraso, nasceu o "Contos Contemporâneos da Violência Urbana", com artes gráficas conceituais, misturando vermelho, preto e branco. Luxo, pode dizer aí.
2. FALANDO EM ANTOLOGIAS...
Após o sucesso da antologia 00h (zero hora, meia-noite, hora morta), promovida por Isa Miranda e lançada pela CyberTV, o ano de 2019 veio inspirado. Miranda trouxe a antologia Saber Amar (dessa vez, longe da sombras de Meia-Noite) e motivou a WebTV a lançar sua primeira antologia, "Contos Contemporâneos da Violência Urbana".
Em seguida, veio Hugo Martins, um dos autores de Saber Amar e 00h, e lança a antologia de fantasia "Era uma Vez..." aqui no Blog. Já a MegaPro resolveu entrar na onda do signos e estreou a antologia "Segredo dos Signos", onde cada episódio era sobre um signo diferente, seguindo a ordem do zodíaco.
Tivemos também as antologias natalinas Dezembro Brilha, do DNA, e A Magia do Natal, da WebTV.
3. BLOG DA ZIH NÃO TEM SÓ JORNALISMO, GARANTE UM LEITOR
O Blog da Zih, este mesmo que você está lendo, completou uma década em 6 de fevereiro e não ficaria de fora deste Retrô2019, né? Para comemorar a incrível marca de 10 anos e mais de 1700 postagens, o BDZ (que parece uma alusão ao Dragon Ball Z) pregou uma peça no pessoal.
Imagem aleatória do Dragon Ball Z. |
Fingindo que ia acabar com o blog mais conceituado, phuderoso, premiado, amado e odiado da década, euzinha estava só promovendo uma repaginada louca, com layout de fundo branco (era preto, lembra?). Além dessa mudança radical, trouxe os últimos capítulos de Coisas da Vida, o entretenimento Astrolozilda, da Zilda Mello e Kax Silva, Antologia Fantástica "Era uma Vez...", de Hugo Martins e dois contos de Halloween, da Raquel Machado.
4. MORRE O WEBMUNDIGO!
Parece errado dizer que isso foi um bom momento, mas é que se não tivesse ocorrido a treta entre Kax Silva e Willian King Terceiros Ltda, Kax jamais teria se redescoberto a ponto de fazer um projeto solo: a emissora Rajax, com estreia para 2020.
Mas, segundo algumas bocas, a plataforma phuderosa demais acabou porque Kax Silva topou o desafio de exibir Gato Preto no site. Isso não é verdade, tá? Foi o William que fechou tudo e fez o diretor do Astrolozilda bater com a cara na porta.
5. WEBTV SURGE COM NOVA CARA
Cansada daquele visual desmotivador da WebTV, a equipe resolveu mudar tudo. Gosto de entrar num site e ter acesso fácil a links, não me perder entre páginas e nunca saber onde estão as coisas (oi, MegaPro).
Além de você dar de cara com as redes sociais da emissora, você fica por dentro de notícias do canal e todo o entretenimento e dramaturgia na ponta do dedo. Tanto no PC quanto no celular. Já as páginas das obras ganharam um banner gigante e acesso fácil a tudo que envolve a trama. Dois meses para colocar no ar. Achou que fosse fácil? Achou errado, meu anjo!
6. NASCE A WEBTVPLAY
Inspirada no WebMundiGO!, a WebTV lançou o serviço de streaming webtvplay em outubro. Sofrendo um atraso de dois dias (rumores apontam novamente para Gato Preto), a plataforma tem Cristina Ravela na presidência, Gabo Olsen na Vice, e Kax Silva na direção executiva.
Além de produções antigas, como Raíza, Foley Boys e Parágrafos de uma Paixão, a webtvplay lançou duas inéditas antes de encerrar o caótico ano de 2019: Maniac 2 e o filme Maniac: Last Christmas, ambas de Maureen Prescott.
7. WEBTV É A DEBUTANTE DO ANO
A emissora mais antiga do MV completou 15 anos em outubro. Ainda lembro de quando tudo isso era mato, e o Gabo Olsen arrematou um terreno na base de propina. Chato quando isso acontece, né, pessoal?
Mas o importante é que são 15 anos de história, eventos, descobrindo talentos e lançando ao MV. Só nesta década a emissora lançou uma das maiores premiações do Mundo Virtual: Troféu Imprensa e Troféu Mundo Virtual. Já organizou uma Comic Con, foi alvo de polêmica, mas perder o rebolado? Não. Será que teremos mais 15 anos pela frente? Será?
8. MELQUI RODRIGUES TRABALHOU MAIS QUE O PRESIDA
Isso é incontestável, meu povo. Melqui Rodrigues, que surgiu nos holofotes após o sucesso lá fora, entra no Retrô2019 como aquele que trabalhou mais que o Presidente do Brasil. Ele, que começou a fazer a barulho por aqui com a série Vale Dicere 1, pela WebTV, resolveu lançar a minissérie NØ Magic na CyberTV, metralhando as redes sociais com muita divulgação.
Não satisfeito, trouxe Vale Dicere 2, também pela Cyber, fez resenhas de filmes, incluindo short film (um curto filme de baixo orçamento e livre de bom senso sobre o filme resenhado em questão) ♫ e ainda teve tempo pra cantaaaar...ele só pede a Deus um pouco de malandragem ♫. Já perto de 2019 dizer "fiz o que pude", Melqui arrematou um conto de natal nada feliz na antologia Dezembro Brilha, promovida pela DNA.
9. DÉBORA COSTA EMPLACA EXCELSIOR
Depois de começar o ano quase na MegaPro, e tendo saído na base de treta, Débora Costa finalizou a webnovela Coisas da Vida aqui no Blog da Zih. De volta à CyberTV, a autora de Hierarquia lançou Excelsior, mais dark que suas antecessoras e com um final surpreendente.
Inspirado em A Próxima Vítima, Excelsior destacou Alícia e William, sobrinha e tio, amantes e apaixonados, assim como seus musos inspiradores: Isabella e Marcelo, da novela de Sílvio de Abreu. Você quer, hater?
10. EMISSORA SURGE APÓS DEBANDADA DO WEBMUNDI, ENTENDA
O ano de 2019 foi surpreendente. Enquanto o WebMundi perdia autores por conta do escândalo envolvendo Kax Silva, a AsterTV conquistava tais autores, como Luciane Leitão (Destino) e Sandy (Porcelana).
As divulgações chamaram a atenção de gente da alta cúpula da CyberTV, sendo pauta de programas como o CyberBackstage. A AsterTV, apesar de não ser muito popular no Facebook, é bem participativa no Twiter.
11. MAIS EMISSORAS NO MV É BOM SINAL, DIZ ESPECIALISTA
A Ranable Webs ficou bastante conhecida por ser uma das emissoras com mais obras resenhadas no AdoroWebs, da ÉrikaG., sem contar que é um dos sites que fazem parte do grupo RW Organização
Além dela, outra emissora ressurgiu das cinzas: NTVON. O canal foi alvo de escândalo certa vez por causa do presidente que foi deposto da noite para o dia. Disposto a deixar o passado bem passado, o atual presidente, Caio Pires, relançou a emissora e manteve o NTVPédia, com informações sobre os bastidores. Em tempo, foi informado que WC Correia não faz mais parte do canal, diferente do que foi postado aqui.
12. PREMIAÇÕES INUNDAM O MV, ALERTOU UM METEOROLOGISTA
Chegou dezembro e uma pergunta parava o MV: "como divulgar tantas premiações que inundaram o MV nos últimos dias?"
Tivemos o TI2019, Prêmio Gêneros (uma estranha premiação), Mega Awards, DNA Awards, Cyber Awards, Infinity Awards...ufa! As premiações só devem terminar após a última apagar as luzes dos eventos, no caso, o TI2020, né, WebTV? O ano só começa no MV depois que o Troféu Imprensa termina...né, WebTV?
13. ESTRATÉGIA DE MARKETING NO DNA SURPREENDE LEITORES
Lembra quando foi anunciado o fim da emissora DNA? Pois é, tudo marketing de Henzo Viturino e Miguel Rodrigues. A estratégia foi para anunciar a nova emissora, agora chamada de DNA TV, que terá ajuda de Marcelo Delpkin e Hugo Martins (ambos da CyberTV).
O DNA TV tem exibido a antologia natalina "Dezembro Brilha", e a partir de janeiro todos vão descobrir quem são os melhores do ano pelo DNA Awards. É, parece que temos um bom marketeiro por aqui, hen.
As tretas everywhere de 2019 no MV
1. MEGA AWARDS CRIA EXPECTATIVAS E EMPLACA FRASES ICÔNICAS, APONTA UM CRÍTICO"Me surpreendi com essa vitória de Perfil Fake" (CARVALHO, João).
"Maniac não estar ali pode representar alguma coisa" (CARVALHO, João).
Essas foram algumas das frases icônicas durante a exibição ao vivo do Mega Awards, em março deste ano. A novidade é que foi ao vivo, sim, com falhas na organização, 3 horas de duração, discurso imenso no início, mas foi uma novidade que se aproxima do Oscar. Só falta alguém enviar réplica do troféu aos vencedores. Olá!
2. EDUARDO MORETTI SOLTA O VERBO CONTRA A WEBMUNDI
Anunciada a estreia do remake de Garotas de Ipanema, de Eduardo Moretti, pela WebMundi, a trama foi cancelada. O motivo foi uma divergência entre o autor e o presida William King (complete o nome) sobre a abertura da novela.
Segundo o que foi publicado nesta fonte segura aqui, o autor não curtiu a abertura e pediu outra. William,
Imagem do pluto, porque o horário não permite a palavra sem o "L". |
Imagem aleatória do plutão. |
...Moretti decidiu sair da emissora depois das divulgações de Garota de Ipanema rolarem a timeline. Vale lembrar que essa trama já foi exibida na CyberTV.
3. KAX SILVA SAI DO WEBMUNDI
Kax Silva entra nos melhores momentos e maiores tretas no Retrô2019. Em junho, Kax foi chamado à diretoria do WebMundi e levou um esculacho. Motivo? Kax estava muito proativo, fazendo coisas sem antes avisar ao patrão. Veja a frase de William King Terceiros LTDA que escandalizou o twitter:
"[...] não é feira que qualquer um vai chegando e montando banca não, hein"
Kax Silva, percebendo que não era mais bem-vindo e não gostando do tom (William começou nesse tom e teve problemas), saiu da emissora, perdeu o direito a tudo que fez pelo WebMundiGO! e quase decidiu sair do MV. Porém, amigos do produtor de Astrolozilda deram tanto apoio, que Kax resolveu voltar: além de ser diretor executivo da webtvplay, Kax Silva vai lançar Rajax, a nova plataforma de entretenimento e críticas.
4. WESLEY ALCÂNTARA ARMA ESCÂNDALO CONTRA A WEBTV
Em maio, Wesley Alcântara resolveu detonar a WebTV ao afirmar que a emissora priorizava mais a divulgação de reprises do que as atuais, no caso, ele se referia à minissérie dele, Quase Perfeito.
Algumas pessoas, como Hugo Martins alertou sobre a possibilidade do autor fazer como o pessoal da Cyber: "não espera pela emissora, não. Na Cyber, a gente que faz a divulgação", disse o autor de Incognoscível e da antologia "Era uma Vez...".
A situação acabou ajudando a WebTV a formular um regulamento para que autores sejam responsáveis pela divulgação extra de suas obras, já que nesse tempo todo, tem autor veterano que ainda não conhecia os métodos da emissora mais antiga do MV...
5. DÉBORA COSTA PROMOVE UM "VAZA-JATO" CONTRA O MEGAPRO
Quando a webnovela Coisas da Vida, de Débora Costa estava prestes a acabar no MegaPro, surgiu uma polêmica: Débora Costa deu uma de Intercept e revelou a todos que o Megapro chamava as pessoas que me seguiam de Zihminions, uma clara referência aos seguidores de Bolsonaro.
O que aconteceu é que o pessoal da emissora falava abertamente no grupo do zap sobre não terem conseguido atrair os "Zihminions" tendo a Débora Costa na equipe.
O "vaja-jato" não demorou muito para levantar a treta no grupo do Facebook, e logo surgiram pessoas para confirmar o feito, dizendo que os tais "Zihminions" pareciam aqueles da frase "agora somos o caixa 2 de Bolsonaro". Só que, para surpresa geral, May Margret colocou uma pá de terra sobre o bafáfá, afirmando que queria ter "Mayminions". A partir daí, eles mudaram o tom...
6. ÉRIGA G. SOFRE ATAQUE APÓS CRÍTICA
Em 2019 muita gente conheceu Érika G., a crítica da coluna AdoroWebs, exibida na DiggTV. Mas desde 2018 ela vem criticando e enfrentando a fúria de suas vítimas. Este ano não foi diferente.
Após criticar uma webnovela da Ranable Webs, Érika foi bombardeada por críticas do autor Erivan Mandella, que de-tes-tou a crítica. Acho que se assunto tivesse ganhado os trending topics ficaria por lá durante a semana inteira. O bafáfá rendeu, mas no final ambos se entenderam, deram as mãos e foram tomar um sorvete na esquina.
7. ALESSANDRO FONSECA É EXPULSO DO MEGAPRO APÓS DISCUSSÃO POLÍTICA
Lembra quando o Marcelo Crivela censurou um gibi na Bienal? Pois é, o assunto também rendeu no MegaPro. É que Vinícius Guimarães havia falado mal de Hotel Cassindrina, de Alessandro Fonseca, afirmando ser um pornô de "péssima qualidade".
Só que esse foi apenas o motim para uma briga que vinha ocorrendo no grupo do zap: segundo Vinícius, Fonseca era um defensor ferrenho do atual governo conservador, mas escrevia um pornozão mal feito. Para piorar, o autor de Cassindrina foi flagrado fazendo post homofóbico.
Alessandro, por sua vez, disse não ter sido a favor da censura na Bienal, mas que apenas não se sentia obrigado a fazer posts sobre o assunto. Ainda relatou que a MegaPro é tóxica e não aceita o contraditório. Desde então, o autor tocou a vida fora da emissora de Lucas Luciano.
8. COMIC CON É ADIADA E MOTIVO IMPRESSIONA
Como você sabe, a Comic Con será organizada pela MegaPro e, inclusive, a plataforma enviou um cronograma sobre as datas de validação dos inscritos e dias do evento. Só que esses dias já passaram e eles demoraram para fazer um comunicado.
Quatro dias após o que seria a estreia da CC (18.12), a MegaPro comunicou em seu site que o evento foi adiado, mas não falou em datas e nem divulgou nos grupos (pelo menos, eu não vi).
O motivo do adiamento é que não deu tempo de validar todos os inscritos, porque alguns autores não enviaram todo o material. Sendo assim, João Carvalho, em comunicado extra a mim, disse que a Comic Con será exibida em 3 dias a partir de 5 de janeiro com o material que eles tiverem.
Será que se a MegaPro tivesse se organizado para dar um tempo maior de inscrição, tipo, 1 a 2 meses (assim como as outras) e explicado tudo com a mesma antecedência, cenas como essas seriam comuns?
Bom, como você viu, tivemos poucas tretas este ano, mas muito memoráveis. O que podemos aprender com tudo isso então? Que as tretas everywhere e ninguém segura. No entanto, ainda é possível chamar a atenção somente com a própria obra sem recorrer a escândalos.
Curtiu o RETRÔ2019? Então aproveite o recesso do Blog da Zih para reler as matérias deste ano, pois ela pode concorrer ao Infinity Awards e ao Troféu Imprensa 2020 (oremos). Eu volto não sei quando, talvez só no aniversário de 11 anos. Abraços, feliz 2020 e tentem não tretar, enquanto estou fora.